AVENGERS OF BALDURAN
  JOGOS ICEWIND DALE TABELAS PROFICIÊNCIA E ESPECIALIZAÇÃO

O Icewind Dale usa o AD&D e nesse sistema o personagem começa com um certo número de slots de proficiência em armas e sofre penalidades se ele não souber como usar uma arma. Diferentemente do AD&D no entanto, as proficiências em armas são aprendidas para grupo de armas (listados abaixo) ao invés de armas individuais. O número de slots de proficiências iniciais e os ganhos subsequentemente variam de acordo com a classe, assim como a penalidade por não saber utilizar a arma. A classe também determina que armas o personagem pode utilizar (também listadas abaixo). Abaixo, uma tabela detalhando isso:

Grupo Proficiências em armas Penalidade
Inicial Subsequente
Guerreiros 4 1 slot/3 níveis -2
Magos 1 1 slot/6 níveis -5
Clérigos 2 1 slot/4 níveis -3
Ladinos 2 1 slot/4 níveis -3

Se tornar proficiente em uma arma (usar um ponto de proficiência em seu grupo), nega a penalidade acima. Todas as classes podem ser proficientes em armas (ter um ponto em um determinado grupo de armas), mas rangers, paladinos e especialmente lutadores podem ir além e se tornarem especializados. Rangers, paladinos e lutadores multiclasse podem ter dois pontos de proficiência em um mesmo grupo de armas. E lutadores puros ou dupla classe podem ter até cinco pontos, o que lhes garante bônus ao acerto, dano e número de ataques, conforme a tabela abaixo:

Nota: Embora os lutadores comecem com 4 pontos de proficiência e possam colocar até 5 em um grupo de arma só, no 1º nível eles só podem colocar dois pontos em cada grupo de arma.

Nível Nº de slots Bônus
Para acertar Dano Nº de ataques
Proficiente 1 0 0 1
Especializado 2 +1 +2 3/2
Maestria 3 +3 +3 3/2
Alta Maestria 4 +3 +5 3/2
Grande Maestria 5 +3 +5 2

 

Grupos de armas:
. Adagas: Adaga e adaga de arremesso.
. Alabarda: Alabarda.
. Arcos: Arco longo, arco curto e arco longo composto.
. Armas de projétil: Dardo e funda.
. Bestas: Besta pesada e besta leve.
. Cajado: Cajado.
. Clava: Clava.
. Espadas: Espada larga, espada longa e cimitarra.
. Espada curta: Espada curta.
. Espadas grandes: Espada bastarda e montante.
. Lança: Lança.
. Maças: Maça e maça-estrela.
. Machados: Machado, machado de duas mãos e machado de arremesso.
. Mangual: Mangual.
. Martelos: Martelo e martelo de duas mãos.

 

Armas permitidas por classe:
.
Lutador: Todas.
. Ranger: Todas.
. Paladino: Todas.
. Clérigo: Clava, maça, funda, cajado e martelo.
. Druida: Clava, dardo, cimitarra, lança, cajado, funda e adaga de arremesso.
. Mago: Adaga, dardo, funda, cajado e adaga de arremesso.
. Ladrão: Clava, adaga, dardo, espada longa, arco curto, espada curta e cajado.
. Bardo: Todas.

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