2001-2019, v5.1
 
 
 
 
  JOGOS  NEVERWINTER NIGHTS TUTORIAIS CRIANDO SUAS PRÓPRIAS CRIATURAS / SEÇÕES
 

Adaptado do original, de Rob Bartel and Robin Mayne - BioWare.

 

Criando Suas Próprias Criaturas
Um dos grandes aspectos de construir as suas aventuras para RPG, é certamente a criação de criaturas customizadas para os encontros dos jogadores.

Este tutorial irá descrever como você pode pensar em uma criatura (talvez inspirado por uma criatura de um livro ou de um filme) e utilizar o Toolset para criá-la com suas habilitades e características próprias, para que você possa acrescentá-la ao seu módulo.

 

A Pantera Malar
Tiramos a nossa inspiração da Besta de Malar - no qual é uma criatura específica de Forgotten Realms e descrita na página 20-21 do livro Monstros de Faerun, publicado pela Wizard of the Coast.

Como não queremos criar a atual Besta de Malar propriamente dita (no qual é uma criatura que se transforma entre 3 formas distintas - pantera - texugo - morcego), nós queremos apenas criar um novo monstro felino baseado na pantera da Besta de Mala - por isso, iremos chamar a nossa criatura de Pantera de Malar.

Para Usuários Avançados: Note que o pacote de texturas 1, que está disponível na área de downloads de texturas da BioWare, estão inclusos um morcego e um texugo caso alguém queira criar as duas outras criaturas da Besta de Malar.

Seguindo os passos do Tutorial Modificando a Pele das Criaturas - também disponível em português, criamos a textura da Pantera de Malar, no qual é um desenho de marcas vermelhas, como se a pantera tivesse manchada de sangue no rosto.

Textura Original

 

Textura Modificada

Você pode criar a sua própria textura para a Pantera de Malar, seguindo o Tutorial de Modificação de Pele das Criaturas, ou você pode baixar aquela que nós criamos:

. Baixar o Hak Pak contendo a Pantera de Malar (.hak, 172 KB). Salve no seu diretório "hak" no local de instalação do seu jogo Neverwinter Nights. (A localização original é C:\NeverwinterNights\NWN\hak).

Nota: Para jogar um módulo que utilizar um Hak Pak, os jogadores irão precisar baixá-lo e copiá-lo para os seus diretórios "hak".

. Agora que o Hak Pak esta no seu diretório "hak", nós podemos acrescentá-lo em um módulo. Abra um módulo existente ou crie outro novo através do Toolset. Através do menu "Edit" selecione o comando "Module Properties", e então escolha a aba "Advanced". No campo "HAK File" selecione o seu Hak Pak.

 

Fazendo o Modelo da Pantera Malar
Nota: Você pode baixar nossa Pantera de Malar pronta no final do tutorial.

1. Clique no botão "Paint Creatures" na barra de menu e selecione a aba "Standard".

2. Na lista de árvore, clique com o botão direito em "Monsters | Animals | Feline | Panther" e selecione a opção "Edit Copy" através do menu popup, a partir do botão direito do mouse.

3. Quando o Editor de Criaturas abrir, você verá que a pantera exibida, será a Pantera de Malar. Entre com o novo nome, "Pantera de Malar" para o primeiro campo - "First Name". Você pode modifica o campo TAG para indicar algum texto mais descritivo.

4. Pressione o botão "OK" quando a sua descrição estiver completa.

5. Vá à aba "Classes" e marque o seu alinhamento para "Chaotic Evil". Modifique a sua classe "Animal" para "Shapechanger" e dê a ela, o 9 nível.

6. Vá à aba "Stattistics" e dê as seguintes características para: Força 15, Destreza 22, Constituição 20, Inteligência 10, Sabedoria 15 e Carisma 17. Para a base de pontos de vida defina como 40, resultando num total de pontos de vida em 85. Coloque a sua opção "Movement Rate" para "Very Fast".

7. Vá até a aba "Skills" e indique as seguintes perícias: Hide +17, Listen +11, Move Silently +17 e Spot +11.

8. Vá à aba "Feats" e deixe os seguintes talentos marcados: Alertness, Knockdown, Nature Sense, Opportunist, Weapon Finesse, Weapon Proficiency (Creature).

9. Pressione o botão "Inventory" logo abaixo da janela do modelo 3D. Selecione a aba "Natural Equipment".

10. Apague os itens dentro dos compatimentos "Claw 1", "Claw 2" e "Special Attack", arrastando-os para o ícone da lixeira, no canto inferior da janela.

11. Através da aba "Inventory's Standard Items", clique com o botão direito em "Criatures Items | Claw | Claw 1d4 e selecione com o botão direito do mouse, a opção "Edit Copy" do seu menu popup.

12. No Editor de Ítem, escreva o nome do ítem para "Claw 1d4+2". Você pode mudar os nomes para os campos TAG e Bueprint como quiser.

13. Vá à aba "Propriedades" do Editor de Ítem, e na lista de árvore no canto esquerdo, selecione "Damage Bonus | Slashing". Pressione o botão "->" para ativar esse recurso.

14. No lado direito da janela, selecione a propriedade "Damage Bonus: Slashing [1 Damage]", no qual foi a que você acabou de acrescentar, pressione o botão "Edit Property" da janela. Selecione "2 Damage" e pressione o botão "Select", então pressione "OK" para retornar ao Editor de Ítem.

15. Clique em "OK" para acrescentar estas propriedades ao ítem.

16. Você pode encontrar o seu novo ítem "Claw 1d4+2" através da aba "Custom Items". Arraste até os compartimentos "Beast's Claw 1" e "Claw 2" do inventário.

17. Através da aba "Inventory's Standard Items", dê um clique com o botão direito em "Creatures Items | Bite | Bite 1d6" e selecione a opção "Edit Copy" do seu menu popup.

18. No Editor de Ítem, para o campo "Item Name" escreva "Bite 1d6+1". Você pode modifica os campos TAG e Blueprint se desejar.

19. Vá à aba "Properties" do Editor de Ítem, e na lista de árvore do lado esquerdo, selecione "Damage Bonus | Piercing". Pressione o botão "->" para ativar esse recurso. Por padrão será "+1" se você não realizar a edição.

20. Clique em "OK" para acrescentar essas propriedades ao ítem.

21. Você pode encontrar o seu novo ítem "Bite 1d6+1", através da aba "Custom Items". Arraste até o compartimento "Beast's Special Attacks".

22. Pressione o botão "New", embaixo da lista de visualização da diretira e selecione "Creature Item".

23. No Assistênte de Item, escolha o nome para o seu novo ítem como "Pele da Pantera de Malar". Pressione o botão "Next".

24. Selecione "Creature Items | Skin | Hide" a partir da lista de categorias da paleta e pressione o botão "Next".

25. Marque a opção "Launc Item Properties" e pressione o botão "Finish".

26. Vá à aba "Properties" do Editor de Item e escolha a propriedade "Damage Reduction\+1". Por padrão é "Soak 5 Damage", então você não precisa modificar.

27. Determine as propriedades "True Seeing" e "Immunity: Miscellaneous\Fear".

28. Determine a propriedade "Regeneration" duas vezes, sendo que as duas versões irão aparecer na janela do lado direito. Selecione uma delas e pressione o botão "Edit Properties".

29. Determine "Item Cost Parameter" em +5 e pressione "OK". Isto fará com que a Besta, tenha uma regeneração de 6 pontos de dano, para cada rodada.

30. Pressione "OK" para completar o ítem da criatura. Você poderá encontrar o novo ítem, através da aba "Custom Items". Arraste para o compartimento da Besta "Skin | Hide".

31. Pressione "OK" para fechar o inventário da Besta e pressione novamente "OK" para completar a sua criatura. Você pode encontrar a sua Pantera de Malar na categoria "Monsters | Animals | Feline" através da aba "Custom". Agora você pode utilizá-la como qualquer outra criatura.

 

Exportando a sua Criatura
Agora que o modelo da sua criatura está criado, você pode exportá-la para utilizá-la em outros módulos, ou até mesmo distribuir entre outras pessoas.

. Vá no menu "File" e selecione o comando "Export". Através da opção "Resource Type", selecione "Blueprint for Creatures".

. Selecione a sua criatura, e clique em "Open". Salve o seu arquivo .erf, e acrescente comentários se quiser.

Outras pessoas poderão agora importar o seu arquivo .erf, e acrescentá-lo em seus módulos. Lembre-se que este arquivo .erf contém o modelo de uma criatura, mas não a sua textura. Texturas são compartilhadas através dos Hak Paks.

 

Baixando a Nossa Pantera de Malar
. Baixe o arquivo .erf da Pantera de Malar (.zip, 3 KB), e salve em qualquer lugar que quiser.

. Descompacte o arquivo numa pasta temporária (utilizando talvez o WinZip).

. Através do menu "File" do seu módulo, selecione o comando "Import" e localize o seu arquivo .erf descompactado. Após selecioná-lo clique em "Open". Você poderá ler os comentários se quiser, e então pressione "OK".

. Você pode encontrar a Pantera de Malar customizada através da categoria "Monsters | Animals | Feline", através da aba "Custom". Agora você pode utilizá-lo como qualquer outra criatura do jogo.

 
 
  NEVERWINTER NIGHTS
2.8.1: APRESENTAÇÃO
2.8.2: PERSONAGEM
2.8.3: RAÇAS
2.8.4: CLASSES
2.8.5: DOMÍNIOS
2.8.6: NPCS
2.8.7: TALENTOS
2.8.8: PERÍCIAS
2.8.9: TUTORIAIS
2.8.9.1: PORTRAITS PERSONALIZADOS
2.8.9.2: ACRESCENTANDO SOM WAVE
2.8.9.3: APROFUNDAMENTOS #1
2.8.9.4: APROFUNDAMENTOS #2
2.8.9.5: APROFUNDAMENTOS #3
2.8.9.6: CRIANDO SUAS PRÓPRIAS CRIATURAS
2.8.9.7: INTRODUÇÃO AO AURORA TOOLSET
2.8.9.8: INTRODUÇÃO AO PLOT WIZARD #1
2.8.9.9: INTRODUÇÃO AO PLOT WIZARD #2
2.8.9.10: INTRODUÇÃO AO PLOT WIZARD #3
2.8.9.11: MODIFICANDO A PELE DAS CRIATURAS
2.8.9.12: CONSTRUÇÃO DE MÓDULOS #1
2.8.9.13: CONSTRUÇÃO DE MÓDULOS #2
2.8.9.14: CONSTRUÇÃO DE MÓDULOS #3
2.8.9.15: CONSTRUÇÃO DE MÓDULOS #4
2.8.9.16: CONSTRUÇÃO DE MÓDULOS #5
2.8.9.17: CONSTRUÇÃO DE MÓDULOS #6
2.8.9.18: CONSTRUÇÃO DE MÓDULOS #7
2.8.9.19: CONSTRUÇÃO DE MÓDULOS #8
2.8.9.20: CONSTRUÇÃO DE MÓDULOS #9
2.8.9.21: DIÁLOGOS
2.8.10: DICAS
2.8.11: TABELAS
2.8.12: IMAGENS
2.8.13: WALKTHROUGH

SHADOWS OF UNDRENTIDE
2.8.14.1: APRESENTAÇÃO
2.8.14.2: CLASSES
2.8.14.3: NPCS
2.8.14.4: TALENTOS
2.8.14.5: IMAGENS
2.8.14.6: WALKTHROUGH

HORDES OF THE UNDERDARK
2.8.15.1: APRESENTAÇÃO
2.8.15.2: CLASSES
2.8.15.3: TALENTOS
2.8.15.4: IMAGENS
2.8.15.5: WALKTHROUGH
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