2001-2015, v5.1
 
 
 
 
/ SOBRE RPG / REGRAS: 3ª EDIÇÃO / CONCEITOS BÁSICOS / SEÇÕES
 

Essas regras valem para os seguinte jogos:
. Neverwinter Nights;
. Neverwinter Nights 2 (usa a 3.5, mas os conceitos são os mesmos);
. Icewind Dale 2.

 

Dice: Todo mundo sabe o que é um dado (dice em inglês). A forma mais comum de um dado é o d6, ou dado de seis lados. Se você encontrar uma arma que aplica um dano de 3d6, então isso quer dizer que a arma usa três jogadas do dado para aplicar o dano, resultando numa faixa que varia de 3 até 18.

 

d20: A Terceira Edição (3E) utiliza o sistema de "base 20", o que significa que a maioria das jogadas são realizadas com um dado de 20 lados (ataques, salvamento, habilidades, etc.).

 

+,-: No D&D existem modificadores tanto positivos como negativos. Todo modificador + (positivo) melhora um atributo e todo modificador - (negativo) piora um atributo. Modificadores também são ordenados por tipo; o feitiço "bull's strength" dá um bônus do tipo ENHANCEMENT de +1d4 +1 para seu atributo Força. Saber qual o tipo de bônus dado é importante porque você só pode ter um de cada tipo de bônus. Ou seja, se dois feitiços ou efeitos derem um bônus do tipo ENHANCEMENT para a Força, apenas o maior é contado.

 

Encumberance: É o peso que seu personagem pode carregar. Dependendo da sua força, você poderá carregar mais coisas. No D&D quando o peso que você estiver carregando for próximo ao seu limite, você comecará a andar mais vagarosamente, e se você ultrapassá-lo não poderá se mover mais. Por exemplo, um personagem com 10 de força poderá carregar até 100 libras de equipamento. Contudo, devido ao fato de estar em cima do seu limite, você passará a estar "encumbered" (sobrecarregado) e se moverá mais lentamente. Se estiver carregando mais de 100 libras, então você não poderá se mover mais.

 

Feat: Uma habilidade especial recebida no primeiro nível, e após isso, para cada nível que seja divisível por 3. Ela é chamada de talento. Lutadores e magos ganham um talento a mais por cada vez.

 

Roll: Rolagem de um dado. A maior parte da terceira edição é baseada no sistema d20 (20 lados), o qual possui uma faixa de valor variando do 1 ao 20. Rolagens de ataque e jogadas de salvamento são baseadas no sistema d20.

 

Stat Modifiers: Cada um dos seis atributos (Força, Destreza, Constituição, Inteligência, Sabedoria e Carisma) modificam diversas coisas. Força afeta a sua habilidade de acerto em combates corpo-a-corpo e o seu respectivo dano. Os modificadores acrescentam +1 a cada dois pontos de habilidade. Uma habilidade com 10 pontos é considerada como +0 para o seu modificador, enquanto uma habilidade de 12 pontos possui um modificar de +1, 14 passa a ter +2, etc.

Isto funciona para todas as habilidades. Um força de 14 fornece +2 para o acerto e dano, enquanto um carisma de 14 fornece +2 para os testes de diplomacia e intimidação.

Valor do atributo Modificador
1 -5
2-3 -4
4-5 -3
6-7 -2
8-9 -1
10-11 +0

12-13

+1
14-15 +2
16-17 +3
18-19 +4
20-21 +5
22-23 +6
etc...

A diferença entre os pontos na Habilidade e o modificador da Habilidade é importante. Utilizando a magia "Bull's Strength", ela lhe dará 1d4+1 para sua força, mas se você já tiver um máximo de +5 para a sua habilidade, isso será convertido em apenas +2 para o seu modificador (para o acerto e dano).

 
 
  3.2.1: CONCEITOS BÁSICOS
3.2.2: BAB E AC
3.2.3: MAGIA
3.2.4: JOGADAS DE SALVAMENTO
3.2.5: MULTICLASSE
/ ENQUETE
 
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