AVENGERS OF BALDURAN
  JOGOS DRAGON AGE WALKTHROUGH CASTELO DO PENHASCO VERMELHO

Você terá dois objetivos no castelo: remediar o problema com os mortos-vivos, e se encontrar com Arl Eamon. Logo no início você encontrará um mago chamado Jowan trancado dentro de uma cela (#1). Jowan admitirá que envenenou Eamon, mas ele negará ter animado os mortos que atacaram Penhasco Vermelho. Se você questioná-lo a fundo, você descobrirá que Jowan fora contratado pela Arlessa Isolde para ser tutor de seu filho Connor, o qual começou a demonstrar aptidão para magia. Jowan especulará que Connor pode ter aprendido magia suficiente para inadvertidamente abrir o Véu e criado um caminho para os demônios e mortos-vivos passarem.

Você terá de decidir o que fazer com Jowan:

Se você mantiver Jowan trancado, eventualmente ele será libertado quando você chegar ao grande salão (#12), e ele lhe dará uma opção extra para lidar com Connor. Morrigan desaprovará tal opção;

Se você matar Jowan, ele desaparecerá do jogo. Alistair, Leliana e Morrigan desaprovarão essa opção, enquanto que Sten aprovará;

Se você permitir que Jowan escape, então uma de duas coisas acontecerá:

Se você disser para Jowan desaparecer, ele deixará o castelo e eventualmente você engatilhará uma missão relacionada a ele no mural do Chantre.

Se você deixar para Jowan tomar a decisão, então ele permanecerá no castelo para ajudar, e aparecerá após a batalha no grande salão (#12). Esta opção então acontecerá nos moldes daquela em que você o manteve trancafiado.

De qualquer forma, Alistair, Leliana e Sten desaprovarão tal opção. Morrigan aprovará.

Passado Jowan, você enfrentará várias criaturas mortas-vivas e eventualmente chegará ao grande salão (#12), onde você presenciará Baan Teagan dançando feito um bobo da corte. Você então iniciará um diálogo com Arlessa Isolde e seu filho Connor, durante o qual você descobrirá que Connor fez um pacto com um demônio para salvar a vida de seu pai, tornando-se uma abominação como resultado. Connor então decidirá criar um algum “divertimento”, e forçará Teagan e os guardas do aposento a te atacar. Teagan sobreviverá à batalha, mas Connor sairá correndo em direção as escadarias (#20).

Após a batalha, você iniciará um diálogo com Teagan e Isolde, e você terá que decidir o que fazer com Connor. Você terá três opções:

Se Jowan ainda estiver vivo e no castelo, ou se tiver um mago no grupo com você, você descobrirá que poderá se aventurar no Desvanecer e lá derrotar o demônio que estiver controlando Connor. Entretanto, para alguém entrar no Desvanecer, você precisará de lyrium e magos, o que poderá ser obtido na Torre do Círculo. Se você já ajudou os magos de lá, quando você retornar a torre, o Encantador Imediato Irving e alguns outros magos concordarão em te ajudar, e eles aparecerão no castelo com os componentes necessários para enviar alguém ao Desvanecer. Se você ainda não tiver ajudado os magos, você terá de fazê-lo para conseguir sua ajuda.

Quando você enviar alguém ao Desvanecer, esse alguém obrigatoriamente terá de ser um mago. Com um pouco de persuasão, Irving concordará em ir. Se Jowan ainda estiver por lá, ele poderá ser escolhido também. Você também poderá enviar o teu personagem se ele for um mago, ou ainda uma das magas da tua equipe. De todas as possibilidades, o teu personagem provavelmente terá maior facilidade, enquanto que Jowan terá dificuldades devido aos feitiços disponíveis do personagem, mas no final não haverá diferença na estória. Entretanto, apenas o teu personagem principal poderá barganhar com a demônio e aprender a especialização Mago de Sangue, pois todos os outros se recusarão e enfrentarão o inimigo sem pestanejar.

Nota: Quando você entrar no Desvancer, todas as batalhas que ficarem no castelo desaparecerão. Portanto, explore todo o castelo antes de prosseguir.

Dentro do Desvanecer você terá de passar por quatro portais (Saídas H-K) e enfrentar a demônio quatro vezes (#25). Na primeira vez em que você enfrentá-la, ela estará sozinha. Nas próximas duas vezes ela terá demônios da ira a auxiliando. Na última vez ela estará sozinha novamente, mas desta vez em sua verdadeira forma, o que deixará a batalha mais difícil. A forma de como você a enfrenta dependerá da personagem que você estiver usando e seu nível. Wynne, por exemplo, poderá usar Punho de Pedra e Raio Arcano, além de feitiços de cura quando levar dano.

Por duas vezes durante o combate a demônio criará imagens espelhadas dela mesma. Cada vez que você atingir uma imagem falsa, ela desaparecerá e fará com que a verdadeira demônio seja curada. Se você atingir a verdadeira, todas as falsas imagens desaparecerão. A maneira mais fácil de lidar com isso é olhando atentamente para as imagens da demônio. A verdadeira gosta de lançar um feitiço de fogo que a deixará envolta em chamas, sendo que na versão 1.02 do jogo apenas a verdadeira demônio terá tais chamas, tornando-a um alvo facilmente identificável. Quando ela morrer, você será expulso do Desvanecer, retornará ao castelo, e descobrirá que Connor não é mais uma abominação;

Nota: Se você ficar sem energia mágica durante a luta, certifique-se de clicar nos veios de lyrium presentes na área.

Outra Nota: Cada vez que a demônio cria suas imagens espelhadas, ela aguardará pacientemente pelo seu ataque. Você poderá usar esse tempo para se curar ou deixar que efeitos debilitantes passem.

Se Jowan ainda estiver vivo e no castelo, você poderá utilizá-lo para usar magia de sangue para enviá-lo ao Desvanecer. Esta opção não dependerá dos magos do círculo, mas requererá o sacrifício de Isolde para conseguir sangue o suficiente. Do contrário, esta opção seguirá os moldes da opção anterior, com a exceção de que você não terá o Encantador Imediato Irving ou Jowan como candidatos a entrar no Desvanecer;

Você também poderá pular completamente a seção do Desvanecer e subir as escadarias para confrontar Connor (#20). Após dialogar um pouco, a demônio aparecerá a te atacará. Embora ela esteja marcada como “vermelha”, a batalha não deverá ser difícil, especialmente se comparada com as armaduras animadas do andar inferior (#13). Por duas vezes durante a batalha a demônio invocará ajudantes (primeiro serão cinco cadáveres animados e depois três demônios da ira inferiores), e você precisará derrotar esses ajudantes para conseguir atacar a demônio novamente.

Após a batalha, Connor ainda estará vivo, mas inconsciente. Isolde entrará no aposento e implorará para você poupar a vida dele. Se você aceitar o pedido, você poderá escolher uma das outras duas opções para solucionar o conflito. Do contrário, você terá de empurrar Isolde para poder matar Connor, ou deixar os dois para que a própria Isolde mate Connor. De qualquer forma, com Connor morto a ameaça contra o castelo terminará.

Após lidar com a demônio (de uma forma ou de outra), você iniciará um diálogo com Bann Teagan. Se Jowan ainda estiver no castelo, Teagan perguntará pela tua opinião sobre o que fazer com o mago. Dependendo do que você disser, Jowan ou será executado ou será enviado ao Círculo dos Magos, e você nunca mais o verá. A única forma de Jowan escapar do castelo é você lhe dizendo para desaparecer quando o encontrar pela primeira vez na cela (#1).

Teagan então discutirá a respeito da saúde de Arl Eamon, e você decidirá que a única forma de salvá-lo é indo atrás da Urna das Cinzas Sagradas. Isso engatilhará a missão “A Urna das Cinzas Safradas”, e você será direcionado ao Distrito do Mercado de Denerim para procurar por um estudioso do Chantre chamado Irmão Genitivi.

1) Jowan.

2) Bilhete: Se você ler o bilhete, você atualizará o teu códice de Missões sobre Um Bilhete Enrolado.

3) Capela: Dentro da capela você será atacado por uma sombra maior e três sombras menores. Elas não derrubarão nada quando morrerem, mas após a batalha você encontrará um livro sobre o púlpito, e lê-lo atualizará o teu códice de Livros e Canções sobre A História do Chantre: Capítulo 2.

4) Depósito: Você encontrará uma coleção de armas e armaduras dentro do depósito, incluindo um Escudo de Penhasco Vermelho.

5) Canil: Quando você entrar no canil você será atacado por vários cães de guerra mabari, incluindo um de categoria “amarela”. O mabari amarelo derrubará uma Coleira de Couro Preto quando morrer, e dentro de um baú do aposento você também encontrará um Kaddis de Hakkon Sopro-de-inverno, Pintura de Guerra da Tempestade, e um Osso de Cordeiro.

6) Valena: Você encontrará Valena, a filha do ferreiro, aqui. Não importa o que você diga a ela, ela fugirá do castelo e retornará sã e salva a Penhasco Vermelho.

7) Porta Trancada: Você não será capaz de abrir essa porta, mas ela será destrancada após você completar a missão envolvendo o castelo.

8) Baú: Dentro do baú você encontrará Braçais de Aço e uma Carta de Amor. Você precisará de uma dúzia de cartas de amor para completar a missão “Interrupção de Correspondência”.

9) Marco da Árvore.

10) Corte: Você enfrentará diversos cadáveres e uma aparição de categoria “amarela” aqui. Se você estiver com problemas para derrotá-los, você poderá correr imediatamente para o portão (#11) e puxar a alavanca para abri-lo, o que permitirá que Ser Perth e alguns cavaleiros o ajudem.

11) Portão Principal: Quando você abrir o portão, Ser Perth e alguns cavaleiros entrarão na corte (#10) para te ajudar contra quaisquer criaturas que ainda estiverem de pé. Se você entrar no castelo com os cavaleiros, eles te ajudarão na batalha do grande salão (#12) também.

12) Grande Salão.

13) Conjuntos de Armadura: Quando você entrar nesse aposento, seis conjuntos de armadura alinhadas junto às paredes serão animadas e te atacarão. Esta batalha poderá ser bastante difícil, por isso é melhor se preparar antes de prosseguir.

14) Aposento do Mordomo: Quando você entrar no aposento, você será atacado pelo mordomo morto-vivo e quatro cadáveres. O mordomo derrubará uma Chave do Cofre de Penhasco Vermelho quando morrer, a qual poderá ser usada para entrar no cofre do andar superior (#19). No aposento você também encontrará um Pequeno Anel de Prata em um gabinete, e um livro que atualizará o teu códicede Cultura e História sobre Geografia de Ferelden.

15) Escrivaninha: Dentro da escrivaninha você encontrará o Amuleto da Mãe de Alistair, o qual, obviamente, é um bom presente para Alistair. Sobre a escrivaninha você também encontrará um livro que atualizará o teu códicede Cultura e História sobre O Império Orlesiano.

16) Quarto: Dentro do quarto você encontrará uma estante de livros contendo o livro Os Guerrins de Ferelden: Uma História Genealógica. Ele é um bom presente para Wynne.

17) Quarto: Dentro do quarto você encontrará um baú contendo uma Estatueta de Dragão de Pedra. A estatueta é um bom presente para Alistair.

18) Quarto: Dentro do quarto você encontrará um livro que atualizará o teu códice de Livros e Canções sobre Diário do Tranquilo.

19) Cofre: O cofre estará inicialmente trancado. Você conseguirá a chave dele com o mordomo (#14), ou poderá tentar destrancá-la com um ladino (a tranca possui uma dificuldade considerável). Dentro do cofre você encontrará vários objetos para pilhar, incluindo o Escudo de Eamon, Maça do Cavalariço, O Arco da Raposa, e um Retrato da Vida Emoldurado em Prata (um bom presente para Sten).

20) Connor.

21) Quarto de Connor: Dentro do quarto você encontrará um livro que atualizará o teu códice de Livros e Canções sobre Aveline, Cavaleira de Orlais.

22) Quarto de Arl Eamon: Você encontrará Arl Eamon aqui, muito embora ele estará inconsciente numa primeira ocasião. Se você ler os livros do aposento você atualizará o teu códice sobre História de Ferelden: Capítulo 1 e O Primeiro Flagelo: Capítulo 2.

23) Ponto Inicial (Desvanecer).

24) Arl Eamon (Desvanecer): Independentemente do personagem que você enviar ao Desvanecer, Eamon não terá algo de relevante a dizer.

25) Encontros com a Demônio (Desvanecer).

 

($): Container do Tesouro.

(T): Armadilha.

Saídas:

(A): Saída para o moinho em Penhasco Vermelho;
(B): Escadaria entre o porão e o piso principal;
(C): Escadaria entre o porão e o piso principal;
(D): Escadaria entre o porão e a corte;
(E): Porta entre a corte e o piso principal;
(F): Escadaria entre o piso principal e o piso superior;
(G): Saída para Penhasco Vermelho;
(H): Portal do Desvanecer;
(I): Portal do Desvanecer;
(J): Portal do Desvanecer;
(K): Portal do Desvanecer;
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