Bardos Melhores Proficiências de Armas: Vá com arco pequeno (pelo Tansheron ou Gesen), katanas (pela Espada Zerth de Dak'kon) e estilo arma única. Deste jeito você pode mudar entre as armas sem ter que colocar uma arma/escudo extra na sua segunda mão. Estilo arma única também dá bônus para CA. Informações Gerais: Vantagens: Desvantagens: Prós: O bardo realmente é um pouco de tudo. Parte ladrão, pois ele pode bater carteiras. Parte mago, pois ele pode usar algumas feitiços (até o 6º nível). O bardo é único. A melhor coisa sobre o bardo puro é seu Conhecimento. Conhecimento possibilita a você identificar objetos sem ter que usar um feitiço, ou gastar dinheiro em uma loja. O bardo pode simplesmente olhar para o objeto e dizer o que é ele e o que ele faz (clique com o botão direito no objeto, se ele for descrito, seu conhecimento foi alto o suficiente). Um bom bardo pode identificar a maioria dos objetos no começo do jogo, e no fim praticamente todos. Isso possibilita a você memorizar outras feitiços além de Identificar, como Esfera Cromática ou Projétil Mágico. Já que seu bardo tem bater carteiras (+10 por nível), isso libera os pontos de perícias do seu ladrão para outras perícias. Um ladrão não precisa roubar se seu bardo pode fazer isso! Feitiços de mago são um bônus fantástico para essa classe. Ficou sem flechas? Atire um Projétil Mágico! E ainda você pode usar feitiços de proteção em você (Aceleração, Pele de Pedra, etc...) e ficar com um personagem bem mais útil. Verdade seja dita, o bardo nunca recebe mais que 5 feitiços para usar por nível, e só pode chegar ao 6º círculo de feitiços, mas o bardo não está lá para SUBSTITUIR o seu mago, apenas para ajudá-lo. Embora a canção do bardo puro não seja tão útil em combate quanto a do Escaldo, ela tem bons efeitos melhorando a sorte, essa habilidade estranha que o jogo usa toda hora. Isso melhora virtualmente todos os testes em +1. Isso tem o mesmo efeito de usar a feitiço "Sorte" em todos do grupo de uma vez. O bardo realmente não é um bom personagem sozinho, mas ele se torna um bom membro de um grupo. Contras: O bardo é um guerreiro muito fraco, quase inútil como ladrão e dificilmente pode ser chamado de mago. Bardos apenas recebem um ponto de proficiência por perícia no jogo. O que significa que eles nunca vão receber bônus em nada, tudo o que eles vão fazer é não receber a penalidade. E mais, eles não podem usar nada melhor que cota de malha, e até você conseguir uma das cotas de malha élficas, você não pode usar armadura e usar feitiços ao mesmo tempo. O bardo irá ser acertado mais que todos no seu grupo (tirando o mago). Combine isso com uma FOR não maior que 18 (+1 para acertar, +2 dano) e o bardo tem que evitar a linha de frente a todo custo. Réplica Pró: É por isso que você dá ao bardo proficiência em arco pequeno (ou outras armas de projéteis) para evitar colocar ele na linha de frente. Então ele pode causar dano aos inimigos com um risco mínimo a sua vida. Se as flechas não estão fazendo nada, coloque a canção do bardo para ajudar o grupo. Contra: Bater Carteiras é a MENOS útil das perícias do ladrão no jogo. Simplesmente não há muitas oportunidades para usar isso por alguma coisa. Há muito mais armadilhas e portas trancadas do que pessoas com coisas para serem roubadas. Réplica Pró: Sim, mas quando se acha o Anel de Regeneração no dono do Mercado do Aventureiro (ou situação similar) isso se torna útil um pouco. Além disso, poder roubar de lojas é um modo fácil de ganhar dinheiro e conseguir bons objetos no início do jogo. Contra: Um problema grande com a música do bardo é que o bardo não pode fazer nada mais do que ficar lá parado tocando. Nada de feitiços, nada de ataques. Se você quer dar a todos +1 de sorte, você tem que parar de atirar flechas nas pessoas, parar e tocar sua música. Tudo o que você pode fazer é andar um pouco, qualquer coisa além disso cancela a música. Réplica Pró: O que efetivamente mantém o fraco Bardo fora da luta... uma boa coisa, se eu não estou enganado. |