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As características básicas que definem o seu personagem são chamadas atributos. O Dragon Age possui seis atributos primários que representam as habilidades físicas e mentais do personagem. Estes atributos são usados para determinar atributos secundários, como resistências e outras variáveis de combate.

 

Atributos primários
Os seis atributos primários são: Força, Destreza, Força de Vontade, Magia, Astúcia e Constituição. Cada personagem começa com 10 pontos em cada um destes atributos. Além disso, a sua escolha de raça e classe modifica o valor de cada atributo (veja tabela abaixo). Finalmente, durante a criação do personagem é possível distribuir mais 5 pontos entre os atributos.

Após a criação do personagem, é possível aumentar os atributos de duas formas:
. Subindo de nível: todos os personagem recebem 3 pontos para gastar em atributos sempre que sobem de nível.
. Objetos: alguns objetos adicionam bônus permanentes aos atributos do personagem que os utiliza, outros só enquanto o personagem o está vestindo.

 

Força: A força mede o poder físico do personagem e afeta diretamente o dano que um personagem causa em combate corpo-a-corpo. Este atributo também influi na precisão dos ataques corpo a corpo. Uma força alta é essencial para guerreiros, especialmente se eles desejarem utilizar armas de duas mãos ou armadura pesada. É também um atributo importante para ladinos que não tem o talento Letalidade. Em números:

Atributos secundários:
. Aumenta o dano para todas as armas em ~0,6 ponto, exceto bestas e cajados de mago. No caso do uso de duas armas, 0.3 é adicionado a cada arma.
. Aumenta o ataque quando em combate corpo-a-corpo em 0.5 ponto por cada ponto de força acima de 10.
. Aumenta a resistência física em 0.5 ponto por cada ponto de força acima de 10.

Outros:
. Aumenta a eficiência da perícia Coerção para intimidação.

 

Destreza: A destreza é a medida da agilidade, reflexos e equilíbrio do personagem. Uma destreza alta melhora a probabilidade de um personagem acertar um ataque, se esquivar de golpes e contribui para o dano causado por armas de longo alcance e por adagas. Este é um atributo importante para ladinos devido a necessidade de ter uma destreza alta para utilizar os estilos de combate com arco e flecha e com duas armas. Em números:

Atributos secundários:
. Aumenta o ataque com armas corpo a corpo em 0.5 ponto por cada ponto de destreza acima de 10.
. Aumenta o ataque com armas de longo alcance em 1.0 ponto por cada ponto de destreza acima de 10.
. Aumenta o dano para armas que causam dano perfurante (depende da arma).
. Aumenta a defesa em 1.0 ponto por cada ponto de destreza acima de 10.
. Aumenta a resistência física em 0.5 ponto por cada ponto de destreza acima de 10.

 

Força de vontade: A força de vontade representa a determinação e constituição mental de um personagem. Com uma força de vontade alta, magos podem lançar mais feitiços devido a uma maior quantidade de energia mágica disponível. Para guerreiros e ladinos, a força de vontade gera mais vigor para técnicas de combate e ataques especiais.

Atributos secundários:
. Aumenta a energia mágica ou vigor em 5 pontos por cada ponto de força de vontade acima de 10.
. Aumenta a resistência mental em 0.5 ponto por cada ponto de força de vontade acima de 10.

 

Magia: A mágica é a medida da afinidade natural de um personagem pelo arcano. Este atributo é crucial para os magos, pois afeta diretamente o atributo secundário força mágica, responsável por determinar a potência de todos os feitiços. Magia também determinar a eficiência de poções, cataplasmas e unguentos para todas as classes.

Atributos secundários:
. Aumenta a força mágica em 1 ponto por cada ponto de magia acima de 10.
. Aumenta a resistência mental em 0.5 ponto por cada ponto de magia acima de 10.

 

Astúcia: A astúcia determina quão bem um personagem aprende e se expressa. A maioria das perícias, como Herbalismo ou Táticas de Combate, só podem ser dominadas por uma mente aguçada - e um olho bem treinado pode encontrar fraquezas na armadura inimiga mais facilmente. Os ladinos se beneficiam mais deste atributo, pois muitas de suas habilidades e ataques especiais dependem da sutileza ou de ler o alvo, não de força bruta.

Atributos secundários:
. Aumenta a penetração de armadura em ~0.14 ponto por cada ponto de astúcia acima de 10.
. Aumenta a resistência mental em 0.5 ponto por cada ponto de astúcia acima de 10.

Outros:
. Aumenta a eficiência da perícia Coerção para persuação.

 

Constituição: A constituição representa a saúde e resistência do personagem. Uma constituição alta aumenta diretamente a quantidade de dano que um personagem pode receber antes de cair em combate.

Atributos secundários:
. Aumenta a vida em 5 pontos por cada ponto de constituição acima de 10.
. Aumenta a resistência física em 0.5 ponto por cada ponto de constituição acima de 10.

 

 

Atributos secundários
Os atributos secundários são determinados pelos atributos primários e pelo equipamento que o personagem utiliza. Abaixo estão detalhados os principais deles:

 

Armadura: Um valor numérico que é propriedade de armaduras e escudos e serve como redução de dano em ataques físicos sofridos.

 

Ataque: Ataque é um valor numérico utilizado para determinar se um ataque físico tem sucesso em atingir, mas não necessariamente causar dano, a um oponente. A fórmula utilizada para calcular o ataque é:

Ataque = 40 + 0.5 * (Força + Destreza) + Bônus (objetos, feitiços e talentos podem dar bônus ao ataque)

 

Dano: A quantidade de pontos de vida retirados por um ataque bem sucedido. A fórmula utilizada para calcular o dano é:

Ataque normal:
Dano = Dano Base da Arma + Dano Adicionado pelo Atributo + Bônus ao Dano do Personagem + Dano No Acerto - Redução de Dano da Armadura

Backstab / Acerto Crítico:
Dano = Modificador de Dano Crítico * (Dano Base da Arma + Dano Adicionado pelo Atributo) + Bônus ao Dano do Personagem + Dano No Acerto - Redução de Dano da Armadura

Nota: Para maiores detalhes sobre como o dano é determinado, visite o Dragon Age Wiki (em inglês).

 

Defesa: Atributo que determina a possibilidade do personagem se esquivar com sucesso de um ataque. Note que no Dragon Age, há dois atributos que determinam como seu personagem reage a ataques físicos. A Armadura somente reduz o dano; seu personagem continua sendo atingido. Enquanto a Defesa o permite evitar completamente o ataque. A fórmula para o cálculo deste atributo é:

Defesa = 40 + Destreza + Bônus (objetos, feitiços e talentos podem dar bônus a defesa)

 

Penetração de armadura: Este atributo reduz a armadura de seu oponente. Ele age em direta oposição a armadura do defensor. Por exemplo, se você tiver 2 de penetração de armadura e seu adversário 8 de armadura, então seu ataque fere seu oponente como se ele tivesse 6 de armadura. O máximo de penetração de armadura possível é 41. A fórmula para o cálculo deste atributo é:

PA = (Astúcia - 10) / 7

 

Resistência física: Este atributo determina a capacidade do personagem de resistir a vários efeitos que afetam o corpo, como Derrubar ou feitiços como Terremoto. Dependendo do quão alta for sua resistência, o personagem pode ou resistir completamente o efeito ou resisti-lo parcialmente, recebendo uma penalidade menor.

RF = (Força + Destreza + Constituição - 30) / 2 (arredondado para cima)

 

Resistência mental: Este atributo determina a capacidade do personagem de resistir a vários efeitos que afetam a mente, como músicas de bardo ou feitiços como Horror. Dependendo do quão alta for sua resistência, o personagem pode ou resistir completamente o efeito ou resisti-lo parcialmente, recebendo uma penalidade menor.

RM = (Força de Vontade + Magia + Astúcia - 30) / 2 (arredondado para cima)

 

Vida: A Vida é a quantidade de dano que um personagem pode sofrer antes de cair em batalha. Este atributo é determinado pela Constituição do personagem.

 
 
  DRAGON AGE
2.3.1: APRESENTAÇÃO
2.3.2: PERSONAGEM
2.3.3: ORIGENS
2.3.4: RAÇAS
2.3.5: CLASSES
2.3.6: FEITIÇOS
2.3.7: NPCS
2.3.8: TALENTOS
2.3.9: PERÍCIAS
2.3.10: RECEITAS
2.3.11: IMAGENS
2.3.12: WALKTHROUGH

AWAKENING
2.3.13.1: APRESENTAÇÃO
2.3.13.2: CLASSES
2.3.13.3: FEITIÇOS
2.3.13.4: NPCS
2.3.13.5: TALENTOS
2.3.13.6: PERÍCIAS
2.3.13.7: RECEITAS
2.3.13.8: IMAGENS
2.3.13.9: WALKTHROUGH
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