2001-2015, v5.1
 
 
 
 
/ SOBRE RPG / REGRAS: 2ª EDIÇÃO / THAC0 E AC / SEÇÕES
 

Essas regras valem para os seguinte jogos:
. Baldur's Gate e Tales of Sword Coast;
. Baldur's Gate 2 e Throne of Bhaal;
. Icewind Dale, Heart of Winter e Trials of Luremaster;
. Planescape: Torment.

 

Thac0 significa "To Hit Armor Class 0" (Para Atingir Classe de Armadura 0). De um dado de 20 lados, o número necessário para acertar uma AC de 0. Por exemplo, se o Thac0 é 19, uma jogada de 19 ou maior é necessária para acertar um inimigo com AC 0. Uma jogada de 1 é sempre um erro, e uma jogada de 20 é sempre acerto, chamados respectivamente de Critical Miss (Erro Crítico) e Critical Hit (Acerto Crítico).

O Thac0 inicial é 20 que é gradualmente diminuido quando o personagem passa de nível. O Thac0 depende basicamente da Força do Personagem. Dependendo da classe (Lutadores, Clérigos, Magos), o Thac0 irá diminuir em diferentes velocidades. Para um lutador (ou um Ranger ou um Paladrão) o Thac0 cai 1 a cada nível. Um Lutador nível 1 começa com 20 de Thac0, mas no nível 10 ele está no 11 (Ele ganhou 9 níveis, então diminui 9 no Thac0). Quanto menor o Thac0 melhor, e não há limite nisso.

 

Progressão do Thac0 por Nível e Classe:

Grupo Níveis
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16
Lutador 20 19 18 17 16 15 14 13 12 11 10 9 8 7 6 5
Mago 20 20 20 19 19 19 18 18 18 17 17 17 16 16 16 15
Clérigo 20 20 20 18 18 18 16 16 16 14 14 14 12 12 12 10
Ladrão 20 20 19 19 18 18 17 17 16 16 15 15 14 14 13 13
Lutador -1 na Thac0 a cada nível
Mago -1 Thac0 a cada 3 níveis
Clérigo -2 na Thac0 a cada 3 níveis
Ladrão -1 na Thac0 a cada 2 níveis


Neste ponto nós continuamos nos referindo a Thac0 pura, mas continuam existindo várias coisas que podem modificá-la. Há quatro outras coisas que modificam a Thac0: Força, Arma, Efeitos Especiais e Proficiência. Uma força muito baixa irá aumentar o seu Thac0 (o que é ruim), enquanto força muito alta irá baixar seu Thac0 (o que é bom).

 

Força como modificador de Thac0

Força Bônus Thac0 Força Bônus Thac0
3 -3 17 +1
4 -2 18 +1
5 -2 18/01-50 +1
6 -1 18/51-75 +2
7 -1 18/76-90 +2
8 0 18/91-99 +2
9 0 18/00 +3
10 0 19 +3
11 0 20 +3
12 0 21 +4
13 0 22 +4
14 0 23 +5
15 0 24 +6
16 0 25 +7

Qualquer melhoramento no Thac0 é mostrado com um +3 ou +4, enquanto de fato esses números são quanto o seu Thac0 DIMINUI. Então, um lutador nível 1 tem Thac0 20, mas se ele tem 18/00 de Força (que dá +3 de bônus a Thac0), seu Thac0 vai para 17.

A arma usada também tem um efeito na Thac0, por causa da arma e também por causa da Proficiência. Generalizando, o número da Thac0 é mudada pelo número depois do +. Uma Long Sword +1 melhoraria o Thac0 em 1 ponto. Há exceções a isso, muitas armas não tem o + mas melhoram o Thac0 do mesmo jeito, e muitas irão dizer +1 mas irão melhorar seu Thac0 em mais do que 1 ponto. Nesses casos, checar as informações do objeto irá revelar quanto ele modifica no Thac0.

Feitiços e objetos (que não são armas) também podem modificar a Thac0, como o feitiço Bless ou uma Manopla (Bracers).

Nota: Destreza também diminui o Thac0, mas apenas no uso de armas de longo alcance (arcos, bestas...). Com uma DEX 16 você recebe +1 para acertar, 17 e 18, +2 e 19, +3.

 

A Classe de Armadura (AC) não é somente determinada pela armadura. É a combinação de armadura e Destreza que determina o quão dificil é para um acerto ser feito. A base da Classe de Armadura é 10. Qualquer coisa abaixo disso é melhor e torna o seu personagem mais dificil de ser acertado.

A primeira face da Classe de Armadura é o seu valor de Destreza. Quanto maior a Destreza, menor (e melhor) é sua AC. Isso reflete a capacidade de seu personagem de desviar/defender ataques.

Não importa se você está no nível 1 ou 20, sua AC sempre será determinada pelos mesmos dois fatores, DEX e Armadura. Então, um Lutador nível 1 com uma DEX de 18 teria uma AC de 6 (antes de colocar qualquer armadura, AC Base + Modificador DEX = 10 + (-4) = AC). Um lutador de nível 20 que não usa armadura continuaria com a mesma AC e com a mesma DEX.

O que nos leva ao volume da AC realmente, a armadura. Nós iremos dividir a armadura em duas categorias: armadura de fato (Como Plate Mail) e objetos de suporte (como Ring of Protection +1).

A armadura geralmente mostra o que sua AC vai ser baseado na AC Base. Então Armadura de Couro (Leather Armor) irá mostrar sua AC como sendo 8, o que significa que se você tiver uma AC base de 10, vestir aquela armadura irá diminuir sua AC para 8. Se você NÃO tiver a AC base (e quem tem), ela continuará diminuindo sua AC em 2 pontos. Se nós quisermos determinar a AC de nosso Lutador de DEX 10 vestindo Armadura de Couro nós iriamos precisar pegar a AC da Armadura de Couro + o Bônus de Dextreza para termos um 4 (8 + (-4) = 4). Deste modo você pode pensar que a AC da Armadura está SUBSTITUINDO sua AC Base. Então, ao invés de começar com 10, com a armadura de couro você começaria com 8.

Se a armadura é uma +1 ou +2, significa que a armadura tem uma bônus especial extra nela que diminui ainda mais a AC naquele número. Então uma Chain Mail +4 iria ter um AC de 1, ao invés de 5 (A AC de uma Chain Mail normal é 5).

Em adição a sua armadura, a AC é também determinada por objetos especiais que estão sendo vestidos pelo personagem. O objeto mais comum é o escudo normal que melhora sua AC em um ponto (então a AC 4 de nosso Lutador DEX 18 usando armadura de couro iria diminuir para 3 com um escudo). Há grande variedade de escudos, mas eles todos fazem o mesmo serviço. Outros objetos seriam Rings of Protection ou Cloaks of Protection. Esses também melhoram a AC de quem está vestindo-os.

 

Essas duas coisas são o que determinam quando um acerto (que causa dano) é feito. Thac0 é o lado ofensivo da jogada, e AC é o lado defensivo da jogada.

Um acerto bem sucedido é decidido quando a jogada aleatória é maior que o [Thac0 do atacante - AC do inimigo]. Se um lutador de Thac0 15 ataca um goblin de AC 0 você precisa de uma jogada de 15 ou maior (O jogo faz essas coisas para você, mas ele segue esses mecanismos). Lembre-se que uma jogada de 20 sempre será acerto. Então, mesmo que a AC do goblin seja -400, se você jogar um 20 você continuará acertando. Se o goblin tem AC 10 então você só precisará jogar um 5 ou melhor (Thac0 - AC do Inimigo = 15 - 10 = 5).

 
 
  3.1.1: CONCEITOS BÁSICOS
3.1.2: THAC0 E AC
3.1.3: MAGIA
3.1.4: NÍVEIS
3.1.5: MULTI E DUAL CLASSE
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