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/ JOGOS / NEVERWINTER NIGHTS / TUTORIAIS / ACRESCENTANDO SOM WAVE / SEÇÕES
 

Adaptado do original, de Robin Mayne e Jonathan Epp - BioWare.

 

Acrescentando Músicas Personalizadas
Este tutorial explicará como acrescentar arquivos de som .wav em seu módulo, utilizando o recurso hak pak. O exemplo abaixo mostra como nós acrescentamos uma música de fundo no módulo "Dance Club".

 

Passos para Acrescentar o Som
O processo que iremos utilizamos é o seguinte:

1. Pegue o seu arquivo .wav e acrescente-o no hak pak.

2. Acrescente o seu hak pak no seu módulo.

3. Coloque o som para o seu módulo, criando um modelo customizado para isso.

 

Acrescentando o Som Wave ao Hak Pak
A primeira coisa que você precisa fazer é acrescentar os seus arquivos .wav ao Hak Pak, o qual deverá ser utilizado pelo seu módulo e distribuído para que os outros possam apreciar a sua criação.

1. O editor de arquivos hak pak é o programa "NwHak.exe" localizado no diretório "Utils", no lugar onde você instalou Neverwinter Nights (a localização padrão é C:\Neverwinter Nights\NWN\utils). Dê um duplo clique em "nwhak.exe" para iniciar o editor.

2. Acrescente o novo arquivo de som .wav ao Editor Hak Pak, selecionando o comando "Add" do menu "Resource". Escolha o diretório onde está localizado o aquivo .wav e clique em "Open".

3. Agora você verá, que o arquivo de som está listado como um recurso do Hak Pak. Acrescente um título e descrição ao seu Hak Pak, e salve-o no seu diretório "hak" a partir de onde você instalou Neverwinter Nights (a localização padrão é C:\Neverwinter Nights\NWN\hak).

 

Acrescentando o Hak Pak ao seu Módulo
1. Agora que o Hak Pak está no seu diretório "hak", nós podemos acrescentá-lo ao seu módulo. Crie ou carregue um módulo pelo Toolset. Através do menu "Edit", selecione o comando "Module Properties", e então a aba "Advanced". No campo "HAK File" selecione o seu hak pak.

Nota: Isto é como um Hak Pak é acrescentado a um módulo. Lembre-se que, caso utilize um Hak Pak no seu módulo, os jogadores deverão ter no diretório deles o mesmo arquivo Hak Pak que o seu, para que consigam jogar o seu módulo. Então tenha certeza de disponibilizar o arquivo Hak Pak, junto com o seu módulo quando oferecê-lo para outras pessoas.

 

Acrescentando Som a um Módulo
Agora que o som já foi acrescentado ao Hak Pak, nós podemos colocá-lo dentro do módulo.

1. No menu do Toolset, escolha primeiro a opção "Wizards" e depois o comando "Sound Wizard".

2. Determine a categoria da paleta. Escolha uma categoria que você queira, que o modelo do seu som apareça. Em nosso exemplo, colamos em "Special | Custom 1".

3. Escolha o tempo para o seu som ("Seamlessly looping" ou "Single-Shots"). Como estamos criando uma música de fundo, iremos escolher "Seamlessly looping".

4. Escolha agora a posição para seu som. Novamente, como iremos criar uma música de fundo, selecione "Area-wide".

5. Clique no botão "Add Sounds..." para trazer uma lista dos arquivos .wav do jogo e do seu Hak Pak. Selecione "Hak Pak Resources Only" para listar os arquivos .wav que você acrescentou no seu Hak Pak. Selecione o som que você deseja utilizar, e clique em "OK". Agora clique em "Next" para continuar.

6. Entre com um nome para o seu modelo (em nosso exemplo o nome é "Moozik"), e desmarque a opção "Lauch Properties Dialog". Clique "Finish".

7. O som aparecerá agora através da paleta "Paint Sounds | Custom | Special | Custom 1". Selecione o som desejado e coloque-o no módulo. No exemplo após selecionar o som, configuramos para o modo "Area-wide", então dessa forma, não importa em qual local você irá colocar.

Utilizando os passos desta explicação, você pode acrescentar arquivos .wav em seu módulo, para utilizar nas áreas diversos tipos de sons interessantes.

 
 
  NEVERWINTER NIGHTS
2.8.1: APRESENTAÇÃO
2.8.2: PERSONAGEM
2.8.3: RAÇAS
2.8.4: CLASSES
2.8.5: DOMÍNIOS
2.8.6: NPCS
2.8.7: TALENTOS
2.8.8: PERÍCIAS
2.8.9: TUTORIAIS
2.8.9.1: PORTRAITS PERSONALIZADOS
2.8.9.2: ACRESCENTANDO SOM WAVE
2.8.9.3: APROFUNDAMENTOS #1
2.8.9.4: APROFUNDAMENTOS #2
2.8.9.5: APROFUNDAMENTOS #3
2.8.9.6: CRIANDO SUAS PRÓPRIAS CRIATURAS
2.8.9.7: INTRODUÇÃO AO AURORA TOOLSET
2.8.9.8: INTRODUÇÃO AO PLOT WIZARD #1
2.8.9.9: INTRODUÇÃO AO PLOT WIZARD #2
2.8.9.10: INTRODUÇÃO AO PLOT WIZARD #3
2.8.9.11: MODIFICANDO A PELE DAS CRIATURAS
2.8.9.12: CONSTRUÇÃO DE MÓDULOS #1
2.8.9.13: CONSTRUÇÃO DE MÓDULOS #2
2.8.9.14: CONSTRUÇÃO DE MÓDULOS #3
2.8.9.15: CONSTRUÇÃO DE MÓDULOS #4
2.8.9.16: CONSTRUÇÃO DE MÓDULOS #5
2.8.9.17: CONSTRUÇÃO DE MÓDULOS #6
2.8.9.18: CONSTRUÇÃO DE MÓDULOS #7
2.8.9.19: CONSTRUÇÃO DE MÓDULOS #8
2.8.9.20: CONSTRUÇÃO DE MÓDULOS #9
2.8.9.21: DIÁLOGOS
2.8.10: DICAS
2.8.11: TABELAS
2.8.12: IMAGENS
2.8.13: WALKTHROUGH

SHADOWS OF UNDRENTIDE
2.8.14.1: APRESENTAÇÃO
2.8.14.2: CLASSES
2.8.14.3: NPCS
2.8.14.4: TALENTOS
2.8.14.5: IMAGENS
2.8.14.6: WALKTHROUGH

HORDES OF THE UNDERDARK
2.8.15.1: APRESENTAÇÃO
2.8.15.2: CLASSES
2.8.15.3: TALENTOS
2.8.15.4: IMAGENS
2.8.15.5: WALKTHROUGH
/ ENQUETE
 
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