2001-2019, v5.1
 
 
 
 
  JOGOS  NEVERWINTER NIGHTS TUTORIAIS CONSTRUÇÃO DE MÓDULOS #7 / SEÇÕES
 

Tutorial 7: Itens e Inventário
Introdução: A conversação de Veran que foi feita no tutorial anterior, foi escrita para que oferecesse ao jogador uma oportunidade de comprar alguns itens de loja. Itens podem ser negociados entre o jogador e um NPC que tenha uma instância de "Merchant" definida no jogo. Isto é uma boa idéia para permitir aos jogadores, de se equiparem melhor antes de partirem para uma aventura. Os itens podem sem mundanos ou mágicos, a assim como qualquer outra coisa, se os itens não forem aceitáveis, eles podem ser modificados e até mesmo personalizados através de novos itens. Este tutorial irá discutir sobre a criação de mercadores.

 

Objetivos
O anel de Jacen - A primeira coisa a fazer é colocar uma instância de um item que já exista, um anel, no inventário do corpo no altar.

1. Inicie o Toolset e carregue o módulo "Tutorial".

2. Abra a área "Fernesk Mine".

3. Selecione "Properties" a partir do menu popup do objeto "Plague Victim Corpse", que foi colocado no altar, para exibir a janela de Propriedades do Objeto.

4. Marque as opções "Plot", "Usable" e "Has Inventory".

5. Pressione "Inventory" para abrir a janela de Propriedades do Inventário.

6. Selecione "Copper Ring" a partir de a categoria "Miscellaneous | Jewelry | Rings" na paleta padrão e arraste para a aba de "Contents".

Nota: Para remover um item do inventário, arraste-o da aba de conteúdo "Contents" para o ícone de lixo "Garbage" na parte inferior da janela.

7. Clique com o botão direito no anel a partir da aba "Contents", para abrir a janela de Propriedades do Item. Mude o nome do campo TAG para "it_RingJacen".

Nota: Este deve ser o mesmo nome dado para o campo TAG no tutorial anterior, para controlar a maneira que o Nodo 2 da conversação de Falstadd aparecerá.

8. Pressione "OK" para fechar a janela de Propriedades do Item.

9. Pressione "OK" para fechar a janela de Propriedades do Inventário.

10. Pressione "OK" para fechar a janela de Propriedades do Objeto.

Amuleto de Proteção +1 - Agora, um modelo para o amuleto de proteção será criado. Uma instância dele será colocada no bazar, para que os PCs possam comprá-lo no início da aventura.

1. Selecione o comando "Item Wizard" (Assistente de Itens) a partir do menu "Wizards" (Assistentes).

2. Selecione o tipo do amuleto e pressione "Next".

3. Digite o nome para o amuleto, "Amuleto Branco", deixe a opção "Magical" desmarcada e pressione "Next".

4. Defina o amuleto para categoria "Special | Custom 1" e pressione "Next".

5. Marque a opção "Launch Item Properties" e pressione "Finish".

6. Uma vez que a janela de Propriedades do Item apareça, mude para a aba de propriedades "Properties".

7. Procure pela propriedade "AC Bonus" na lista do lado esquerdo, e defina-o para o amuleto pressionando o botão "->".

8. Marque a opção "Identified".

9. Mude para a aba "Description" e digite alguns detalhes sobre este amuleto mágico.

DICA: Descrições não identificadas aparecerão quando o item não for identificado. Descrições identificadas aparecerão após o item ser identificado. Você pode utilizar ambas as descrições para fornecer dicas aos jogadores sobre que eles acabaram de adquirir.

10. Pressione "OK" para fechar a janela de Propriedades do Item. Veja que o amuleto aparece na paleta customizada.

 

Manipulando Mercadores
Mercadores é um tipo incomum. Mercadores se parecem como pontos de caminho "waypoints", mas eles possuem inventários como criaturas e são objetos recipientes.

1. Abra a área de Fern no painel de área central.

2. Abra a paleta padrão de Mercadores (o quinto botão da esquerda para a direita - ele se parece com um monte de moedas).

3. Selecione o primeiro modelo "General Store" e coloque uma instância dele próximo a Veran.

Nota: Não faz diferença o local onde o Mercador é colocado, porque os jogadores não irão interagir com a instância diretamente. Ao invés, os jogadores ativarão uma instância do Mercador através de uma criatura, porta, objeto recipiente ou até mesmo de um gatilho (trigger). Por questões de organização, geralmente é uma boa idéia colocar a instância, próximo ao objeto que o jogador irá interagir para ativá-lo.

4. Selecione "Properties" do menu popup da instância do Mercador, utilizando o botão direito do mouse para abrir a janela de Propriedade do Mercador.

5. Mude o nome do campo TAG para "mt_Veran".

6. Ajuste o campo "Sell Markup" para 1. Isso fará com que o mercador venda os seus itens, por 1% do seu preço normal.

Nota: Geralmente, os mercadores compram itens por uma fração de seu preço (< 100), e vendem numa proporção maior (> 100). Neste caso, o mercador irá comprar e vender itens por 1% do preço atual.

CUIDADO: Mercadores nunca farão uma operação no qual perderão vantagem. Isto é, "Sell Mark Up" será sempre maior do que "Buy Mark Down".

7. Pressione "Inventory" para abrir a janela de Propriedades do Inventário do Mercador.

8. Procure pelo "Amuleto Branco", criado anteriormente, a partir da paleta customizada e arraste-o para qualquer lugar da aba de conteúdo. O Toolset automaticamente acrescentará uma instância do item, ao inventário do Mercador e o selecionará (exibindo a aba, o local onde pode ser encontrado).

Nota: As opções de seção na janela de Propriedades do Inventário indicam os valore que o Mercador vende e compra (quanto o Mercador paga e consegue pelo item). Com um valor de 1% para "Sell Prices", o "Amuleto Branco" que custaria em torno de 600gp, estará custando agora 6gp.

9. Pressione "OK" para fechar a janela "Propriedades do Inventário".

10. Pressione "OK" para fechar a janela "Propriedades do Mercador".

 

Abrindo uma loja
Finalmente, o Mercador possui uma base ativa com alguma ação relativa ao jogador. Ela é facilmente manipulada através uma conversação.

1. Abra a conversa de Veran a partir da lista de conversação no painel Conteúdo do Módulo, e selecione "Edit" a partir do seu menu popup, com o botão direito do mouse.

2. Selecione o Nodo 4 ("Sim, por favor."). Na aba "Actions Taken...", pressione o botão "Script Wizard" (Assistente de Código).

3. Marque a opção "Perform an Action" e pressione "Next".

4. Ative a opção de escolha "Start a Merchant" e digite "mt_Veran" para o campo TAG.

5. Pressione "Next", digite um nome para o script "at_veran01" e pressione "Finish".

Salve o arquivo de conversa e feche o Editor Conversação, grave o módulo e verifique-o no jogo.

 

Extras
Modifique a instância de Veran e mova a adaga (dagger) da sua mão direita para o inventário. Crie um item do tipo livro "Book" com alguns detalhes sobre "O Plano" falando sobre a existência de uma aliado na cidade. Coloque esta nota em Gnashgab para que os PJs o encontrem. Após colocar este objeto no inventário de Gnashgab, selecione-o e marque a opção "Droppable".

 
 
  NEVERWINTER NIGHTS
2.8.1: APRESENTAÇÃO
2.8.2: PERSONAGEM
2.8.3: RAÇAS
2.8.4: CLASSES
2.8.5: DOMÍNIOS
2.8.6: NPCS
2.8.7: TALENTOS
2.8.8: PERÍCIAS
2.8.9: TUTORIAIS
2.8.9.1: PORTRAITS PERSONALIZADOS
2.8.9.2: ACRESCENTANDO SOM WAVE
2.8.9.3: APROFUNDAMENTOS #1
2.8.9.4: APROFUNDAMENTOS #2
2.8.9.5: APROFUNDAMENTOS #3
2.8.9.6: CRIANDO SUAS PRÓPRIAS CRIATURAS
2.8.9.7: INTRODUÇÃO AO AURORA TOOLSET
2.8.9.8: INTRODUÇÃO AO PLOT WIZARD #1
2.8.9.9: INTRODUÇÃO AO PLOT WIZARD #2
2.8.9.10: INTRODUÇÃO AO PLOT WIZARD #3
2.8.9.11: MODIFICANDO A PELE DAS CRIATURAS
2.8.9.12: CONSTRUÇÃO DE MÓDULOS #1
2.8.9.13: CONSTRUÇÃO DE MÓDULOS #2
2.8.9.14: CONSTRUÇÃO DE MÓDULOS #3
2.8.9.15: CONSTRUÇÃO DE MÓDULOS #4
2.8.9.16: CONSTRUÇÃO DE MÓDULOS #5
2.8.9.17: CONSTRUÇÃO DE MÓDULOS #6
2.8.9.18: CONSTRUÇÃO DE MÓDULOS #7
2.8.9.19: CONSTRUÇÃO DE MÓDULOS #8
2.8.9.20: CONSTRUÇÃO DE MÓDULOS #9
2.8.9.21: DIÁLOGOS
2.8.10: DICAS
2.8.11: TABELAS
2.8.12: IMAGENS
2.8.13: WALKTHROUGH

SHADOWS OF UNDRENTIDE
2.8.14.1: APRESENTAÇÃO
2.8.14.2: CLASSES
2.8.14.3: NPCS
2.8.14.4: TALENTOS
2.8.14.5: IMAGENS
2.8.14.6: WALKTHROUGH

HORDES OF THE UNDERDARK
2.8.15.1: APRESENTAÇÃO
2.8.15.2: CLASSES
2.8.15.3: TALENTOS
2.8.15.4: IMAGENS
2.8.15.5: WALKTHROUGH
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