2001-2018, v5.1
 
 
 
 
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Tutorial para Construção de Módulos
Adaptado do original de Don Moar - BioWare.

 

História Principal
A tribo de goblins liderada por Barash, um bugbear, esta guerrilhando contra as pessoas de Hyatt, um pequeno reino regido por Rei Percy o justo.

A principal fonte de recursos do reinado é a extração de ferro na Mina de Fernesh, que se localiza fora da região rural da comunidade de Fern. A cada semana uma caravana leva ferro de Fern para o Castelo de Hyatt, ao sul e retorna com os recursos necessários para a sobrevivência da vila. Toda comunidade depende desta caravana para sua sobrevivência, sendo que mercenários são contratados para acompanhá-la.
O primeiro passo de Barash é a segurança da Mina de Fernesk. Isto serve para dois propósitos: cortar o suprimento de ferro do Castela de Hyatts, e simultaneamente aumentar o seu estoque. Barash possui Gnashgab, um de seus mais confiáveis xamãs, que irá dominar a mina utilizando os trabalhadores como escravos.

Encobertos pela escuridão, Gnashgab e seus guerreiros invadem a mina enquanto ela esta desocupada, preparando assim uma emboscada para o próximo turno de trabalhadores. No outro dia ao chegarem para o trabalho, os goblins os fazem de reféns através de uma armadilha. Agora eles trabalham como escravos, impedidos de escapar e alertar a vila sobre o perigo que está por perto. Dias se passaram desde a última troca de trabalhadores, o tempo para a próxima caravana esta chegando. A comunidade de Fern fica desesperada.

Sem o conhecimento dos cidadãos, Barash possui um aliado. Veran, um comerciante local e gerente da Mina, esta secretamente trabalhando em conjunto com bugbear, para lhe fornecem informações e mantimentos. Aproveitando desta aparência, Veran cria um grupo de ajuda para procurar pelos outros trabalhadores da Mina, porém o que ele realmente está fazendo é o envio de novos escravos para substituir aqueles que morreram ou que foram mortos pelo goblins. Mas para infelicidade de Veran, as pessoas que Fern estão muito apavoradas para entrar na mina.

É no meio dessa bagunça que você aparece, como mercenário contratado para escoltar a caravana da cidade até o Castelo de Hyatt. Quando você chega à cidade de Fern, o envio da caravana é suspenso até que você descubra o que esta acontecendo na Mina de Fernesk. O prefeito de Fern, Falstadd, pergunta se você pode se juntar a Veran para ajudar a encontrar seu filho perdido, Jacen, que partiu no falso grupo de ajuda. Se você recusar em ajudar, Falstadd lhe oferecerá uma recompensa.

Durante esta aventura, você descobrirá mais sobre o ataque dos goblins na mina e dos trabalhadores que foram feitos reféns, juntamente com Jacen - um das muitas vítimas do ataque.

 

Tutorial 1: Fern, a fronteira da vila
Introdução - Este tutorial introduz a criação do assistente de novo módulo e de nova área, explicando como desenhar um terreno.

Objetivo - Criar a fronteira da vila de Fern, onde será o ponto inicial deste módulo.

 

Tutorial - Assistente para Criação de um Novo Módulo
Para criar um novo módulo, siga estes passos:

1. Inicie o BioWare Aurora Neverwinter Nights Toolset. Selecione "Create a New Module" na janela de boas-vindas e pressione "OK". Se a janela de boas-vindas não aparecer, selecione o comando "New" através do menu "File".

2. O assistente para novos módulos será iniciado. Pressione "Next" para começá-lo.

3. Escreva o nome "Tutorial" para o módulo e clique em "Next"

4. Clique em "Area Wizard". As áreas são onde ocorrem as ações dos módulos e onde a história acontece. Um módulo deve ter ao menos uma área de trabalho, mas normalmente possui muito mais.

5. Escreva o nome "Fern" e selecione para o tipo de terreno "Rural", então clique em "Next". As áreas são construídas a partir de 10 em 10 metros. Os terrenos são agrupados de acordo com o seu tema, sendo que todos os temas no grupo são compartilhados, como o "City Exterior", "Dungeon" ou "Rural". Estes temas são chamados de construções.

6. Aceite o tamanho padrão para a área de 8 por 8 de tamanho. Pressione "Next" e depois "Finish". O Toolset criará uma área e retornará para o assistente de novo módulo.

7. Clique em "Next" e então em "Finish" para sair do assistente de novo módulo.

8. Salve o módulo e saia do Toolset.

Agora dê uma olhada no módulo através do jogo, seguindo estes passos:
1. Inicie o jogo Neverwinter Nights. Na janela principal, clique em "New".

2. Então pressione "Other Modules..."

3. Selecione o módulo chamado "Tutorial" e pressione "Load"

4. Escolha um personagem (ou crie um novo).

5. Finalmente, pressione "Play".

Após explorar a área por alguns minutos, saia do jogo. Volte para o Toolset e carregue o módulo de Tutorial.

 

Controle da Câmera
O painel de conteúdo da câmera no lado esquerdo da janela principal exibe as áreas, conversas e scripts que fazem parte do módulo carregado. Veja a lista de áreas; o módulo "Tutorial" possui apenas uma única área, Fern. Dê um duplo clique no nome da área ou selecione "View Area" do menu popup, para ver a área escolhida dentro do painel central.

Todas as áreas irão aparecer do topo para baixo respectivamente, quando forem exibidos pela primeira vez. Veja a barra de ferramentas do controle da câmera, na parte inferior do painel central. Os quatro primeiros botões são para movimentação panorâmica da câmera, os quatro segundos botões são para rotacionar a câmera, e os próximos dois botões são para o controle de ampliação (zoom). Os dois últimos botões são para o controle de orientação do objeto no jogo, e será discutido posteriormente.

A câmera também pode ser controlada dessa forma:
Mouse | Teclado Numérico
Panorama = [Ctrl] + botão esquerdo e arrastar | 2 / 8 e 4 / 6

Rotacionar = 1. [Ctrl] + botão direito e arrastar
2. Botão do meio do mouse e arrastar | 1 / 3 e 7 / 9

Ampliação = Roda superior do mouse | + / -

Reorientação = | 5

 

Desenhando o Terreno
O lado direito da aplicação é uma janela que contém as paletas de terreno e objetos do jogo. As paletas contêm os atributos, grupos e tipos de construções e diversos modelos de objetos do jogo, que podem ser colocados na área atual. Existem diversas outras paletas, uma para cada tipo de objeto do jogo. Os modelos de cada paleta são organizados em categorias, que tornam a procura por um modelo muito mais fácil.

Para desenhar um terreno:
1. A paleta de terreno está no lado esquerdo da linha que fica no topo do painel de paletas. Clique no botão de paletas "Terrain" para abri-lo.

2. Aumente lista que aparecer. Selecione a ferramenta "Raise / Lower Terrain". Dê um clique no canto leste do terreno da área. Veja que a porção da área foi levantada. Clique o com o botão direito no mesmo lugar onde você clicou para levantar a área anteriormente, veja que o terreno será abaixado, voltando assim ao normal.

3. Selecione a opção "Inn" a partir da lista chamada "Groups". A opção "Inn" faz parte de um grupo, que é um conjunto de desenho representando uma grande estrutura. Quando a opção do "Inn" for selecionada, uma imagem fantasma aparecerá presa ao ponteiro do mouse. Este imagem indica a orientação que o objeto terá quando for adicionado no jogo, você pode mudar essa orientação clicando com o botão direito do mouse quando a imagem fantasmas estiver no ponteiro do mouse. Cada clique muda a orientação do objeto em ângulos de 90 graus. Acrescente então, a construção "Inn" em qualquer lugar no canto superior direito do mapa.

Nota: Após colado a construção na área do jogo, você pode desfazer essa ação utilizando a combinação de teclas [Ctrl] + Z ou através do comando "Undo" no menu Edit. Uma ação de foi desfeita, pode ser refeita novamente utilizando a combinação de teclas [Shift] + [Ctrl] + Z ou através do comando "Redo" no menu Edit.

4. Selecione um dos tipos de construção e faça uma taverna. Veja que duas construções estão agora selecionadas. Grupos de construções não podem ser selecionados separadamente. Remova a taverna da área utilizando a tecla [Delete] do teclado ou desenho um outro terreno por cima da construção, através da ferramenta "Erase" da paleta de construções.

5. Redesenhe a taverna, agora utilizando [Ctrl] + Z, ou selecionando o comando "Undo" do menu "Edit", ou ainda simplesmente selecionando-o novamente da paleta de construções.

6. Selecione "Cave" das opções da lista da paleta de construções. Desenhe a caverna ao lado noroeste da área, alterando a orientação da entrada para o lado de baixo do mapa.

Nota: Por questões de performance, a ferramenta Toolset não fica calculando continuamente as posições das sombras. Isso quer dizer que enquanto estiver desenhando, as sombras e outros focos de luzes perderão o seu ângulo de ação. Pressione "F5" para recalcular os efeitos de sombras e luzes.

 

Ponto de Saída
Quando o jogador inicia um módulo, o jogo deve colocá-lo em um ponto de início. Um módulo pode ter somente um único ponto de início. Por padrão, o ponto de início é o centro da primeira área que foi criada através do assistente de novo módulo, contudo qualquer área do módulo pode possuir o ponto de início.

Para mudar o ponto de saída, siga esses passos:
1. Clique no botão "Start Location" que fica no topo a direita da paleta de botões.

2. Coloque-o no local apropriado da área em que você quer que o jogo comece.

Nota: O ponto de início é diferente das construções e dos objetos do jogo. Ele não está contido em nenhuma paleta, uma vez pressionado o seu botão é só utilizá-lo diretamente na sua área.

3. Mude a orientação do ponto de início para determinar, para qual lado o personagem irá aparecer olhando durante o jogo. Para modificar a orientação, utilize os botões de rotação de objetos na barra de ferramentas do controle da câmera, ou utilizando [Shift] + botão direiro do mouse e arrastar.

 

Extras
Continue a acrescentar outros tipos de construções para área. Talvez uma estrada corte a vila, ou ainda a vila possua lagos ou oceanos em suas bordas. Lembre-se de salvar regularmente o seu módulo.
Para ver o seu módulo dentro do jogo, siga as instruções que foram dadas no começo da seção.

DICA: Para copiar um conjunto de objetos conectados, selecione uma região retangular com o mouse e pressione [Ctrl] + C ou utilize o comando "Copy" do menu "Edit". Para colar a região seleciona da área atual, pressione [Ctrl] + V ou utilize o comando "Paste" do menu "Edit". Isto fará com que os objetos copiados, ao momento em que forem colados, apareçam da mesma forma como você tivesse selecionado uma construção ou outro objeto da paleta de construções.

 
 
  NEVERWINTER NIGHTS
2.8.1: APRESENTAÇÃO
2.8.2: PERSONAGEM
2.8.3: RAÇAS
2.8.4: CLASSES
2.8.5: DOMÍNIOS
2.8.6: NPCS
2.8.7: TALENTOS
2.8.8: PERÍCIAS
2.8.9: TUTORIAIS
2.8.9.1: PORTRAITS PERSONALIZADOS
2.8.9.2: ACRESCENTANDO SOM WAVE
2.8.9.3: APROFUNDAMENTOS #1
2.8.9.4: APROFUNDAMENTOS #2
2.8.9.5: APROFUNDAMENTOS #3
2.8.9.6: CRIANDO SUAS PRÓPRIAS CRIATURAS
2.8.9.7: INTRODUÇÃO AO AURORA TOOLSET
2.8.9.8: INTRODUÇÃO AO PLOT WIZARD #1
2.8.9.9: INTRODUÇÃO AO PLOT WIZARD #2
2.8.9.10: INTRODUÇÃO AO PLOT WIZARD #3
2.8.9.11: MODIFICANDO A PELE DAS CRIATURAS
2.8.9.12: CONSTRUÇÃO DE MÓDULOS #1
2.8.9.13: CONSTRUÇÃO DE MÓDULOS #2
2.8.9.14: CONSTRUÇÃO DE MÓDULOS #3
2.8.9.15: CONSTRUÇÃO DE MÓDULOS #4
2.8.9.16: CONSTRUÇÃO DE MÓDULOS #5
2.8.9.17: CONSTRUÇÃO DE MÓDULOS #6
2.8.9.18: CONSTRUÇÃO DE MÓDULOS #7
2.8.9.19: CONSTRUÇÃO DE MÓDULOS #8
2.8.9.20: CONSTRUÇÃO DE MÓDULOS #9
2.8.9.21: DIÁLOGOS
2.8.10: DICAS
2.8.11: TABELAS
2.8.12: IMAGENS
2.8.13: WALKTHROUGH

SHADOWS OF UNDRENTIDE
2.8.14.1: APRESENTAÇÃO
2.8.14.2: CLASSES
2.8.14.3: NPCS
2.8.14.4: TALENTOS
2.8.14.5: IMAGENS
2.8.14.6: WALKTHROUGH

HORDES OF THE UNDERDARK
2.8.15.1: APRESENTAÇÃO
2.8.15.2: CLASSES
2.8.15.3: TALENTOS
2.8.15.4: IMAGENS
2.8.15.5: WALKTHROUGH
/ ENQUETE
 
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