2001-2015, v5.1
 
 
 
 
/ SOBRE RPG / REGRAS: 3ª EDIÇÃO / JOGADAS DE SALVAMENTO / SEÇÕES
 

Essas regras valem para os seguinte jogos:
. Neverwinter Nights;
. Neverwinter Nights 2 (usa a 3.5, mas os conceitos são os mesmos);
. Icewind Dale 2.

 

Existem três tipos de jogadas de salvamento na terceira edição:

Fortitude: Baseia-se na Constituição, determina como a resistência física do corpo pode resistir a venenos, enfermidades e até a feitiços de morte instantânea.

Reflex: Baseia-se na Destreza, determina a sua habilidade para esquivar-se de feitiços nocivos, como "Fireball".

Will: Baseia-se na Sabedoria, determina a habilidade em resistir a invasões da mente... ou apenas ao medo de um dragão bem grande.

As jogadas de salvamento melhoram a medida que você ganha mais níveis. Cada classe tem ao menos uma jogada de salvamento bom, e geralmente duas jogadas de salvamento ruins (monges possuem todas boas, clérigos tem duas boas, etc.).

Quando a sua classe for boa em uma jogada de salvamento em particular (por exemplo, lutadores são resistentes, portanto possuem uma jogada de salvamento de Fortitude bom), eles começam com +2 para aquela jogada de salvamento, e aumentam +1 a cada 2 níveis, até que atinjam +12 no nível 20.

Jogada de salvamento = Bônus base de salvamento (Determinado pelo nível) + Modificador de atributo.

Então, Kragg no nível 20 com 20 pontos de Constituição (+5 de bônus), terá uma jogada de salvamento de Fortitude de:

Fortitude = +12 (Base) + 5 (Constituição) = +17.

Jogadas de salvamento "ruins" (como a jogada de salvamento de Will dos lutadores), começam com +0 e aumentam a cada 3 níveis até atingirem +6 no nível 20.

Então, Kragg, ainda no nível 20 com 10 de Sabedoria (+0 de bônus), terá um salvamento realmente ruim de:

Will = +6 (Base) + 0 (Sabedoria) = +6.

Então, mesmo com Kragg sendo de nível 20, um bardo de 1º nível lançando "Cause Fear" FARÁ com que ele saia correndo como um bebê (Contudo Kragg é um anão, e anões ganham bônus as jogadas de salvamento contra efeitos mágicos).

 

Jogadas de salvamento:

Classe Boas Ruins
Lutador, Bárbaro, Paladino e Ranger Fortitude Will e Reflex
Clérigo e Druida Fortitude e Will Reflex
Bardo Will e Reflex Fortitude
Ladrão Reflex Fortitude e Will
Mago e Feiticeiro Will Fortitude e Reflex
Monge Fortitude, Will e Reflex -

 

Nível da classe Jogadas de salvamento
Ruins Boas
1 +0 +2
2 +0 +3
3 +1 +3
4 +1 +4
5 +1 +4
6 +2 +5
7 +2 +5
8 +2 +6
9 +3 +6
10 +3 +7
11 +3 +7
12 +4 +8
13 +4 +8
14 +4 +9
15 +5 +9
16 +5 +10
17 +5 +10
18 +6 +11
19 +6 +11
20 +6 +12

Então, mesmo um Monge com 10 em todas as habilidade, teria +12 para todos os salvamentos no nível 20.

 
 
  3.2.1: CONCEITOS BÁSICOS
3.2.2: BAB E AC
3.2.3: MAGIA
3.2.4: JOGADAS DE SALVAMENTO
3.2.5: MULTICLASSE
/ ENQUETE
 
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