2001-2019, v5.1
 
 
 
 
  JOGOS  NEVERWINTER NIGHTS TUTORIAIS CONSTRUÇÃO DE MÓDULOS #5 / SEÇÕES
 

Tutorial 5: Atitudes Gerais - Facções
No fim do tutorial anterior, as pessoas da vila de Fern estavam mercê de Veran, um homicida maníaco. Isso torna muito fácil aos jogadores identificarem qual o possível personagem vilão. É necessário então, tornar Veran um pouco mais tolerante perante outras criaturas.

Objetivo: Este tutorial fará uma introdução e explicará sobre as facções no Toolset. Mais duas novas facções e uma nova criatura serão criados.

 

Tutorial - Facções
Facções são um meio de descrever uma relação genérica entre grupos de criaturas e outro objetos, incluindo os PJs. Os scripts padrões determinam a vários eventos de um objeto do jogo, a maneira que ele se comportará perante o seu ambiente. Isto responde por que Veram brutalmente ataca qualquer um que não pertencer a sua facção.

Cada módulo começa com cinco facções padrão: PC, Hostile, Commoner, Merchant e Defender. Objetos do jogo podem ser designados para qualquer facção, com exceção do PJ. Novas facções podem ser criadas utilizando o Toolset, no qual permite a customização de alianças e traições através da escrita de scripts.

 

Facção de Colaboradores
Siga os passos a seguir para tornar Veran parte da facção de Colaboradores. A facção de Colaboradores é similar a dos comerciantes (Merchant), mas é oposta a ela, isto é, hostil.

1. Inicie o Toolset e carregue o módulo "Tutorial".

2. Selecione o comando "Faction Editor" a partir do menu "Tools".

DICA: O editor de facções exibe informações através de um gráfico na aba "Basic", e um gráfico na aba "Advanced".

3. Pressione "Add Faction" no canto inferior direito da janela.

4. Coloque o nome de "Colaborador" e deixe a facção pai como "Merchant". Deixe o marcador "Global Effect" como está e pressione "OK".

5. Uma nova facção deverá aparecer na lista da direita.

Nota: Os marcadores ao lado de cada entrada na lista da direita indicam se a facção aparecerá ou não no gráfico ou na tabela.

Nota: O valor para a coluna do gráfico, ou da célula na grade mostra como a facção seleciona está em relação às outras facções que estão marcadas.

Para a Facção Selecionada
Valor - 0 / 10 Inimigo: Ataca imediatamente
Valor - 11 / 89 Neutro: Ignora qualquer tipo de ação
Valor - 90 / 100 Aliado: Ajudará aquele que for atacado

6. Com todos os marcadores ligados, selecione a facção "Hostile" a partir da lista. Veja através do gráfico, como os integrantes da facção hostil consideram os outros membros das facções inimigas.

7. Com a facção "Hostile" ainda selecionada, segure a barra da facção de Colaboradores do gráfico e arraste até atingir o valor 50. Isto fará com que os membros da facção "Hostile" não ataquem automaticamente os membros da facção de Colaboradores.

DICA: Se arrastar a barra for muito complicado, utilize a grade que esta na outra aba e especifique o valor apropriado.
Nota: A facção PC não pode ser ajustada.

8. Selecione a facção de Colaboradores a partir da lista. Arraste a facção "Hostile" na através da barra até atingir o valor 50. Isto fará com que os membros da facção Colaboradores não ataquem automaticamente os membros da facção "Hostile".

9. Pressione "OK". Isto levará alguns instantes para que o Toolset grave as informações da nova facção.

 

Veran
Determine Veran para a nova facção.

1. Abra a área de Fern.

2. A partir da paleta de criaturas, localize o modelo de Veran e selecione "Edit" do seu menu popup.

3. Na aba "Advanced", defina para a sua facção para "Colaborador".

4. É importante lembrar que as modificações feitas no modelo, NÃO são refletidas automaticamente para as outras instâncias do seu módulo. Pressione "Update Instances", e então "Yes" para atualizar todas as instâncias do módulo, pressione "No" para não exibir uma lista de todas as instâncias que estão para ser atualizadas, aguarde alguns instantes, e finalmente pressione "OK".

5. Pressione "OK" para fechar a janela de propriedades da criatura.

6. Procure o Veran no painel de exibição ou na lista de conteúdo do módulo. Edite as suas propriedades para verificar que a facção está correta pressione "OK".

Salve o módulo, saia do Toolset e carregue o módulo a partir do jogo para ver as modificações. Veran deverá estar muito mais calmo agora.

 

Facção dos Mineiros
O que é uma mina sem mineiros? Os mineiros principais - agora escravos dos goblins - devem estar presentes na área da Mina de Fernesk. Então outra facção deverá ser criada para eles.

1. Inicie o Toolset e carregue o módulo "Tutorial".

2. Selecione o comando "Faction Editor" a partir do menu "Tools".

3. Acrescente a facção, Mineiros - sendo "Commoner" a facção pai.

DICA: Se o gráfico estiver um pouco desordenado, desmarque as facções "Mechant" e "Defender" da lista.

4. Selecione a facção "Hostile". Defina o valor para a facção dos Mineiros em 15, clicando na barra e arrastando.

5. Selecione a facção dos Mineiros. Dfina o valor para a facção "Hostile" para 15, clicando na barra e arrastando.

Nota: As classificações entre as facções não são recíprocas. Isto acontece por que os membros da facção A consideram os membros da facção B aliados, porém os membros da facção B, não precisam considerar os membros da facção A como aliados.

6. Pressione "OK" para fechar o editor de facção e aceite as modificações.

 

Mineiros
O próximo passo é criar um novo modelo de criatura para os mineiros.

1. Selecione o comando "Creature Wizard" a partir do menu "Wizards"

2. Crie um humano de nível 1, com a facção "Commoner", selecione um portrait para ele e defina a sua aparência para "Beggar".

3. Na aba de facções do assistente de criatura, selecione "Mineiros" e pressione "Next".

4. Mude o primeiro nome para Mineiro, deixe o segundo em branco e pressione "Next".

5. Determine que o modelo da criatura, deverá ficar na categoria "Special | Custom 2" e termine com o assistente.

6. Abra a janela de propriedades da criatura do modelo, selecionando "Edit" a partir do seu menu popup. Altere o campo TAG para "ct_Miner" e pressione "OK".

 

Encontro do Grupo de Mineiros
Finalmente, um novo encontro deverá ser feito que crie os mineiros a medido que o PJ explore a Mina de Fernesk.

1. Selecione o comando "Encounter Wizard" a partir do menu "Wizards".

2. Especifique a categoria "Special | Custom 2" e pressione "Next".

3. Selecione o modelo do Mineiro a partir da paleta customizada de criaturas, acrescente-o a lista de criaturas apertando o botão "->" e depois pressione "Next".

4. Dê o nome para o novo encontro de "Grupo de Mineiros", verifique que a opção "Launch Properties Dialog" esteja desmarcada e pressione "Finish".

5. Abra a área "Mina de Fenesk" e coloque uma instância de encontro do "Grupo de Mineiros" próximo ao segundo encontro de goblins.

6. Coloque o ponto de criação do encontro próximo ao "Mineshaft".

Salve o módulo e verifique-o através do jogo.

 

Extras
A paleta de ponto de passagem inclui modelos para notas de mapa, avisos e passagens. Notas do mapa aparecerão no mapa do jogador e devem ser utilizados para indicar localizações especiais de uma área. Coloque uma nota de mapa para a entrada da mina - o seu nome deverá ser modificado.

O script padrão determinado para as criaturas, utiliza os pontos de passagem e avisos para controlar o seu movimento. Verifique os comentários em cada um, para ver como devem ser utilizados.
Use pontos de passagem para dar os mineiros a aparência de estarem fazendo algum tipo de trabalho. Coloque alguns poucos pontos de passagem ao redor da sala. Agrupe-os e selecione "Create Set" a partir do seu menu popup. Especifique "WP_ct_Miner" como o valor para o campo TAG. Isto fará automaticamente que os mineiros andem por entre eles.

Nota: Nenhuma nota de mapa, aviso ou ponto de passagem utilizado pelo Toolset, aparecerá no momento em que o jogo estiver rodando.

 
 
  NEVERWINTER NIGHTS
2.8.1: APRESENTAÇÃO
2.8.2: PERSONAGEM
2.8.3: RAÇAS
2.8.4: CLASSES
2.8.5: DOMÍNIOS
2.8.6: NPCS
2.8.7: TALENTOS
2.8.8: PERÍCIAS
2.8.9: TUTORIAIS
2.8.9.1: PORTRAITS PERSONALIZADOS
2.8.9.2: ACRESCENTANDO SOM WAVE
2.8.9.3: APROFUNDAMENTOS #1
2.8.9.4: APROFUNDAMENTOS #2
2.8.9.5: APROFUNDAMENTOS #3
2.8.9.6: CRIANDO SUAS PRÓPRIAS CRIATURAS
2.8.9.7: INTRODUÇÃO AO AURORA TOOLSET
2.8.9.8: INTRODUÇÃO AO PLOT WIZARD #1
2.8.9.9: INTRODUÇÃO AO PLOT WIZARD #2
2.8.9.10: INTRODUÇÃO AO PLOT WIZARD #3
2.8.9.11: MODIFICANDO A PELE DAS CRIATURAS
2.8.9.12: CONSTRUÇÃO DE MÓDULOS #1
2.8.9.13: CONSTRUÇÃO DE MÓDULOS #2
2.8.9.14: CONSTRUÇÃO DE MÓDULOS #3
2.8.9.15: CONSTRUÇÃO DE MÓDULOS #4
2.8.9.16: CONSTRUÇÃO DE MÓDULOS #5
2.8.9.17: CONSTRUÇÃO DE MÓDULOS #6
2.8.9.18: CONSTRUÇÃO DE MÓDULOS #7
2.8.9.19: CONSTRUÇÃO DE MÓDULOS #8
2.8.9.20: CONSTRUÇÃO DE MÓDULOS #9
2.8.9.21: DIÁLOGOS
2.8.10: DICAS
2.8.11: TABELAS
2.8.12: IMAGENS
2.8.13: WALKTHROUGH

SHADOWS OF UNDRENTIDE
2.8.14.1: APRESENTAÇÃO
2.8.14.2: CLASSES
2.8.14.3: NPCS
2.8.14.4: TALENTOS
2.8.14.5: IMAGENS
2.8.14.6: WALKTHROUGH

HORDES OF THE UNDERDARK
2.8.15.1: APRESENTAÇÃO
2.8.15.2: CLASSES
2.8.15.3: TALENTOS
2.8.15.4: IMAGENS
2.8.15.5: WALKTHROUGH
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