2001-2015, v5.1
 
 
 
 
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Perícias representam um conjunto de habilidades no qual você pode se especializar. Inicialmente, e após passar de nível, você obtém um número de pontos de perícia baseado na sua raça, classe e no seu modificador de inteligência, sendo que você poderá utilizá-los para aprender uma nova habilidade ou aperfeiçoar uma habilidade atual.

Se você selecionar uma habilidade, você terá 1 nível para cada ponto de habilidade; se você selecionar perícias de outras classes (cross-class), será necessário utilizar 2 pontos para obter um 1 nível. As perícias de classe possuem um nível máximo igual ao nível do seu personagem +3 pontos e as perícias de outras classes possuem um nível máximo igual a metade do nível do personagem.

O teste de habilidade é feito por (1d20 + nível de habilidade + modificador de atributo + modificadores diversos). Muitas perícias podem ser utilizadas mesmo se o personagem não possuir nenhum nível da habilidade - isso é conhecido como fazer um teste para habilidade não treinada. O modificador de atributo é utilizado para testar se a habilidade é de um atributo chave do personagem. Modificadores diversos podem ser bônus raciais, testes de penalidade para armaduras, etc.

Em Neverwinter Nights, muitas perícias funcionam "por baixo do pano". O seu personagem fica utilizando uma habilidade automaticamente todas às vezes, sendo mostrado apenas o seu resultado. Exemplos dessas perícias são Concentration, Listen e Search. Outras perícias devem ser selecionadas pelo personagem, para que a ação desejada seja concretizada. Muitas perícias estão nesta categoria.

 

Restrições de classe

Perícia FTR RNG PAL BRB CLR DRD MNK WIZ SOR ROG BRD
Animal Empathy - C - - - C - - - - -
Concentration C C X C C C C C C C C
Disable Trap X X X X X X X X X C X
Discipline C X X C X X X X X X C
Heal C C C C C C C C C C C
Hide X C X X X X C X X C C
Listen X C X C X X C X X C C
Lore C C C C C C C C C C C
Move Silently X C X X X X C X X C C
Open Lock X X X X X X X X X C X
Parry C C C C C C C X X C C
Perform - - - - - - - - - - C
Persuade X X C X C C C X X C C
Pick Pocket X X X X X X X X X C C
Search X C X X X X X X X C X
Set Trap X C X X X X X X X C X
Spellcraft X X X X C C X C C X C
Spot X C X X X X X X X C X
Taunt X X C C X X X X X X C
Use Magic Device - - - - - - - - - C C

FTR = Guerreiro
RNG = Ranger
PAL = Paladino
BRB = Bárbaro
CLR = Clérigo
DRD = Druída
MNK = Monge
WIZ = Mago
SOR = Feiticeiro
ROG = Ladrão
BAR = Bardo
C = Perícia da Classe
X = Perícia Cross-Class
- = Perícia Proibida

 

 

Descrição

Habilidade Destreinado Atributo Descrição
Animal Empathy Não CHA

Permite utilizar charm animal uma vez por criatura.

Concentration Sim CON

Ajuda a completar uma ação quando ocorrer uma distração (como ao começar executar um feitiço e ser golpeado).

Disable Trap Não INT

Permite armar diversos tipos de armadilhas. Uma variação da habilidade Disable Device da 3E.

Discipline Não CON

Fornece defesa contra perícias como Knockdown e Disarm.

Heal Sim WIS

Cuida de pequenas feridas, venenos e doenças.

Hide Sim DEX*

Permite que se esconda da visão de NPCs e de outros jogadores.

Listen Sim WIS

Permite detectar jogadores ou criaturas escondidas.

Lore Sim WIS

Fornece informações sobre certos objetos. Similar a habilidade Knowledge da 3E.

Move Silently Sim DEX*

Permite passar perto de inimigos sem ser percebido.

Open Lock Não DEX

Abre portas ou baús trancados.

Parry Sim DEX

Estabelece uma posição defensiva em combate, de modo que seja difícil para os inimigos realizarem um ataque bem sucedido.

Perform Sim CHA

Permite tocar instrumentos musicais. Bardos ganham a habilidade especial da música baseados no nível desta habilidade.

Persuade Sim CHA

Similar a habilidade da 3E, mas baseia-se em influenciar o pensamento dos outros.

Pick Pocket Não DEX

Permite roubar dinheiro ou objetos sem ser detectado.

Search Sim INT

Detecta a presença de portas e armadilhas secretas. Apenas ladrões podem detectar armadilhas mágicas.

Set Trap Não INT

Permite utilizar uma variedade de armadilhas. Uma variação da habilidade Disable Device da 3E.

Spellcraft Não INT

Permite identificar feitiços no momento em eles são utilizados.

Spot Sim WIS

Detecta criaturas e personagem que estiverem escondidos.

Taunt Sim CHA

Permite provocar o inimigo, fazendo-o baixar sua guarda por um momento.

Use Magic Device Não CHA

Permite manusear objetos mágicos que possuem alguma restrição de raça, classe ou alinhamento.

* Será aplicada a penalidade de um teste de armadura quando estiver vestindo uma armadura mais pesada que couro.

 
 
  NEVERWINTER NIGHTS
2.8.1: APRESENTAÇÃO
2.8.2: PERSONAGEM
2.8.3: RAÇAS
2.8.4: CLASSES
2.8.5: DOMÍNIOS
2.8.6: NPCS
2.8.7: TALENTOS
2.8.8: PERÍCIAS
2.8.9: TUTORIAIS
2.8.10: DICAS
2.8.11: TABELAS
2.8.12: IMAGENS
2.8.13: WALKTHROUGH

SHADOWS OF UNDRENTIDE
2.8.14.1: APRESENTAÇÃO
2.8.14.2: CLASSES
2.8.14.3: NPCS
2.8.14.4: TALENTOS
2.8.14.5: IMAGENS
2.8.14.6: WALKTHROUGH

HORDES OF THE UNDERDARK
2.8.15.1: APRESENTAÇÃO
2.8.15.2: CLASSES
2.8.15.3: TALENTOS
2.8.15.4: IMAGENS
2.8.15.5: WALKTHROUGH
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