2001-2015, v5.1
 
 
 
 
/ SOBRE RPG / REGRAS: 3ª EDIÇÃO / MULTICLASSE / SEÇÕES
 

Essas regras valem para os seguinte jogos:
. Neverwinter Nights;
. Neverwinter Nights 2 (usa a 3.5, mas os conceitos são os mesmos);
. Icewind Dale 2.

 

O sistema de multiclasse na 3ª edição funciona de maneira similiar ao dual classe da 2ª edição. Pórem, eles são completamente diferentes. Na 2ª edição você tinha que saber se uma multiclasse era válida, e quais tipos de atributos eram necessários. Na terceira edição, existem menos coisas para se preocupar -- você pode fazer um lutador anão multiclasse com um bárbaro (e depois acrescentar alguns níveis de ladrão, caso queira) -- porém existem alguns novos conceitos.

Como o seu personagem possa ser um Lutador 7 / Bárbaro 4 (nível total 11), nós teremos que definir melhor seus níveis:

Nível do personagem: Total de níveis do personagem. Some todos os níveis das classes e você tem isso. Alguns feitiços utilizam o seu nível de personagem para determinar o quão poderoso será o seu efeito (Divine Power, é um exemplo).

Nível de classe: O número de níveis que o seu personagem possui em uma classe específica. No exemplo acima, o personagem (Kragg) tem nível de classe 7 para lutador, e nível de classe 4 para bárbaro.

Você pode fazer um Lutador 1 / Bárbaro 1 / Ranger 1 / Ladrão 1 / Mago 1 / Feiticeiro 1, caso queira. Ele seria um personagem muito fraco se comparado a um personagem de classe única, mas você pode fazê-lo. Geralmente personagens de classes única são mais poderosos, especialmente usuários de feitiço. No 20º nível um clérigo poderia simplemente limpar o chão com um personagem multiclasse clérigo 10 / feiticeiro 10.

Dica: A minha maneira favorita de utilizar multiclasse é utilizar 4 nível de lutador. Um personagem clérigo 16 / lutador 4 é muito mais habilidoso em combate do que um clérigo de nível 20. O personagem clérigo 16 / lutador 4 poderá ter um ataque e mais três talentos extras. Claro, que nisso você perde alguns feitiços... e não poderá atingir o 9º círculo neste ponto.

Para ver a tabela de nível do personagem / experiência, clique aqui.

Ex: Kragg é um guerrerio de 1º nível. Ele ganha 1000 pontos de experiência, o suficiente para o segundo nível. Neste ponto ele pode simplesmente aumentar o seu nível de lutador, ou ele pode pegar um nível de uma nova classe. Em ambos os casos, ele será um personagem de nível 2.

Digamos que ele escolheu a classe bárbaro. Aqui está a primeira linha de habilidades desta classe:

Nível BAB Fortitude Reflex Will Outros
1 +1 +2 +0 +0 Fúria 1x/dia e movimento rápido

Isto é acrescentado ao status atual de Kragg. Como Kragg foi um Lutador, os seus stats serão o seguinte:

Nível BAB Fortitude Reflex Will Outros
2 +2 +4 +0 +0 Talento de lutador, Fúria 1x/dia e movimento rápido

Kragg será de segundo nível, isto é, um lutador 1 / bárbaro 1.

Então, para aumentar o nível de seu personagem, você simplesmente tem acrescentar o nível de classe ao seu nível atual, obtendo assim, um novo nível de personagem.

O maior e único limite para você pegar uma nova classe é o seu alinhamento. monges devem ser leais (lawful), paladinos devem ser leais e bons (lawful good), bárbaros não podem ser leais (lawful), druídas precisam ser qualquer tipo de neutro e bardos não podem ser leais (lawful).

 

Penalidades de experiência e classes favorecidas
Se Kragg fosse um anão lutador 8 / bárbaro 2 / ranger 2, ele NÃO teria penalidade alguma na sua experiência. Contudo, se ele fosse um bárbaro 8 / lutador 2 / ranger 2, ele teria uma penalidade de 20%. A partir deste ponto, de toda experiência que ganhasse seria retirado 20% (então se ele ganhasse 1000 pontos de experiência por matar um grande monstro, na verdade estaria ganhando apenas 800). Isto acontece devido a classe favorecida.Cada raça possui uma classe favorecida:

. Anão: Lutador;
. Elfo: Mago (qualquer);
. Gnomo: Ilusionista (mago);
. Humano: Qualquer uma;
. Meio-elfo: Qualquer uma;
. Halfling: Ladrão;
. Meio-orc: Bárbaro.

Quando se determina penalidade de experiência, a classe favorecida não é contada. Então, para vermos a penalidade de Kragg, você deve ignorar os seus níveis de lutador (ele é um anão). Então se ele for um lutador 8 / bárbaro 2 / ranger 2 para propósitos de penalidade de experiência, você deve contar apenas Bárbaro 2 / Ranger 2. Humanos e meio-elfos consideram como classe favorecida aquela que tiver nível mais alto. Então, um humano poderá ser tanto lutador 8 / bárbaro 2 / ranger 2 como um bárbaro 8 / lutador 2 / ranger 2.

As penalidades de experiência aparecem quando sua multiclasse não está mais com o mesmo nível ou UM nível acima/abaixo da outra (novamente, não contando sua classe favorecida). Para cada classe fora de balanço, você recebe 20% de penalidade na experiência.

Vamos ver o exemplo de Kragg novamente.

Lutador 8 / Bárbaro 2 / Ranger 2
Ignore os níveis de lutador, isto faz dele um bárbaro 2 / ranger 2. Os níveis são iguais e não há penalidade de experiência.

Bárbaro 8 / Lutador 2 / Ranger 2
Ignore os níveis de lutador, isto faz dele um um bárbaro 8 / tanger 2. Como estes níveis não são iguais ou estão dentro de 1 nível de diferença, ele terá uma penalidade de 20%.

Lutador 8 / Bárbaro 8 / Ranger 2
Ignore os níveis de lutador, isto faz dele um bárbaro 8 / ranger 2 com 20% de penalidade.

Druída 8 / Bárbaro 6 / Ranger 3
Nenhuma classe favorita aqui, então as três classes tem que ser balanceadas. Elas obviamente não são, então haverá diversas penalidades de experiência (40%).

Druída 6 / Bárbaro 6 / Ranger 6
Nenhuma classe favorita aqui, porém todas as três classes estão balanceadas (mesmo nível), então não haverá penalidades. Note que a combinação 5/5/4 poderia estar balanceada também, porém 6/5/4 não estaria.

 
 
  3.2.1: CONCEITOS BÁSICOS
3.2.2: BAB E AC
3.2.3: MAGIA
3.2.4: JOGADAS DE SALVAMENTO
3.2.5: MULTICLASSE
/ ENQUETE
 
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