Em adição aos bônus de ataque e bônus as jogadas de salvamento, todos os personagens ganham uma série de benefícios ao atingir nível mais avançados. A tabela a seguir, mostra quais são estes benefícios:
Legenda:
XP: Esta coluna exibe os pontos de experiência necessários para atingir um determinado nível.
Nível máximo de perícias de classe: O rank máximo de uma perícia de classe é igual ao nível do personagem + 3. A perícia de classe é frequentemente associada a uma classe em particular - por exemplo, Spellcraft é uma habilidade de classe dos Magos.
Nível máximo de perícias "cross-skill": Para perícias cross-skill (perícias nem associadas e nem proibídas para uma classe), o rank máximo é a metade do máximo para uma perícia de classe. Por exemplo, no 1º nível o Mago pode ter 2 ranks em Move Silently. Estes 2 ranks numa perícia cross-skill custarão 4 pontos de perícia, enquanto que estes mesmos 4 pontos de perícia conseguiriam 4 ranks numa perícia de classe. A metade (½) indicada na tabela não representa um rank total. Ele é apenas representativo para a compra do próximo rank e indica que o personagem está treinando para conseguir essa perícia.
Talentos: Todo personagem ganha um talento ao 1º nível e outro a cada nível divisível por 3. Note que estes talentos são adicionais para qualquer outro bônus de talento garantido por raça ou classe.
Aumento de atributo: Ao chegar no 4º nível (e a cada 4 níveis depois disso), o personagem aumenta em 1 ponto um atributo de sua escolha.