2001-2015, v5.1
 
 
 
 
/ JOGOS / PLANESCAPE: TORMENT / PERSONAGEM / SEÇÕES
 

A "criação" do personagem no Planescape: Torment é diferente. Você não escolhe gênero, classe ou alinhamento. O sistema de habilidades é diferente também... é mais próximo do D&D 3E, embora não seja igual. Você começa com 9 em cada atributo e tem 21 pontos para distribuir entre eles. A cada novo nível, você recebe um ponto para colocar no atributo que quiser.

 

Atributos
Um atributo é qualquer uma das seis características naturais que representam a definição básica do personagem do jogador. Esses pontos são usados para determinar sucesso ou fracasso em muitas ações. Algumas classes também favorecem certos atributos sobre outras e sua eficiência aumenta muito com uma pontuação alta nestas habilidades.

 

Força: No combate, a força influência tanto sua habilidade para acertar (Thac0) quanto o dano que você pode causar, enquanto fora do combate ela determina o quanto de peso você pode carregar, sua habilidade para forçar portas e baús, etc. Além disso, há algumas opções de diálogo que só podem ser completadas com sucesso com força alta (15+ geralmente). Força é ótimo, mas para um Nameless One, não é crucial.

Mais útil para: Lutadores e personagens caóticos e/ou malignos.

 

Destreza: No combate, a destreza influência sua classe de armadura (AC). Fora do combate, destreza é usada principalmente em habilidades ladinas. Por exemplo, há alguns ladrões nas ruas e se você tiver DEX suficiente (hmmm, 14+) você pode pegá-los no ato (embora você também tenha que ter uma boa sabedoria para aprender com eles).

Mais útil para: Lutadores, ladrões e personagens caóticos.

 

Constituição: Acelera sua taxa de regeneração, dá mais PV por nível e outras coisas menores.

Mais (in)útil para: Todos.

 

Inteligência: Não influência o combate. Fora do combate, a coisa mais importante sobre INT é que como ela afeta os diálogos. Personagens espertos podem resolver situações que para outros personagens resultariam em violência (novamente, uma INT de 15+ é geralmente necessária). No entanto, muitas situações tem um desfecho melhor se forem resolvidas por uma Sabedoria alta ao invés de uma inteligência alta. Inteligência é essencialmente para magos, pois afeta a chance de aprender um feitiço com sucesso e o número de feitiços que podem ser aprendidos por círculo de feitiço. Finalmente, INT aumenta sua habilidade Lore.

Mais útil para: Magos.

 

Sabedoria: O melhor atributo do jogo. Sabedoria dá um grande bônus a experiência, o que faz você subir de nível mais rápido. Mas o melhor efeito é sem dúvida alguma nos diálogos, onde você recebe as MELHORES opções, assim como a maioria das recuperações de memória, e sua "voz interior" irá até mesmo avisar você sobre as opções de diálogo perigosas. Também aumenta sua habilidade Lore.

Mais útil para: Todos.

 

Carisma: Carisma é útil, mas não na escala da sabedoria. Carisma não traz beneficio algum a não ser em diálogos. Ela traz novas opções, mas essas opções geralmente não são melhores que as que a Sabedoria vai trazer a você. Também melhora algumas recompensas.

Mais útil para: Personagens caóticos.

 

 

Montando um personagem bom
Seu personagem precisa ter três coisas para se dar bem nos diálogos: sabedoria, carisma e inteligência. O resto dos stats não é tão importante e você só deve gastar pontos naquilo que ajuda sua classe: força e destreza para lutadores, destreza para ladrões e inteligência para magos (apesar de você não poder escolher a sua classe no começo do jogo [você sai como lutador], no decorrer dele você pode mudar para mago ou ladrão).

 

Porque sabedoria é tão importante?
Com sabedoria alta seu personagem ganha um bom bônus em toda a experiência recebida (tanto por missões quanto por monstros derrotados), o que realmente ajuda em níveis altos (21+) de sabedoria. Se você quiser por pontos em outros lugares, não tire de sabedoria, ou você irá se arrepender.

Sabedoria Bônus para experiência
12 ou menos
Nenhum
13 2%
14 5%
15 8%
16 10%
17 13%
18 15%
19 18%
20 20%
21 23%
22 25%
23 27%
24 30%
25 35%

Assim, com uma Sabedoria de 25, se você receber 1.000 de experiência (assumindo que você não tem nenhum companheiro para dividir isso) você irá receber 35% a mais, ou 1.350XP.

 

Porque a recomendação em por pontos em sabedoria, carisma e inteligência?
Porque Torment não é focado em combate como outros CRPGs. Muita experiência (e outros bônus engraçados) podem ser ganhos simplesmente conversando, mas apenas se você tiver atributos bons o suficiente. Por exemplo, se você está conversando com alguém que quer matar você e você tem um carisma alto, você pode convencê-lo a evitar o combate (há uma situação em especial em que sendo esperto o bastante é possivel convencer alguém a se matar por você!).

Força, destreza e constituição são importantes, mas eu não começaria o jogo com eles.

 

Atributos bônus
Além de ganhar atributos quando sobe de nível, é possivel conseguir atributos bônus permanentes em alguns outros lugares:

. Mortuary, Nível Inicial: Ei-Vene - MaxHP +1;
. Smoldering Corpse Tavern: O - WIS +1;
. Drowned Nations, Tumba: Tear of Salieru Dei - CON +1;
. Lower Ward: Sebastian - CHA +2;
. Mortuary, depois de Dead Nations: Xachariah's Heart - DEX +1;
. Clerk's Ward: Nemelle - MaxHP +3;
. Clerk's Ward, Brothel: Vivian - CHA +1;
. Clerk's Ward, Vrischika's Shop: Tear of Salieru Dei - CON +1;
. Clerk's Ward, Festhall: Qui-Sai - AC +1;
. Godsmen Foundry: Sarossa - WIS +1;
. Labirinto da Ravel: Ravel - WIS +1, MaxHP +3, WIS +1 ou 2;
. Curst Prison: Vhailor - STR +1, 2 ou 3; Dano +1, 2 ou 3;
. Carceri Warehouse: Ancient Scroll - Qualquer atributo +2;
. Fortress of Regrets: Incarnação Prática - WIS +1, INT +1;
. Fortress of Regrets: Incarnação Paranóica - STR +1, CON +1;
. Fortress of Regrets: Incarnação Boa - WIS +1.

Total Máximo Possivel: (Ancient scroll pode dar +2 em todos os stats)

. Força +4 (6);
. Destreza +1 (3);
. Constituição +3 (5);
. Inteligência +1 (3);
. Sabedoria +7 (9);
. Carisma +3 (5);
. AC +1;
. MaxHP +7.

E alguns lugares para PERDER atributos...:

. Ignus: você recebe magias - perde 7 MaxHP (total);
. Pillar of Skulls: você recebe respostas, Morte (caso você dê ele) - perde 15 MaxHP por respostas e 5 por Morte de volta.

 
 
  2.10.1: APRESENTAÇÃO
2.10.2: PERSONAGEM
2.10.3: CLASSES
2.10.4: FACÇÕES
2.10.5: NPCS
2.10.6: GLOSSÁRIO
2.10.7: DICAS
2.10.8: IMAGENS
2.10.9: WALKTHROUGH
/ ENQUETE
 
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