2001-2019, v5.1
 
 
 
 
  JOGOS  NEVERWINTER NIGHTS TUTORIAIS CONSTRUÇÃO DE MÓDULOS #6 / SEÇÕES
 

Tutorial 6: O Jornal e as Conversações
Atualmente o módulo de tutorial contém algumas áreas com alguns modelos interessantes, com poucos NPC e facções. Ainda é muito pouco para atrair a atenção dos PJs e encorajá-los a iniciar uma aventura.
Este tutorial apresentará o Editor de Jornal e de Conversação.
Geralmente, o estado de uma missão é descrita no jornal e controlada pelos tipos de diálogos dos participantes.

Objetivo: Criar uma conversação para Falstadd e Veran, no qual os PJs possam participar, e que modifique o seu jornal.

 

Tutorial: Missões e Jornais
As aventuras estão ao redor dos PJs quando partem para uma missão. O jornal permite aos jogadores, rastrear cada passo da missão e rapidamente ver onde deverão dar o próximo passo. Cada missão é correspondida por uma categoria dentro do jornal. Os passos para criar entradas no jornal, são:

1. Inicie o Toolset e carregue o módulo "Tutorial".

2. Selecione o comando "Journal Editor" a partir do menu "Tools".

3. Os botões do lado esquerdo incluem"Add", "Cut", "Copy" e "Paste". Pressione o botão "Add"; apenas o botão "Add" está disponível inicialmente. Isso irá criar uma nova categoria do jornal.

4. Selecione uma nova categoria. Mude o nome da categoria para "A Missão de Falstadd", e o TAG do scritp para "jt_Falstadd", sua prioridade "Priority" para "Highest" e seu valor de XP para 2000.

5. Acrescente três entradas para a categoria pressionando "Add" ou selecionando "Add" a partir do seu menu popup, enquanto o nodo da categoria estiver selecionado. Cada entrada representa um estado particular da missão.

6. Selecione a primeira entrada e mude o seu texto para "Procurar o filho de Falstadd, Jacen, dentro da Mina Fernesk.".

7. Selecione a segunda entrada e mude o seu texto para "Devolva o anel de Jacen para o seu pai, Falstadd".

8. Selecione a terceira entrada e mude o seu texto para "O anel de Jacen foi devolvido a Falstadd.". Selecione o marcador "Finish Category" e pressione "OK".

 

Conversação: Falstadd
Conversas são seqüências alternativas para o NPC dar a sua opinião (ou pergunta) e o PJ a sua resposta.

1. Selecione o modelo do Falstadd a partir da paleta personalizada e selecione "Edit Copy" a partir do seu menu popup.

2. Na aba "Basic", pressione "Edit" próximo ao campo "Conversation" na parte de baixo da janela. Isto irá disparar o Editor de Conversação e criará um novo arquivo vazio de conversa. Veja o quanto o Editor de Conversação é parecido com o Editor de Jornal.

3. Pressione "Add" para criar uma nova fala para o NPC, e após entrar com o devido texto na janela que aparecerá, pressione "OK". Veja que o texto aparece agora, dentro da árvore de conversação após a palavra do nodo principal "Root"

Nodo 1 | Texto NPC - Olá novamente, FirstName>. Você sabe alguma coisa sobre a mina?

Nota: FirstName> é um símbolo. Os símbolos são textos especiais que o jogo reconhece e substitui por outra porção de texto apropriada dentro do contexto atual. Neste caso, o jogo substituirá FirstName> com o primeiro nome do jogador que estiver conversando com o NPC. Selecione "Insert Token" a partir do menu popup do quadro do texto, para ver uma lista completa de símbolos e alguns exemplos.

4. Com o nodo 1 selecionado ("Olá novamente..."), pressione "Add". Isto criará um novo nodo para o PJ que será a sua resposta. Digite este texto:

Nodo 2 | Texto PJ - Sim, a mina foi invadida por alguns goblins que estavam utilizando os mineiros como escravos operários. Os goblins foram derrotados, mas infelizmente, Jacen foi uma das vítimas. Este anel foi encontrado junto ao seu corpo.

5. Como o nodo 2 selecionado ("Sim, a mina..."), pressione "Add". Isto criará um novo nodo. Digite o seguinte texto:

Nodo 3 | Texto NPC - Muito obrigado pelo seu serviço a Fern, mas... meu pobre filho!

6. Com o nodo 1 selecionado ("Olá novamente..."), pressione "Add" novamente e digite este texto como um resposta alternativa para o PJ.

Nodo 4 | Texto PJ - Não, não ainda.

7. Com o nodo 4 selecionado ("Não, não ainda.") pressione "Add" novamente e digite este texto para o novo nodo do NPC.

Nodo 5 | Texto NPC - Você deve falar com Veran, que está próximo a sua loja. Ele esta procurando por pessoas que possam ajudá-lo a formar uma expedição às minas. Eu ficaria muito agradecido se você pudesse ajudá-lo a localizar o meu filho.

8. Como o nodo principal selecionado ("Root"), pressione "Add" e entre com um texto alternativo de cumprimento para do NPC.
Nodo 6 | Texto NPC - Bem-vindo! Eu sou Falstadd, prefeito de Fern. Existe alguma coisa que posso fazer por você?

9. Como o nodo 6 selecionado ("Bem-vindo! Eu sou...") pressione "Add" e entre com o texto que será a resposta do PJ:

Nodo 7 | Texto PJ - Olá, eu sou FullName>. Fiquei sabendo que você está precisando de escolta, para o carregamento de ferro que partirá do Castelo de Hyatt nesta manhã.

10. Com o nodo 7 selecionado ("Olá, eu sou..."), pressione "Add" e entre com o texto que será a próxima fala do NPC:

Nodo 8 | Texto NPC - Sim, a caravana. Como você vê o carregamento ainda não está pronto. Os mineiros, incluindo o meu filho Jacen, desapareceram.

11. Com o nodo 8 selecionado ("Sim, a caravana..."), pressione "Add" mas agora, não digite nenhum texto.

Nodo 9 | Texto PJ - (vazio, não digite nada neste nodo!)

Nota: Um nodo de PJ que não contenha nada no seu texto aparecerá como um nodo [CONTINUE] ou [END DIALOG] dependendo se outro nodo de NPC estiver após ele. Se uma conversação terminar em um nodo do NPC, o jogo automaticamente acrescentará um nodo [END DIALOG].

12. Este próximo nodo deve dizer ao PJ para procurar Veran, e conseguir mais informações dele. Um nodo como esse já foi criado, nodo 5 ("Você sabe alguma..."). É possível criar uma ligação a partir do último nodo, nodo 9 para o nodo 5. Selecione "Copy" a partir do menu popup do nodo 5. Selecione "Paste as Link" a partir do menu popup do nodo 9. Um versão cinza de texto do nodo 5 deverá aparecer agora , abaixo do nodo 9.

Nota: Utilize as ligações para permitir aos jogadores, que escolham diversos caminhos numa conversa, garantindo dessa forma, que eles estarão recebendo a mesma informação. Isso é muito útil quando se trata do enredo de uma história.

13. Salve a conversa com o nome de "Falstadd", e feche o Editor de Conversação. Salve as modificações do modelo de Falstadd, e após isso com o botão direito do mouse sobre ele, selecione a opção "Update All Instances" no menu pop. Isso fará atualizar o modelo que está colocado na área dentro do módulo. Ou simplesmente apague-o da área e coloque o novo modelo atualizado no seu lugar.

Salve o módulo e verifique o módulo através do jogo, conversando com Falstadd.

 

Assistente de Script
Ficou claro que uma conversa requer um pouco de trabalho, antes que tenha algum sentido. Felizmente, não requer muito trabalho - através do fato que apenas quatro scripts foram cuidadosamente escritos, cada um utilizando o Assistente de Script.

1. Inicie o Tooset e carregue o módulo "Tutorial"

2. A partir do Painel de Conteúdo do módulo, abra a lista de conversas e selecione "Edit" a partir do menu popup do item listado como "Falstadd". Isso abrirá a conversa sem ter que mexer com as propriedades da criatura.

3. Selecione o nodo 1 ("Olá novamente..."). Na aba "Text Apperas When", pressione o botão "Script Wizard" (ele se parece como o chapéu de mago). Selecione o marcador "Local Variable" e pressione "Next".

4. Não estranhe isso. Não é tão ruim.

Nota: A utilização de variáveis requer um planejamento prévio, mas não é tão difícil. Uma variável requer um nome e representa um certo tipo de informação (como um número ou um conjunto de letras - chamado de String). Defina o valor de uma variável num local baseado numa ação ou evento, e verifique o seu valor em outro lugar para confirmar se a ação ou evento se realizaram.

5. Entre com "nFirstTimeTalked" no campo superior direito. Este é o nome da variável; o seu valor é definido através de outro script.

6. Entre com "1" no campo inferior direito (próximo ao botão "Add"). Este é o valor que a variável terá, antes que o script retorne TRUE.

7. Pressione "Add" para acrescentar este verificador no script e então pressione "Next".

Nota: Você pode acrescentar mais variáveis, continuando a definir nomes para elas, definir suas condições (se é igual a, é menor que, etc.) e especificar os seus valores de comparação.

8. Dê para o script o nome de "sc_falstadd01" e pressione "Finish".

9. Selecione o nodo 7 ("Bem-vindo, eu sou..."). Na aba "Action Taken", pressione o botão de Assistente de Script. Marque "Set Local Variables" e pressione "Next".

10. Entre com o nome "nFirstTimeTalked" no campo superior direito.

11. Entre com "1" para no campo abaixo do nome da variável, e pressione "Add".

12. Pressione "Next", dê o nome para o script de "at_falstadd01" e pressione "Finish".

13. Selecione o nodo 2 ("Sim, a mina..."). Este nodo deve aparecer apenas quando os jogadores estiverem investigando a mina e a procura do anel de Jacen.

14. Na aba "Text Appears When", pressione o botão de Assistente de Script. Clique no marcador "Item in Inventory" e pressione "Next".

15. Digite o TAG do script para o anel de Jacen, "it_RingJacen". Este anel será criado e colocado um pouco depois.

16. Pressione "Add" e depois "Next". Dê o nome para o script de "sc_falstadd02" e pressione "Finish".

17. Selecione nodo 2 ("Sim, a mina..."). Uma vez este nodo selecionado, o jogador deverá devolver o anel para Falstadd, no qual deverá ser removido do inventário do jogador.

18. Na aba "Action Taken...", pressione o botão do Assistênte de Script. Selecione o marcador "Take from Player" e pressione "Next".

19. Digite a TAG de script do item que deve ser removido, neste caso "it_RingJacen", e pressione "Add".

20. Selecione "Keep", abaixo da lista de itens requeridos. Isto fará com que, quando a criatura morrer o item permanecerá no seu inventário.

21. Pressione "Next", dê o nome para o script de "at_falstadd02" e pressione "Finish".

Salve a conversa e o módulo, e então saia do Toolset e verifique as modificações conversando com Falstadd duas vezes.

 

Anexando Entradas no Jornal
O jornal dos PJs devem ser atualizados em certos pontos de uma conversa.

1. Inicie o Toolset e carregue o módulo "Tutorial".

2. Abra a conversa com Falstadd a partir do Painel de Conteúdo do módulo.

3. Selecione o nodo 5 ("Você deve falar..."). Na aba "Other Actions", selecione "A Missão de Falstadd" e "1" para a categoria do jornal e valor, respectivamente.

4. Selecione o nodo 3 ("Muito obrigado..."). Na aba "Other Actions", defina a categoria do jornal e o seu valor para "A Missão de Falstadd" e "3" respectivamente.

Novamente, verifique as modificações que foram feitas no módulo, a partir do jogo. Veja que o jornal é atualizado, após você conversar com Falstadd.

 

Conversação: Veran
Assim que falar com Falstadd, os PJs irão até Veran para conversas, ele então terá que falar alguma coisa.

1. Inicie o Toolset e carregue o módulo de "Tutorial".

2. Selecione o modelo de Veran, a partir da paleta personalizada de criaturas e selecione "Edit Copy" a patir do seu menu popup.

3. Pressione "Edit" próximo ao campo conversação na parte de baixo dentro da aba "Basic". Isso fará o Editor de Conversação ser disparado com uma nova conversa.

4. Selecione nodo principal ("Root"), pressione "Add" e digite o seguinte texto:

Nodo 1 | Texto NPC - Saudações! Eu sou Veran. Eu cuido da mina de ferro local e da minha loja de mercadorias. Devo acrescentar que você não encontrará preços melhores em qualquer outro lugar.

5. Selecion o nodo 1 ("Saudações!"), pressione "Add" e digite o seguinte texto:

Nodo 2 | Texto PJ - Olá, Veran. Eu sou FirstName>. Falstadd sugeriu que você está precisando que alguma ajuda, sobre uma expedição para localizar os mineiros desaparecidos.

6. Selecione o nodo 2 ("Olá, Veran."), pressione "Add" e digite o seguinte texto:

Nodo 3 | Texto NPC - Ah, pobre Falstadd. Seu próprio filho, Jacen, é um dos desaparecidos. Se você veio oferecer ajuda, eu posso lhe fazer um grande desconto sobre qualquer item da minha loja. Você gostaria de saber o que tenho para vender?

7. Selecione o nodo 3 ("Ah, pobre..."), pressione "Add" e digite o seguinte texto:

Nodo 4 | Texto PJ - Sim, por favor.
Nota: Comerciantes serão explicados no próximo tutorial.

8. Selecione o nodo 3 ("Ah, pobre..."), pressione "Add" e digite o seguinte texto:

Nodo 5 | Texto PJ - Não, obrigado.

9. Salve a conversa e as modificações para o modelo de Veran. Apague a sua instância na área de Fern e atualize pela nova que você modificou. Ou ainda utilize o comando "Update Instances" a partir do seu menu popup do modelo de Veran, para atualizar todas as suas instâncias dentro do módulo corrente.

 

Extra
Coloque uma instância do dono de taverna ("Innkeeper") a partir da categoria NPCs | Humans na área da taverna, criada na parte Extra do Tutorial 3. Se taverna não foi criada ainda, coloque uma instância do "Innkeeper" na área de Fern. Escreva uma conversa que dê uma recompensa, de 1.000 pontos de XP ao PJ, o suficiente para que pule do 1º para o 2º nível.

 
 
  NEVERWINTER NIGHTS
2.8.1: APRESENTAÇÃO
2.8.2: PERSONAGEM
2.8.3: RAÇAS
2.8.4: CLASSES
2.8.5: DOMÍNIOS
2.8.6: NPCS
2.8.7: TALENTOS
2.8.8: PERÍCIAS
2.8.9: TUTORIAIS
2.8.9.1: PORTRAITS PERSONALIZADOS
2.8.9.2: ACRESCENTANDO SOM WAVE
2.8.9.3: APROFUNDAMENTOS #1
2.8.9.4: APROFUNDAMENTOS #2
2.8.9.5: APROFUNDAMENTOS #3
2.8.9.6: CRIANDO SUAS PRÓPRIAS CRIATURAS
2.8.9.7: INTRODUÇÃO AO AURORA TOOLSET
2.8.9.8: INTRODUÇÃO AO PLOT WIZARD #1
2.8.9.9: INTRODUÇÃO AO PLOT WIZARD #2
2.8.9.10: INTRODUÇÃO AO PLOT WIZARD #3
2.8.9.11: MODIFICANDO A PELE DAS CRIATURAS
2.8.9.12: CONSTRUÇÃO DE MÓDULOS #1
2.8.9.13: CONSTRUÇÃO DE MÓDULOS #2
2.8.9.14: CONSTRUÇÃO DE MÓDULOS #3
2.8.9.15: CONSTRUÇÃO DE MÓDULOS #4
2.8.9.16: CONSTRUÇÃO DE MÓDULOS #5
2.8.9.17: CONSTRUÇÃO DE MÓDULOS #6
2.8.9.18: CONSTRUÇÃO DE MÓDULOS #7
2.8.9.19: CONSTRUÇÃO DE MÓDULOS #8
2.8.9.20: CONSTRUÇÃO DE MÓDULOS #9
2.8.9.21: DIÁLOGOS
2.8.10: DICAS
2.8.11: TABELAS
2.8.12: IMAGENS
2.8.13: WALKTHROUGH

SHADOWS OF UNDRENTIDE
2.8.14.1: APRESENTAÇÃO
2.8.14.2: CLASSES
2.8.14.3: NPCS
2.8.14.4: TALENTOS
2.8.14.5: IMAGENS
2.8.14.6: WALKTHROUGH

HORDES OF THE UNDERDARK
2.8.15.1: APRESENTAÇÃO
2.8.15.2: CLASSES
2.8.15.3: TALENTOS
2.8.15.4: IMAGENS
2.8.15.5: WALKTHROUGH
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