2001-2019, v5.1
 
 
 
 
  JOGOS  NEVERWINTER NIGHTS TUTORIAIS CONSTRUÇÃO DE MÓDULOS #2 / SEÇÕES
 

Tutorial 2: A Mina Fernesk
Introdução - Este tutorial mostrará algumas habilidades de desenho de construções aprendidas anteriormente, e fará uma introdução a novos comandos de manipulação de área. Desenhar e editar objetos serão vistos neste capítulo.

Objetivo - Cria uma nova área chamada de Mina Fernesk e povoa com vários objetos interessantes.

 

Tutorial - Uma Nova Área
Crie uma nova área que sirva como a Mina que será por Gnashgab e seus guerreiros, através desses passos:

1. Inicialize o Toolset e carregue o módulo "Tutorial".

2. A partir do menu "Wizards", selecione "Area Wizard".

3. Dê o nome de "Fernesk Mine", e selecione a construção "Mines and Caverns" e pressione "Next".

4. A área da mina deve ser um pouco pequena, faça do tamanho 5 por 4 de largura e pressione "Next".

5. Deixe selecionada a opção "Open Area in the Area Viewer" e pressione "Finish".

DICA: O Toolset utiliza por padrão um sistema de luzes próprio, mas isso pode deixar a área de trabalho um pouco escura. Diversos comando no menu "Environment" podem ligar ou desligar recursos gráficos, que tornam mais fácil o trabalho durante a construção da sua área sem afetar como o seu módulo será para os jogadores. Por exemplo, para tornar o efeito de luz mais forte durante o seu trabalho, clique no menu "Environment" e selecione o comando "Fog" e "Use Area Lighting" como desligados.

Nota: Tire um pouco da ampliação para que você possa ver toda a área do seu módulo. Veja que isso possibilita a você, ver detalhes que não estavam acessível no momento que você estava com a câmera ampliada (zoom). Isso ocorre porque o Toolset "corta" as paredes e construções para efeito de desempenho.

6. Selecione "Wall" a partir da lista de construções e preencha a região da área que você quer que tenha um chão, onde o personagem possa pisar, então veja que toda a área será abrangida.

7. Selecione "Exit 3" da paleta e a oriente com a sua face para o norte da área, e deixe-o no canto abaixo esquerdo do mapa.

Nota: Quando a área for carregada, a câmera por padrão é posicionada ao norte, que é o topo da tela.

Nota: A barra de status indica a posição do mouse (x,y), a posição da grade (linha, coluna) e o nome do recurso enquanto o ponteiro do mouse estiver por cima.

8. Selecione "Tracks" a partir da lista de construções e coloque-o no canto superior esquerdo da área, mas não o deixe ultrapassar do fim do mapa.

9. Selecione "Mineshaft" da lista de construções e desenhe-o na linha 3, coluna 2 - próximo ao centro da área, criando um sala isolada.
Esta área será conectada aos trilhos logo mais.

 

Técnicas Avançadas de Manipulação
Com o resultado da modificação da área com a introdução da construção "Mineshaft", a área esta agora praticamente feita. Atualmente para acrescentar novas funcionalidades e grupos sem alterar o que já foi feito, pode ser muito difícil. Felizmente o Toolset incluir um comando muito especial através do menu "Edit", chamado de "Resize Area".

1. Selecione o comando "Resize Area" a partir do menu "Edit".

2. Entre com a nova dimensão para a área, 8 por 5 de tamanho e pressione "OK".

ATENÇÃO: O Toolset acrescenta e retira a partir da linha do topo e da coluna da direita da área quando é alterado o seu tamanho. Isso normalmente não é um problema se a área é aumentada, mas se a área é reduzida, objetos que se localizam nesses cantos serão automaticamente apagados.

3. Selecione "Tracks" novamente e desenhe por todo o lado esquerdo da área, de baixo para cima, mas não continue após o fim do mapa.

4. Agora, desenhe um pouco da opção "Floor" acima do centro da área, próximo ao "Mineshaft" ao lado diretiro dos trilhos.

5. Conecte a parte do "Mineshaft" com os trilhos utilizando a opção "Corridor". Faça isso novamente para conectar a área outra aberta com os trilhos.

6. Finalmente, coloque um pouco de água na mina, utilizando a opção "Water" e coloque-a ao lado direito da área.

Coloque o ponto de saída, próximo da saída da mina, salve o módulo e feche o Toolset. Carregue o módulo através do jogo e dê uma olhada de como está a área que você construiu.

 

Objetos do Jogo
A paleta do lado direito da janela, incluiu todos os modelos que você pode utilizar em uma área. O modelo é um recurso que o jogo utiliza, representando um objeto que poderá ser coloca dentro do jogo. Quando o modelo é colocado na área, uma instância do modelo é criada naquele local.

Nota: A paleta é dividida por modelos e organizada de maneira apropriada em categorias. Cada categoria é exibida com as suas subcategorias ou com os nomes dos modelos atuais. Um categoria não pode deixar modelos e subcategorias num mesmo nível.

DICA: Utilize o comando "Object Preview", disponível no menu "View" para examinar detalhes importantes de um modelo antes de utilizá-lo em uma área.

 

Objetos como Recipientes
1. Inicie o Toolset e carregue o módulo "Tutorial".

2. Abra a área chamada "Fernesk Mine" dando um duplo clique no seu nome, ou selecionando "View Area" a partir do menu popup do painel de conteúdo do módulo.

3. Abra a paleta de objetos recipientes (ícone de uma mesa), pressionando o quarto botão da direita para a esquerda dentro da barra de paletas.

4. Selecione "Table" a partir da categoria "Miscellaneous Interior" e coloque-o dentro da área próximo a saída da Mina.

Nota: Uma vez a mesa colocada na área, ela aparecerá na lista de objetos recipientes (placeable objects) dentro do painel de conteúdo do módulo. Para cada instância criada dentro do módulo, o objeto é colocado no tipo apropriado na lista de contúdo, na área que estiver ativa no momento em que o item foi criado.

Nota: Utilize os botões "Rotate Object" na barra de controle da câmera ou pressione [Shift] + botão direito do mouse e arraste para mudar a orientação do objeto.

5. Selecione "Chair" a partir da mesma categoria e distribua algumas cadeiras ao redor da mesa.

DICA: Para utilizar múltiplas cópias de um mesmo modelo, pressione a tecla [Shift] enquanto você utiliza o objeto.

6. Coloque algumas caixas "Crates" a partir da categoria "Containers and Switches" na entrada do local e em "Mineshaft".

DICA: Ao utilizar objetos recipientes, você notará que uma seta "sai" do objeto. Essa seta indica a posição que o personagem deverá estar para utilizar este objeto. Quando utilizar objetos recipientes, tenha certeza de não deixar esta seta, para cada objeto, apontada para paredes ou qualquer outro tipo de obstrução.

7. Coloque um suporte de tocha "Troch Bracket" a partir da categoria "Miscellaneou" próximo a entrada. Configura o seu estado para "Activated" a partir do seu menu popup (botão direito). Isto fará a tocha acender.

8. No fim da sala, próximo ao topo da área, coloque um altar a partir da categoria "Miscellaneous Interior" e alguns poucos vasos ao redor, a partir da categoria "Miscellaneous".

9. A partir da categoria "Battlefield", acrescente algumas flechas e corpos ao redor da entrada, em "Mineshaft" também e na sala que fica ao lado direito do topo da área.

10. Finalmente, coloque um "Plaque Victim Corpse" sobre o altar. Este corpo será Jacen, filho de Falstadd.

DICA: Trabalhar com objetos recipientes em cima de outros objetos, pode ser um pouco irritante devido ao objeto "cair" no chão e se tornar parcialmente escurecido. Quando acontecer isso, pressione F5 para atualizar a área, fazendo ajusta todos os objetos apropriadamente.

Agora verifique como está o seu módulo dentro do jogo. Veja que algumas caixas podem ter tesouros dentro delas. Certamente estes objetos possuem um script designado a eles automaticamente, isso serve para criar um tesouro quando ele for aberto.

 

Encontros
Um encontro pode criar criaturas a partir de uma lista de modelos, de acordo com o poder da criatura que ativou o encontro. O mesmo encontro pode criar apenas uma criatura, pode criar encontros de criaturas também de baixo nível ou ainda uma única criatura de alto nível. Geralmente, é melhor utilizar encontros típicos que o personagem pode participar durante o curso da sua aventura. Isso reduz o tempo de carregamento do servidor e não requer que o criador do módulo, saiba exatamente que como será o grupo de personagens irão participar do seu módulo. Apenas as criaturas que são necessárias para dar continuidade de uma história (como personagens bondosos ou mesmo vilões), devem ser explicitamente colocadas no em módulo.

1. Inicie o Toolset e carregue o módulo "Tutorial".

2. Abra a área "Fernesk Mine".

3. Abra a paleta de encontros "Encounter" pressionando o terceiro botão da esquerda para direita, da barra de paletas (ícone de duas espadas se cruzando).

4. Selecione "Goblin Group" a partir da categoria "Very Easy".

5. Este encontro deve ser retangular e colocado de frente à entrada da Mina. Desenhe uma região (polígono) no local onde o personagem irá caminhar, para que ative o encontro com as criaturas.

Nota: Encontros são muito úteis quando colocados próximos a entradas, passagens e pontes até nos seus cantos. Isso assegura que o encontro será ativado pelo personagem. Para fechar o polígono dê um duplo clique com mouse.

6. Ao selecionar o encontro, selecione "Properties" a partir do seu menu popup para abrir a janela de propriedades do encontro. Mude a dificuldade de "Normal" para "Very Easy", e defina o número mínimo de criaturas para 2 e pressione "OK".

7. Selecione o encontro e com um clique no botão direito do mouse. Selecione "Add Spawn Point" a partir do seu menu popup para definir um ponto de criação para as criaturas. Um ponto de criação para criaturas (spawn point), diz ao sistema de encontros onde as criaturas do encontro disparado devem aparecer.

Nota: Pontos de criação de criaturas apenas aparecem para o encontro selecionado. O tamanho da seta de indicação do ponto de criação de criaturas, pode ser ajustado a partir do comando "Options" do menu.

8. Coloque outro ponto de criação de criaturas, igual ao do item número 4 ("Goblin Group" -> "Very Easy") antes da entrada de "Mineshaft".

Verifique o módulo dentro do jogo. Desta vez tenha certeza que o seu personagem possa lutar!

 

Criaturas
Uma criatura é qualquer coisa que se mova. Isso incluir PJs, NPCs e monstros.

1. Inicie o Toolset e carregue o módulo "Tutorial".

2. Abra a área "Fernesk Mine".

3. Abra a paleta de criaturas pressionando o primeiro botão da esquerda (ícone é da cabeça de um monstro).

4. Selecione o primeiro "Goblin Sharman" através da categoria "Monstres | Humanoid | Golin" e coloque-o na sala do altar.

5. Pressione o botão direito do mouse na criatura criada e selecione no seu menu popup "Properties". Isto fará a janela de propriedades do monstro se abrir.

6. Mude o nome da criatura para "Gnashgab".

7. Na aba de estatísticas, reduza o campo "Base Hit Points" para 10.

8. Vá até a aba "Spells" e selecione a classe "Cleric". A lista de magias de Clérigos aparecerá na lista.

9. Selecione a magia "Aid" pressionando a célula "Prepared" (pressione F1 para ver a descrição da magia).

10. Para reduzir o número de vezes, que Gnashgab pode utilizar essa magia, altere o valor da célula para 0 e pressione a tecla "Enter". Veja que o resumo das magias na lista abaixo da grade, reflete a alteração feita.

11. Pressione "OK" para aceitar as mudanças.

 

Extras
Coloque um encontro de morto-vivos ou de vermes próximo ao final dos trilhos, em que o ponto de criação das criaturas seja na sala em seguida. Neste caso, deixe a dificuldade em "Normal", mas defina o número de criaturas para 1.

DICA: Utilize o comando "Edit | Find Instance" para localizar uma instância específica de um modelo, que esteja colocado em qualquer área do módulo.

Nota: A edição de um modelo não traz nenhum impacto, para aqueles modelos que já foram utilizados a partir dele, e que estejam em outras áreas. Dessa forma, ao editar a instância do modelo de objeto de uma área específica, isso não afetará outro modelo que já tenha sido utilizado previamente nesta mesma área.

 
 
  NEVERWINTER NIGHTS
2.8.1: APRESENTAÇÃO
2.8.2: PERSONAGEM
2.8.3: RAÇAS
2.8.4: CLASSES
2.8.5: DOMÍNIOS
2.8.6: NPCS
2.8.7: TALENTOS
2.8.8: PERÍCIAS
2.8.9: TUTORIAIS
2.8.9.1: PORTRAITS PERSONALIZADOS
2.8.9.2: ACRESCENTANDO SOM WAVE
2.8.9.3: APROFUNDAMENTOS #1
2.8.9.4: APROFUNDAMENTOS #2
2.8.9.5: APROFUNDAMENTOS #3
2.8.9.6: CRIANDO SUAS PRÓPRIAS CRIATURAS
2.8.9.7: INTRODUÇÃO AO AURORA TOOLSET
2.8.9.8: INTRODUÇÃO AO PLOT WIZARD #1
2.8.9.9: INTRODUÇÃO AO PLOT WIZARD #2
2.8.9.10: INTRODUÇÃO AO PLOT WIZARD #3
2.8.9.11: MODIFICANDO A PELE DAS CRIATURAS
2.8.9.12: CONSTRUÇÃO DE MÓDULOS #1
2.8.9.13: CONSTRUÇÃO DE MÓDULOS #2
2.8.9.14: CONSTRUÇÃO DE MÓDULOS #3
2.8.9.15: CONSTRUÇÃO DE MÓDULOS #4
2.8.9.16: CONSTRUÇÃO DE MÓDULOS #5
2.8.9.17: CONSTRUÇÃO DE MÓDULOS #6
2.8.9.18: CONSTRUÇÃO DE MÓDULOS #7
2.8.9.19: CONSTRUÇÃO DE MÓDULOS #8
2.8.9.20: CONSTRUÇÃO DE MÓDULOS #9
2.8.9.21: DIÁLOGOS
2.8.10: DICAS
2.8.11: TABELAS
2.8.12: IMAGENS
2.8.13: WALKTHROUGH

SHADOWS OF UNDRENTIDE
2.8.14.1: APRESENTAÇÃO
2.8.14.2: CLASSES
2.8.14.3: NPCS
2.8.14.4: TALENTOS
2.8.14.5: IMAGENS
2.8.14.6: WALKTHROUGH

HORDES OF THE UNDERDARK
2.8.15.1: APRESENTAÇÃO
2.8.15.2: CLASSES
2.8.15.3: TALENTOS
2.8.15.4: IMAGENS
2.8.15.5: WALKTHROUGH
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