AVENGERS OF BALDURAN
  JOGOS BALDUR'S GATE 2 KITS LADRÃO

Caçador de Recompensas
Nota: B ... Um ladrão que gosta de armar armadilhas e F (no Throne of Bhaal).
Melhores Raças: Eu iria de hobbit pois eles recebem os melhores bônus para perícias de ladrões. Se você quer escolher classe dupla para mago depois, pegue humano.
Nível Máximo de Experiência: SoA: 23, ToB: 40.

Melhores Proficiências de Armas: Eu colocaria o máximo de pontos possíveis em arcos curtos, e qualquer outra arma corpo-a-corpo que você goste. Então vá para estilo arma única. Quando você mudar de seu arco para sua arma corpo-a-corpo você recebe o bônus para a CA.

Informações Gerais:
Este é um caçador de homens, perito em rastrear seus alvos e trazê-los vivos... seja para autoridades da lei ou mestres do submundo. Os caçadores de recompensa são especialmente treinados para sua tarefa, e são oponentes temíveis. Eles aperfeiçoaram sua habilidade de colocar armadilhas bem além do ladrão comum.

Vantagens:
. +15% para armar armadilhas.
. Ele pode armar armadilhas especiais (além daquelas que todos os ladrões recebem). As armadilhas são mais poderosas do que as comuns, e o efeito varia de acordo com o nível. Estes são os efeitos:

Nível 1: a armadilha causa danos e diminui a velocidade do alvo (se não tiver sucesso no salvamento);
Nível 11: a armadilha imobiliza o alvo (se não tiver sucesso no salvamento);
Nível 16: a armadilha cria uma Esfera Resistente de Otiluke em volta do alvo (se não tiver sucesso no salvamento);
Nível 21: a armadilha manda o alvo para um Labirinto.

Desvantagens:
. Recebe apenas 20% dos pontos para distribuir nas habilidades de ladrão por nível.

Prós: Um dos truques mais úteis que o ladrão tem para matar mega monstros (como dragões e liches) é a habilidade de armar armadilhas. Ela é útil porque é indefensável, ela sempre atinge o alvo. O caçador de recompensas ganha o dobro de armadilhas para montar, tanto as normais quanto as especiais. Você pode ver o que as armadilhas especiais fazem acima.

Os caçadores de recompensas também são ótimos para personagens de classe dupla, depois do nível 11 quando você ganha a armadilha especial que imobiliza o alvo.

Contras: Os caçadores de recompensas perdem 5 pontos de ladrão por nível. Há 7 habilidades de ladrões, e você só começa com 30 pontos (mais os pontos padrão de cada habilidade). Em outras palavras, o caçador de recompensas TERÁ que descartar várias habilidades para manter as importantes. Você provavelmente terá que se concentrar em Procurar Armadilhas, Abrir Trancas e Preparar Armadilhas.

Em segundo lugar, os bônus das armadilhas especiais são muito ruins. Os monstros em que você realmente vai querer usar as armadilhas (principalmente dragões) provavelmente não serão imobilizados por elas. E conseguir o dobro de armadilhas é quase inútil porque você pode simplesmente descansar para restaurar sua habilidade, e todas as suas armadilhas vão continuar lá.

Eu dei nota F para o caçador de recompensas no Throne of Bhaal porque TODOS os ladrões conseguem armadilhas MUITO melhores nele. Assim, NÃO há motivo para usar um caçador de recompensas em vez dos outros kits.

 

 

Assassino
Nota: C+ ... Um ladrão que gosta de envenenar seu alvo e A+ (se você realmente gosta de golpear por trás).
Melhores Raças: Eu iria de hobbit pois eles recebem os melhores bônus para perícias de ladrões. Se você quer escolher classe dupla para mago depois, pegue humano.
Nível Máximo de Experiência: SoA: 23, ToB: 40.

Melhores Proficiências de Armas: Eu colocaria o máximo de pontos possíveis em arcos curtos, e qualquer outra arma corpo-a-corpo que você goste. Então vá para estilo arma única. Quando você mudar de seu arco para sua arma corpo-a-corpo você recebe o bônus para a CA.

Informações Gerais:
Este é um assassino treinado para mortes discretas e eficientes, que confia no segredo e na surpresa para realizar sua tarefa.

Vantagens:
. Pode embeber sua arma com veneno uma vez por dia a cada 4 níveis. O próximo golpe com essa arma injeta o veneno no alvo, causando 1 ponto de dano por segundo por 24 segundos (3 pontos de dano nos primeiros 6 segundos). Uma jogada de salvamento contra veneno limita o dano a 12.
. Bônus de +1 para atingir e +1 para o dano causado.
. O golpe por trás alcança x7 em vez de x5. Isto é obtido no nível 21.

Desvantagens:
. Só recebe 15 pontos por nível para distribuir nas habilidades.
. Precisa ter alinhamento mau ou neutro e caótico.

Prós: O veneno do assassino matará qualquer coisa que você conseguir atingir, mesmo que tua arma não possa ferir o inimigo. Isso funciona maravilhosamente quando sua arma normalmente seria inútil (enfrentando Kangaxx, por exemplo), e aí seu veneno faria todo o trabalho para você.

Diferente do que a descrição diz, o veneno funciona por 24 segundos, qualquer coisa que você atinja nesse período será envenenada, o que é bem mais útil.

Mike Lee adiciona isto: o veneno do assassino não danifica seu alvo no próximo golpe, ele age como o kai do kensai, enquanto a habilidade de Envenenar Arma estiver ativada todos os golpes envenenam, incluindo efeitos mágicos como Lâmina de Fogo, Espada Certeira ou Meteoros Miúdos de Melf. O veneno também age completamente diferente do que eles descrevem. Cada golpe causa uma quantidade aleatória de efeitos de veneno, normalmente de 1 a 4 pelo que eu vi. Cada efeito envenena, e você pode salvar contra cada efeito. Você também pode multiplicar sua habilidade de envenenar a arma para duplicar, triplicar ou quintuplicar o veneno causado por golpe. Parte disto provavelmente mudou com o patch.

De qualquer forma, a melhor característica do assassino é o golpe por trás x7. Esconda-se nas sombras, chegue atrás de alguém, cause 70 de dano e assista ele morrer. Se você nunca golpeou por trás antes, tudo que você precisa fazer é chegar desapercebido (nas sombras ou invisível) atrás da vítima. Depois do golpe, se houver mais monstros, use uma poção/anel/feitiço de invisibilidade e fuja. Volte e golpeie por trás novamente. Se você NÃO quer usar golpes por trás, por que está jogando como um ladrão?

Mike Vredevoogd adiciona isto: assassinos são ótimos para incapacitar feiticeiros inimigos. Mesmo que você não queira golpear por trás alguém cercado por guardas fortes, assassinos com a habilidade de envenenar armas podem usá-la para disparar flechas. Com as flechas certas, você pode incapacitar qualquer mago no jogo (exceto aqueles naturalmente imune a armas, como liches). Na verdade, você pode até superar a maioria dos feitiços defensivos. Por exemplo, se um mago tiver pele de pedra ou proteção contra armas/projéteis normais ativada, use flechas de dissipação para remover as proteções (poupando teus magos do trabalho) e depois acerte novamente para envenenar. Se eles estiverem usando proteção contra armas mágicas então as flechas de dissipação não funcionarão, mas aí você poderá usar flechas normais facilmente. Usando um arco com ataques múltiplos por rodada um assassino pode facilmente incapacitar todos os lançadores de feitiços de um grupo (acerte os magos primeiro, antes que suas contingências sejam ativadas, então vá atrás dos clérigos porque eles raramente se protegem contra armas de projéteis). As contingências dos magos ainda funcionarão normalmente, mas eles não conseguirão lançar nada contra você até o veneno acabar, e nessa hora teus magos e lutadores já terão acabado com eles. Em níveis maiores, meu assassino enfrentou uma equipe de drows sozinhos, mas usando flechas cáusticas envenenadas (uma combinação formidável!) cada drow atingido ficou incapaz de se mexer até o veneno terminar! Eles eram atingidos por 1 PV de dano com tanta freqüência que seus avatares não tinham tempo, durante a animação de ferimentos, de se mover na minha direção! Atingindo eles um depois do outro, meu Assassino conseguiu mantê-los longe e derrubou todos. Também parece que não há como evitar o veneno do assassino se ele atingir alguém. Talvez exista um salvamento para sofrer apenas metade do dano, mas ninguém que não era imune conseguiu resistir ao envenenamento depois de um golpe bem-sucedido, mesmo que eles salvassem com freqüência contra as flechas cáusticas.

Contras: Perder 10 pontos de ladrão por nível faz do Assassino um ladrão bem ruim. Ou você se concentra em 2 ou 3 habilidades ou você é ruim em todas elas. De qualquer forma, o Assassino não é um ladrão muito bom.

Quanto à habilidade de envenenar, sim, é uma forma útil de adicionar danos extras, mas não é tão útil assim. Ela não melhora de efeito com o avanço de níveis (diferente de outras habilidades). Ladrões (com exceção do valentão) são péssimos personagens de linha de frente, e forçá-lo para o fronte é uma decisão ruim, apenas para causar alguns pontos de dano extra por 24 segundos.

Réplica Pró: É por isso que você se esconde nas sombras, golpeia por trás e deixa o veneno fazer o trabalho por você. Chaoshunter adiciona: assassinos são uma classe muito boa, apesar do que alguns pensam. Assassinos não são lutadores de frente. Eles são matadores de magos e clérigos. Com o veneno e um multiplicador x7 de golpes por trás, você matará praticamente cada mago e clérigo com um único golpe.

Tréplica Contra: Já que o assassino só ganha 15 pontos por nível, se ele tiver pontos o bastante para esconder nas sombras, ele não terá muitos pontos em Procurar Armadilhas e Abrir Trancas, o que é mais importante. Não se pode trocar estas perícias NECESSÁRIAS por um ataque um pouco melhor.

Réplica Pró ToB: Primeiro, a classe do assassino fica bem melhor. Com o golpe por trás x7 que nenhuma outra classe tem mais a habilidade de nível alto Assassinato, ele pode causar montanhas de dano muito rapidamente. Adicione um Cinturão de Força de Gigante do Fogo e/ou Manoplas de Especialização Extraordinária para aumentar o efeito. Acredito que meu recorde seja um golpe por trás de 314 pontos... bastante. Infelizmente, você não pode golpear dragões por trás. Os 15 pontos por nível também não são mais tão ruins, considerando que você começa no nível 21 e pode chegar até o 40, o que te dá MUITO mais pontos de ladrão que você jamais precisará.

 

 

Valentão
Nota: B+ ... Já é quase um lutador/ladrão.
Melhores Raças: Eu iria de hobbit pois eles recebem os melhores bônus para perícias de ladrões. Se você quer escolher classe dupla para mago depois, pegue humano. Se você considera o valentão mais um lutador que um ladrão, faça um meio-orc.
Nível Máximo de Experiência: SoA: 23, ToB: 40.

Melhores Proficiências de Armas : Eu colocaria o máximo de pontos possíveis em arcos curtos, e qualquer outra arma corpo-a-corpo que você goste. Então vá para estilo arma única. Quando você mudar de seu arco para sua arma corpo-a-corpo você recebe o bônus para a CA. Você também pode querer dar 3 pontos para estilo de duas armas já que o valentão é um dos poucos que pode colocar 3 pontos nisso.

Informações Gerais:
Este ladrão é parte acrobata, parte espadachim e parte espertinho: o auge do encanto e da graça.

Vantagens:
. Bônus +1 para a CA.
. +1 para a CA a cada 5 níveis.
. +1 para atingir e +1 para o dano causado a cada 5 níveis.
. Pode se especializar em qualquer arma de combate corpo-a-corpo que um ladrão pode usar.
. Pode colocar três pontos na proficiência "Estilo de 2 Armas".

Desvantagens:
. Não tem multiplicador de golpes por trás.

Prós: O valentão é um melhor guerreiro que o lutador de várias formas. Ele ganha +1 para a CA a cada 5 níveis, então, enquanto um lutador começa com CA 10 (antes da DES e da armadura) o valentão começa com 9. No nível 10 isso passa para 8, no 15 para 7 e no 20 para 6 (ainda antes da armadura e da DES). Este bônus de CA se junta com um bônus de +1 para atingir e para o dano, o que, aplicado 4 vezes, é +4 para atingir e para o dano no final do jogo. Não é tão bom quanto o bônus do kensai, mas até aí o valentão não é mesmo um lutador.

Além disso, diferente do ladrão, o valentão pode se ESPECIALIZAR numa arma (2 pontos de proficiência) para conseguir +1 para atingir e +2 para o dano. Esse é um bônus enorme. A diferença entre Proficiente (um ladrão comum) e Especializado (um valentão) é maior do que a diferença entre um lutador Grande Mestre e um Especializado. Combine isso com os bônus iniciais e, em relação a um ladrão normal, o valentão ganha +5 para atingir e +6 de dano no final do jogo. Mesmo no começo a diferença já seria +2 e +3.

E o valentão pode lutar bem com as duas mãos. Ele é uma das poucas classes (lutador, espadachim, mateiro, paladino, bárbaro e valentão) que PODE conseguir 3 estrelas em estilo de duas armas. Isso deixa as 2 armas bastante poderosas, dando ao Valentão um bom ataque extra.

Se você quiser um ladrão puro, vá com o valentão. E se você quiser isso, pegue um hobbit Valentão com DES 19.

Contras: Qualquer um que goste de golpear por trás vai DETESTAR o Valentão. Golpear por trás, no fim do jogo, pode causar até um dano x5, e você pode golpear por trás quantas vezes for possível até o Esconder nas Sombras sumir (o que demora 1 rodada)... imagine o que você poderia fazer com 5 ataques por rodada.

Uma alternativa ao valentão é começar com um humano kensai e duplicar classe para ladrão no nível 9. Isto te dá +3 para atingir e para o dano, pode te dar Grande Maestria (+2 para atingir e +3 para o dano) e você ainda pode golpear por trás para causar danos incríveis. Finalmente, a "especialização" do Valentão é muito menos útil que a do Lutador. Por quê? Não dá ataque extra!

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