2001-2015, v5.1
 
 
 
 
/ JOGOS / NEVERWINTER NIGHTS 2 / PERÍCIAS / SEÇÕES
 

Perícias representam um conjunto de habilidades no qual você pode se especializar. Inicialmente, e após passar de nível, você obtém um número de pontos de perícia baseado na sua raça, classe e no seu modificador de inteligência, sendo que você poderá utilizá-los para aprender uma nova habilidade ou aperfeiçoar uma habilidade atual.

Se você selecionar uma habilidade, você terá 1 nível para cada ponto de habilidade; se você selecionar perícias de outras classes (cross-class), será necessário utilizar 2 pontos para obter um 1 nível. As perícias de classe possuem um nível máximo igual ao nível do seu personagem +3 pontos e as perícias de outras classes possuem um nível máximo igual a metade do nível do personagem.

O teste de habilidade é feito por (1d20 + nível de habilidade + modificador de atributo + modificadores diversos). Muitas perícias podem ser utilizadas mesmo se o personagem não possuir nenhum nível da habilidade - isso é conhecido como fazer um teste para habilidade não treinada. O modificador de atributo é utilizado para testar se a habilidade é de um atributo chave do personagem. Modificadores diversos podem ser bônus raciais, testes de penalidade para armaduras, etc.

Em Neverwinter Nights 2, muitas perícias funcionam "por baixo do pano". O seu personagem fica utilizando uma habilidade automaticamente todas às vezes, sendo mostrado apenas o seu resultado. Exemplos dessas perícias são Concentration, Listen e Search. Outras perícias devem ser selecionadas pelo personagem, para que a ação desejada seja concretizada. Muitas perícias estão nesta categoria.

 

 

Descrição

Perícia Exige treino? Atributo Descrição
Appraise Não INT

Permite melhorar o preço de venda ou de compra de objetos em lojas. O teste é feito na primeira vez que o personagem interaje com o comerciante e depois disso só é feito novamente quando a perícia é melhorada. O uso é automatico em lojas.

Bluff Não CHA

Permite ao personagem fazer o absurdo ou errado parecer plausível. É utilizado em conversas e no talento Feint.

Concentration Não CON

Testes de concentração são feitos sempre que o personagem é atingido enquanto está lançando um feitiço. O DC para evitar o fracasso do lançamento é igual a (10 + dano recebido + círculo do feitiço). O usuário do feitiço recebe uma penalidade de -4 a seu teste se houverem inimigos a menos de 3m dele. O uso é automatico.

Craft Alchemy Não INT

A seção Criação de Objetos trata do Craft em todas suas formas.

Craft Armor Não INT
Craft Trap Não INT
Craft Weapon Não INT
Diplomacy Não CHA

Um teste bem sucedido de Diplomacy faz com que os NPCs revelem informações adicionais e aceitam pagar mais ou receber menos por coisas. É utilizado em conversas.

Disable Device Sim INT

Essa perícia permite ao personagem executar uma série de ações em uma armadilha. A DC do teste depende da armadilha e da ação executada. Inspecionar a armadilha para determinar sua dificuldade modifica a DC em -7. Marcar a armadilha para torná-la visível ao resto do grupo modifica a DC em -5. Desarmar a armadilha não tem efeito sobre a DC. Reaver a armadilha modifica a DC em +10.

Heal Não WIS

Permite ao personagem utilizar um kit de cura para curar ferimentos e remover venenos e doenças. O número de pontos de vida curados é igual a rolagem da perícia (com todos os modificadores).

Hide Não DEX

Permite ao personagem se esconder de seus inimigos. Utilizar armadura ou tocha impede o uso desta habilidade. Para utilizar esta perícia o personagem deve entrar no Stealth Mode.

Intimidate Não CHA

O personagem pode utilizar essa perícia para fazer um brigão recuar ou forçar um prisioneiro a lhe contar o que ele quer saber. É utilizado em conversas.

Listen Não WIS

Esta perícia alerta o personagem a criaturas escondidas que podem estar por perto. Ficar parado dá um bônus de +5 a Listen. O uso é automatico (no modo passivo).

Lore Não INT

Permite ao personagem identificar objetos mágicos desconhecidos. O uso é automático sempre que o personagem examinar um objeto.

Move Silently Não DEX

Permite ao personagem se esquivar silenciosamente. Utilizar armadura impede o uso desta habilidade. Para utilizar esta perícia o personagem deve entrar no Stealth Mode.

Open Lock Sim DEX

Permite ao personagem entrar em salas fechadas e abrir baús trancados. A DC do teste depende da fechadura.

Parry Não DEX

Parry permite ao personagem bloquear ataques e fazer contra ataques espetaculares. A DC do teste é igual a rolagem de ataque do golpe do oponente. Sucesso nesse teste faz com que o golpe não cause dano. Se o personagem obtiver sucesso no teste e a diferença entra a rolagem e o DC for maior do que 10, um contra ataque ocorre. O contra ataque funciona como um ataque bônus. O primeiro contra ataque é feito com a BAB sem penalidade e os subseqüentes com penalidades de -5, -10, -15 e assim por diante. Para utilizar esta perícia o personagem deve entrar no Parry Mode.

Perform Sim CHA

Com Perform o bardo pode usar suas músicas, que produzem efeitos mágicos naqueles ao seu redor (geralmente incluindo ele mesmo, se conveniente).

Search Não INT

Essa perícia é utilizada para detectar armadilhas. Apenas ladrões podem detectar armadilhas com DC maior que 20.

Set Trap Sim DEX

Permite ao personagem armar armadilhas. Quando um kit de armadilha é utilizado, o personagem faz um teste de perícia. A DC do trabalho é determinada pelo poder da armadilha.

Sleight of Hand Sim DEX

Permite ao personagem roubar o conteúdo do bolso do alvo.

Spellcraft Sim INT

Permite identificar feitiços no momento em que eles são utilizados por outros personagens. A DC deste teste é igual a 15 + o círculo do feitiço. O personagem também ganha +1 para todas as jogadas de salvamento contra feitiços a cada 5 níveis nessa perícia. O uso é automatico.

Spot Não WIS

Um teste bem sucedido de Spot revela uma criatura escondida. A DC é determinada pelo Hide da criatura escondida. O uso é automatico (no modo passivo).

Survival Não WIS

Personagens com essa perícia podem entrar no Tracking Mode, no qual humanóides, animais e monstros passam a ser visíveis no minimapa. Quanto maior for o nível dessa perícia, maior o alcance dessa detecção.

Taunt Não CHA

Esta perícia é usada para provocar o inimigo, fazendo-o baixar sua guarda por um momento. Em níveis mais alvos, vários inimigos podem ser afetados.

Tumble Sim DEX

Permite passar por inimigos durante combate sem levar ataques de oportunidade. Toda vez que o personagem for levar um ataque de oportunidade por passar perto de um inimigo, ele automaticamente fará um teste de Tumble contra uma DC de 15. Se for bem sucedido, o ataque é evitado. A cada 10 níveis nessa perícia a AC do personagem também aumenta em um ponto.

Use Magic Device Sim CHA

Permite que o personagem use um objeto mágico como se ele tivesse a classe, raça ou alinhamento necessário. A DC base é determinada pelo valor do objeto e modificada pelo tipo de emulação que o personagem está tentando. Se ele tentar emular uma raça, a DC aumenta em 5; se for um alinhamento, aumenta em 10; se for uma classe a DC não é modificada. O uso é automático.


 
 
  NEVERWINTER NIGHTS 2
2.9.1: APRESENTAÇÃO
2.9.2: PERSONAGEM
2.9.3: RAÇAS
2.9.4: CLASSES
2.9.5: DOMÍNIOS
2.9.6: FEITIÇOS
2.9.7: NPCS
2.9.8: TALENTOS
2.9.9: PERÍCIAS
2.9.10: BACKGROUNDS
2.9.11: CRIAÇÃO DE OBJETOS
2.9.12: FORTALEZA
2.9.13: TUTORIAIS
2.9.14: DICAS
2.9.15: TABELAS
2.9.16: IMAGENS
2.9.17: WALKTHROUGH

MASK OF THE BETRAYER
2.9.18.1: APRESENTAÇÃO
2.9.18.2: RAÇAS
2.9.18.3: CLASSES
2.9.18.4: DOMÍNIOS
2.9.18.5: FEITIÇOS
2.9.18.6: NPCS
2.9.18.7: TALENTOS
2.9.18.8: CRIAÇÃO DE OBJETOS
2.9.18.9: SPIRIT METER
2.9.18.10: IMAGENS
2.9.18.11: WALKTHROUGH
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