Essas regras valem para os seguinte jogos:
Classes que aparecem nos jogos acima:
* Não pode ser multi/dual classe. Há também combinações dessas classes chamadas multiclasses, onde um personagem pode ser duas ou três classes ao mesmo tempo. Humanos não pode ser multiclasse, só Dual Classe. Qual muticlasse você pode ser depende da raça do personagem.
Raças e multiclasse:
Como você pode ver, Meio-Elfo é a raça mais versátil quando se trata de multiclasse. Experiência para o personagem multiclasse é dividida igualmente entre suas várias classes. Se um Lutador/Ladrão recebe 1000 de experiência por matar um halfling maligno da perdição, então sua metade lutador recebe 500XP e sua metade ladrão recebe outros 500XP. Então, o personagem multiclasse geralmente sube de nível a metade da velocidade de personagens "puros". Pontos de vida tem um tratamento parecido. Quando o lutador/ladrão recebe um nível de lutador, ele recebe 1/2 dos HPs normais de um lutador. Lutadores normalmente recebem 10HP por nível, e o lutador/ladrão ganharia 5HP no máximo por nível de lutador e 3 por nível de ladrão. Bônus de constituição são tratados de uma de duas maneiras: 1) Você recebe o bônus uma vez por número de níveis. Então, nosso lutador/ladrão receberia o bônus de CON quando seu ladrão subisse de nível, pois essa sobe de nível mais rápido. 2) O bônus de CON é dividido pelo seu número de classes e você recebe uma parte por nível do personagem. Se você for um Lutador/Ladrão você continua recebendo o bônus extra para lutadores. Há várias condições para o dual classe: 1) Você PRECISA ser Humano. 2) Você PRECISA ser pelo menos nível 2. 3) Você PRECISA começar de uma classe que pode ser dual. Paladinos e bardos não podem ser dual para nada, nem você pode dar dual de algo para bardo ou paladino. 4) A combinação DEVE ser uma "multiclasse" válida. Se você não consegue achar ela na lista acima (ignore as restrições de raça), então você não pode dar dual para isso. Um exemplo de classe ilegal seria lutador/ranger. Não é uma multiclasse válida, então também não é um dual válido. 5) Você precisa ter atributos suficientes. Você precisa de pelo menos 15 no atributo primário de sua classe atual (Ex: 15 STR para um Lutador) e pelo menos 17 no atributo primário de sua classe desejada (Ex: 17 INT para um Mago). Nota: Magos Especialistas tem um "Atributos primários" extras além de INT. 6) Finalmente há também um requerimento de alinhamento. Ladrões não podem ser lawful, então um lutador lawful good não pode dar dual para um ladrão. Além disso, druidas precisam ser true neutral. Então, um lutador neutral good, nível 2, com 15 STR e 17 DEX pode dar dual para um ladrão. Enquanto um ladrão neutral good, nível 2, com 15 STR e 17 DEX não pode fazê-lo para lutador (ele precisaria de STR 17 pelo menos). Quando o primeiro personagem hipotético ganhar 3 níveis como um ladrão, ele irá se tornar um verdadeiro lutador/ladrão, no entanto ele só ganhará níveis de ladrão. Nota: Não importa a ordem que você escolher. Você pode começar de ladrão e dar dual para lutador, ou lutador para ladrão. Isso dá na mesma. A única coisa que isso afeta é a classe irá continuar a ganhar experiência. |