2001-2015, v5.1
 
 
 
 
/ SOBRE RPG / REGRAS: 2ª EDIÇÃO / NÍVEIS / SEÇÕES
 

Essas regras valem para os seguinte jogos:
. Baldur's Gate e Tales of Sword Coast;
. Baldur's Gate 2 e Throne of Bhaal;
. Icewind Dale, Heart of Winter e Trials of Luremaster;
. Planescape: Torment.

 

Basicamente, há três coisas que o nível melhora: pontos de vida (HP), Thac0 e jogadas de salvamento (saving throws) (Há outros efeitos secundários em níveis altos, como feitiços mais poderosos, mas isso não é necessário para entender o básico aqui).

 

Pontos de Vida ganhos por nível:

Níveis Guerreiros Clérigos Ladinos Magos
1 ao 9 10 8 6 4
10+ 3 2 2 1

Você ganha a maioria dos HP do seu personagem nos primeiros 9 níveis. Um lutador com uma Constituição razoavel irá ganhar 10HP por nível, e assim ele pode ser um lutador nível 9 com 90HP (assumindo que ele recebeu o HP maximo em cada nível). O número de HP que você recebe é geralmente aleatório. Significando que você pode receber qualquer coisa entre 1 e seu máximo de classe (no caso do lutador, ele iria ganhar algo entre 1 e 10HP por nível).

Além disso, pelos primeiro 9 níveis você irá receber também um bônus de Constituição ao seu HP.

 

Bônus da Constituição:

CON HP bônus CON HP bônus
3 -1 15 +1
4 -1 16 +1
5 0 17 +2 (+3)
6 0 18 +2 (+4)
7 0 19 +2 (+5)
8 0 20 +2 (+5)
9 0 21 +2 (+6)
10 0 22 +2 (+6)
11 0 23 +2 (+6)
12 0 24 +2 (+7)
13 0 25 +2 (+7)
14 0

Apenas Lutadores/Paladinos/Rangers recebem o bônus da constituição entre parênteses.

Então, um Lutador com 18 CON (o melhor que humanos podem chegar) PODE ganhar 14 HP por nível (o alcance seria 5-14).

 

Finalmente há as jogadas de salvamento. Jogadas de salvamento representam a habilidade de seu personagem de evitar vários efeitos, como um feitiço que causa morte. Se ele tiver jogadas de salvamento boas o suficiente (e fazer a jogada aleatória com sucesso) então ele pode sobreviver ao feitiço. Essas também melhoram com os níveis, com os números menores sendo os melhores.

 

Jogadas de salvamento por nível:

Classe Nível

Paralisia/
Veneno/
Morte

Wand Petrificação/
Transmutação
Arma de sopro Feitiço
Clérigo 1-3 10 14 13 16 15
4-6 9 13 12 15 14
7-9 7 11 10 13 12
10-12 6 10 9 12 11
13-15 5 9 8 11 10
16-18 4 8 7 10 9
19+ 2 6 5 8 7
Ladinos 1-4 13 14 12 16 15
5-8 12 12 11 15 13
9-12 11 10 10 14 11
13-16 10 8 9 13 9
17-20 9 6 8 12 7
21+ 8 4 7 11 5
Guerreiros 1-2 14 16 15 17 17
3-4 13 15 14 16 16
5-6 11 13 12 13 14
7-8 10 12 11 12 13
9-10 8 10 9 9 11
11-12 7 9 8 8 10
13-14 5 7 6 5 8
15-16 4 6 5 4 7
17+ 3 5 4 4 6
Magos 1-5 14 11 13 15 12
6-10 13 9 11 13 10
11-15 11 7 9 11 8
16-20 10 5 7 9 6
21+ 8 3 5 7 4

Objetos também podem melhorar jogadas de salvamento. Um Ring of Protection +1 adiciona +1 tanto a AC como as jogadas de salvamento. Em níveis mais altos, jogadas de salvamento se tornam muito mais importantes que a AC, pois os inimigos utilizarão muitos feitiços e habilidades sobrenaturais contra você.

Nota: Jogadas de salvamento são melhores quando elas tem valores baixos, e podem até ser negativas. No entanto, a rolagem de dano continua sendo de 1 a 20. Assim, alguém com uma jogada de salvamento de -2 contra morte sempre terá sucesso, embora alguns feitiços declarem que as jogadas de salvamento feitas contra ele são feitas com uma penalidade; neste caso, não há garantia de sucesso.

 
 
  3.1.1: CONCEITOS BÁSICOS
3.1.2: THAC0 E AC
3.1.3: MAGIA
3.1.4: NÍVEIS
3.1.5: MULTI E DUAL CLASSE
/ ENQUETE
 
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