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Adaptado do original, de Robin Mayne - BioWare.

 

Modificando a Pele das Criaturas
Este tutorial irá mostrar a você, como trabalhar com as texturas das criaturas de Neverwinter Nights, modificando-as para criar novas versões dessas criaturas.

 

Introdução
As criaturas do jogo utilizam imagens de texturas, que cobrem o esqueleto de um modelo, para dar forma a pele de uma criatura. Modificando estas imagens de texturas, utilizando um programa de edição de imagens, você pode alterar a aparência da pele de uma criatura. Isto é uma grande forma de criar novas criaturas para utilizar na suas próprias aventuras.

Textura Original

 

Troll Original

 

Textura Modificada

 

Troll Modificado

 

Passos para Modificar o Modelo de uma Criatura
O processo que utilizamos é o seguinte:
. Baixe uma das texturas originais a partir do jogo.
. Modifique-a visualmente utilizando um programa como o Photoshop
. Converta o formato comprimido para aquele utilizado pelo jogo.
. Acrescente-o em um Hak Pak para utilizar no seu módulo.

 

Baixando Texturas
A primeira coisa que é preciso é uma textura de uma criatura original do jogo. A BioWare estará liberando diversas texturas para a comunidade utilizar, e você pode consegui-las baixando a partir daqui. O primeiro pacote contém "Trolls", "Umberhulk", "Bat", "Badger" e "Panther".

Existem ainda, ferramentas desenvolvidas por integrantes da comunidade, que permitem a você extrair diversas texturas do jogo, sendo que isso é um processo um pouco mais complicado.

 

Modificando uma Textura
Utilizando um editor de imagem da sua escolha, que suporte o formato Targa (.tga), abra e edite a textura. Exemplos de softwares que podem fazer isso são: Photoshop, Paint Shop Pro e Irfanview (eu recomendo este último, ótimo e grátis).

Você pode modificar texturas de diversas formas. Pintando sobre os tipos de tatuagens, ou modificando o balanço de cores são duas idéias, sendo que você fica limitado apenas a sua imaginação!

Textura Original

->
Ajustando a Tonalidade
ou
Modificando o Balanço de Cores
->

Textura Modificada

Uma vez que as modificações estiverem prontas, salve a imagem no formato de arquivo Targa (.tag), (selecionando opções, 24 bits/pixel e descomprimido do seu software).

Os nomes dos arquivos de texturas são importantes, sendo que você só pode utilizá-los no Toolset, caso usem o mesmo nome da textura que está no jogo. Então a textura "c_troll" que você baixou, deve ter o nome de arquivo "c_troll", para que seja reconhecido como uma textura de jogo do modelo Troll.

 

Convertendo Texturas
Para utilizar texturas no seu módulo, para que outras pessoas possam jogar, você deve converter as imagens para um formato comprimido e que seja reconhecido pelo jogo.

A BioWare criou uma ferramenta de compressão para completar esse processo, no qual nós utilizamos internamente. Nós estamos agora, oferecendo-a livremente como um utilitário para Windows, mas sem suporte.

 

Instruções para Utilizar a Ferramenta DDS Compression
1. Baixe a ferramente DDS Compression (.zip, 262 KB), salve em qualquer local que quiser, e descompacte-o (utilizando talvez o WinZip).

2. Após descomprimir a ferramenta, você encontrará dois arquivos na pasta "dds" (processtextures.exe e runme.bat) incluindo dois diretórios com os nomes "in" e "out".

3. Coloque .tga que deseja comprimir dentro da pasta "in".

4. Dê um duplo clique no arquivo "runme.bat" na pasta "dds". Isto converterá a textura do formato .tga para o formato comprimido .dds, no qual é requerido pelo jogo. Você encontrará a textura convertida dentro da pasta "out". Ela terá o mesmo nome do arquivo original, acrescido da extensão "dds". A textura inicial "c_troll.tga", se chama agora "c_troll.dss".

 

Notas a Respeito da Ferramenta DDC Compression
A ferramenta DDS Compression é gratuita, e é um utilitário para Windows sem suporte, no qual irá funcionar em todas as placas de vídeo. Isto dependerá da sua placa de vídeo e dos seus drivers para compressão. A maioria dos drivers de DirectX 8 deverá funcionar - Eu testei em uma GeForce3 e em uma Radeon 8500, no qual funcionaram muito bem, contudo na Matrox G550 o teste não funcionou.

Se você não puder executar a ferramenta DDS Compression, eu sugiro procurar um amigo que possa converter as texturas para você, por que isso é um pequeno passo de todo o processo para criar as sua próprias texturas!

 

Criando um Hak Pak
Uma vez que as suas texturas estejam prontas, você precisará acrescentá-los em um Hak Pak, no qual poderá ser utilizado no seu módulo, e distribuído para outras pessoas para que elas possam utilizar as suas criações.

1. O Editor Hak Pak é o programa "nwhak.exe" localizado dentro do diretório "utils", do local de instalação do jogo Neverwinter Nights (a localização padrão é "C:\NeverwinterNights\NWN\utils). Dê um duplo clique em "nwhak.exe" para iniciar o editor.

2. Acrescente o novo arquivo de textura .dds ao Editor Hak Pak, selecionando o menu "Resource" e logo após o comando "Add". Localize o arquivo .dds de textura. Selecione-o e clique em "OK".

3. Você verá o arquivo de textura listado como um recurso do Hak Pak. Acrescente um título e uma descrição ao seu Hak Pak, e salve-o na sua pasta "hak", no local onde você instalou Neverwinter Nights (a localização padrão é "C:\NeverwinterNights\NWN\utils).

 

Utilizando um Hak Pak
1. Agora que o Hak Pak está no seu diretório, nós podemos acrescentá-lo ao módulo. Abra um módulo existente ou crie um novo a partir do Toolset. Através do menu "Edit" selecione o comando "Module Properties", vá até a aba "Advanced". No campo "HAK File" selecione o seu Hak Pak.

Nota: Isto é como o um Hak Pak é acrescentado a um módulo. Lembre-se que, caso utilize um Hak Pak no seu módulo, os jogadores deverão ter no diretório deles, o mesmo arquivo Hak Pak que o seu, para que consigam jogar o seu módulo. Então tenha certeza de disponibilizar o arquivo Hak Pak, junto com o seu módulo quando oferecê-lo para outras pessoas.

2. Agora que o Hak Pak contém a nova textura, criaturas que utilizam esta textura irão agora usá-la como suas peles. No meu exemplo, todos os Trolls que utilizei no meu módulo estão roxos.

 

E Agora?
Se tudo o que você precisa é modificar a pele das criaturas que existem no jogo, para que fiquem com uma nova aparência, então isso é tudo que precisa! Contudo, você pode utilizar o Toolset para criar um novo tipo de criatura com habilidades customizada, e combiná-la com a nova textura para criar uma outra criatura totalmente única e customizada. Esse processo está descrito no tópico "Criando as Suas Próprias Criaturas".

 
 
  NEVERWINTER NIGHTS
2.8.1: APRESENTAÇÃO
2.8.2: PERSONAGEM
2.8.3: RAÇAS
2.8.4: CLASSES
2.8.5: DOMÍNIOS
2.8.6: NPCS
2.8.7: TALENTOS
2.8.8: PERÍCIAS
2.8.9: TUTORIAIS
2.8.9.1: PORTRAITS PERSONALIZADOS
2.8.9.2: ACRESCENTANDO SOM WAVE
2.8.9.3: APROFUNDAMENTOS #1
2.8.9.4: APROFUNDAMENTOS #2
2.8.9.5: APROFUNDAMENTOS #3
2.8.9.6: CRIANDO SUAS PRÓPRIAS CRIATURAS
2.8.9.7: INTRODUÇÃO AO AURORA TOOLSET
2.8.9.8: INTRODUÇÃO AO PLOT WIZARD #1
2.8.9.9: INTRODUÇÃO AO PLOT WIZARD #2
2.8.9.10: INTRODUÇÃO AO PLOT WIZARD #3
2.8.9.11: MODIFICANDO A PELE DAS CRIATURAS
2.8.9.12: CONSTRUÇÃO DE MÓDULOS #1
2.8.9.13: CONSTRUÇÃO DE MÓDULOS #2
2.8.9.14: CONSTRUÇÃO DE MÓDULOS #3
2.8.9.15: CONSTRUÇÃO DE MÓDULOS #4
2.8.9.16: CONSTRUÇÃO DE MÓDULOS #5
2.8.9.17: CONSTRUÇÃO DE MÓDULOS #6
2.8.9.18: CONSTRUÇÃO DE MÓDULOS #7
2.8.9.19: CONSTRUÇÃO DE MÓDULOS #8
2.8.9.20: CONSTRUÇÃO DE MÓDULOS #9
2.8.9.21: DIÁLOGOS
2.8.10: DICAS
2.8.11: TABELAS
2.8.12: IMAGENS
2.8.13: WALKTHROUGH

SHADOWS OF UNDRENTIDE
2.8.14.1: APRESENTAÇÃO
2.8.14.2: CLASSES
2.8.14.3: NPCS
2.8.14.4: TALENTOS
2.8.14.5: IMAGENS
2.8.14.6: WALKTHROUGH

HORDES OF THE UNDERDARK
2.8.15.1: APRESENTAÇÃO
2.8.15.2: CLASSES
2.8.15.3: TALENTOS
2.8.15.4: IMAGENS
2.8.15.5: WALKTHROUGH
/ ENQUETE
 
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