Tutorial 3: Portas e Mudanças de Áreas Objetivo - O propósito deste tutorial é realizar a ligação da área da vila de Fern com a área da Mina Fernesk.
Tutorial - Portas 1. Inicie o Toolset e carregue o módulo "Tutorial". 2. Abra a área de Fern. 3. Abra a paleta de portas pressionando o segundo botão da barra de paletas. 4. Selecione um das portas universais de madeira. Veja que a imagem fantasma de uma porta girando, foi adicionada ao ponteiro do seu mouse. 5. Leve a porta até próximo à entrada da taverna. Veja que a imagem da porta para de girar e aparece "colada" na entrada da taverna. 6. Coloque a imagem da porta na entrada da taverna, pressionando o botão esquerdo do mouse na área atual (da mesma maneira que os outros objetos são utilizados). 7. Apague a porta que foi colocada. 8. Selecione uma porta da paleta das portas de tipo específico. Nota: Um tipo específico de porta aparecerá como uma porta genérica de madeira, até que seja colocada dentro do seu batente. Após isso, ela passa a ter a forma de uma porta específica definida pelo tipo do seu batente. 9. Termine de colocar a porta na taverna. O modelo que esta sendo utilizado, será de um modelo de porta genérica. Nota: Colocar uma porta específica numa localidade que deveria ser uma porta universal causa o efeito de a porta aparecer como uma porta de aparência genérica, contudo todas as suas outras opções não são afetadas. 10. Apague a porta de tipo específica e coloque outra que seja do tipo "universal". 11. Portas servem para diferentes propósitos. O propósito primário é bloquear partes de uma área até que o personagem possa passar como a recuperação de uma chave, por exemplo. Em adição a isso, portas servem para mudar de áreas, como uma ligação entre elas.
Mudança de Áreas 1. Abra a área da Mina Fernesk. 2. Selecione a porta de entrada da Mina. 3. Selecione "Properties" do seu menu popup. 4. Mude o nome do campo TAG da porta para "dt_MineToFern" e pressione "OK". Nota: As mudanças de área devem seguir esta forma para funcionarem corretamente. Cada porta deve ter o seu nome para o campo TAG único e diferente que qualquer outro, senão os resultados durante o jogo serão imprevisíveis. O Toolset exibe uma notificação de aviso, para todas as ligações de mudança de área, que sejam para portas que não tenham mudado o seu TAG corretamente. DICA: Começar a indicar para a TAG de cada objeto, a primeira letra do tipo do objeto, seguido da letra "t_" e então um nome qualquer, como "MineToFern", que neste caso indicará a área e a direção que o viajante terá na mudança de área. 5. Abra a área de Fern, salve suas modificações quando for perguntado. 6. Selecione a porta "Cave Entrance" e abra as suas propriedades. 7. Mude o nome da TAG da porta para "dt_FernToMine". 8. Na aba "Area Transition", clique no botão "Setup Area Transition" para abrir a janela de mudança de área. 9. Selecione "Fernesk Mine" a partir do campo "Target Area". Para "Target Type" e "Connection Type", deixe os valores como estão. 10. Selecione "dt_MineToFern" a partir da lista de portas disponíveis (Avaliable Doors), pressione "OK" para fechar a janela de mudança de área e pressione "OK" para salvar as modificações da área. 11. Pressione "OK" para fechar a janela de propriedades da porta. 12. Coloque o ponto de saída do módulo próximo à taverna.
Telas de Carregamento 1. Inicie o Toolset e carregue o módulo "Tutorial". 2. Abra a área de Fern. 3. Selecione o comando "Area Properties" a partir do menu "Edit". 4. Vá até a aba "Advanced" e pressione o botão próximo ao nome "Loging Screen" que inicialmente estará aparecendo a palavra "Random", para abrir a janela de seleção para "Loading Screen". 5. Desmarque a opção "Use Random Loading Screen". 6. Selecione a tela de carregamento desejada daquelas que estão disponíveis. 7. Muda para a área da Mina Fernesk. 8. Para a porta da caverna, aquela que possui o TAG de nome "dt_MineToFern", selecione "Properties" do seu menu popup. 9. Mude para a aba "Area Transition" e pressione o botão próximo ao nome "Loading Screen", que incialmente estará aparecendo a palavra "Default". Isso indica que está especificado para seguir o padrão da propriedade da área atual. 10. Desmarque a opção "User Random Loading Screen". 11. Mude o filtro para utilizar o terreno "Rural" e selecione uma imagem diferente da que foi utilizada no passo número 6. Salve as modificações do módulo e verifique o módulo no jogo.
Extras Tranque a porta da taverna, marcando a opção "Locked" da porta. Na mesma aba, indique o nome da TAG de um item que será responsável por abri-la. Isso permitirá que qualquer criatura que possuir o item em seu inventário poderá abrir a porta. DICA: É possível configura a "Area Transition" para ligar com uma mesma área. Brinque um pouco com as portas de tipos específicos e as do tipo "universal". Selecione uma porta de tipo específico e coloque algum lugar, depois a apague e coloque outra que seja genérica. Em ambos os casos, o mesmo modelo de porta aparecerá, mas as duas portas terão valores diferentes para as mesmas propriedades. |