Tutorial 5: Atitudes Gerais - Facções Objetivo: Este tutorial fará uma introdução e explicará sobre as facções no Toolset. Mais duas novas facções e uma nova criatura serão criados.
Tutorial - Facções Cada módulo começa com cinco facções padrão: PC, Hostile, Commoner, Merchant e Defender. Objetos do jogo podem ser designados para qualquer facção, com exceção do PJ. Novas facções podem ser criadas utilizando o Toolset, no qual permite a customização de alianças e traições através da escrita de scripts.
Facção de Colaboradores 2. Selecione o comando "Faction Editor" a partir do menu "Tools". DICA: O editor de facções exibe informações através de um gráfico na aba "Basic", e um gráfico na aba "Advanced". 3. Pressione "Add Faction" no canto inferior direito da janela. 4. Coloque o nome de "Colaborador" e deixe a facção pai como "Merchant". Deixe o marcador "Global Effect" como está e pressione "OK". 5. Uma nova facção deverá aparecer na lista da direita. Nota: Os marcadores ao lado de cada entrada na lista da direita indicam se a facção aparecerá ou não no gráfico ou na tabela. Nota: O valor para a coluna do gráfico, ou da célula na grade mostra como a facção seleciona está em relação às outras facções que estão marcadas. Para a Facção Selecionada 6. Com todos os marcadores ligados, selecione a facção "Hostile" a partir da lista. Veja através do gráfico, como os integrantes da facção hostil consideram os outros membros das facções inimigas. 7. Com a facção "Hostile" ainda selecionada, segure a barra da facção de Colaboradores do gráfico e arraste até atingir o valor 50. Isto fará com que os membros da facção "Hostile" não ataquem automaticamente os membros da facção de Colaboradores. DICA: Se arrastar a barra for muito complicado, utilize a grade que esta na outra aba e especifique o valor apropriado. 8. Selecione a facção de Colaboradores a partir da lista. Arraste a facção "Hostile" na através da barra até atingir o valor 50. Isto fará com que os membros da facção Colaboradores não ataquem automaticamente os membros da facção "Hostile". 9. Pressione "OK". Isto levará alguns instantes para que o Toolset grave as informações da nova facção.
Veran 1. Abra a área de Fern. 2. A partir da paleta de criaturas, localize o modelo de Veran e selecione "Edit" do seu menu popup. 3. Na aba "Advanced", defina para a sua facção para "Colaborador". 4. É importante lembrar que as modificações feitas no modelo, NÃO são refletidas automaticamente para as outras instâncias do seu módulo. Pressione "Update Instances", e então "Yes" para atualizar todas as instâncias do módulo, pressione "No" para não exibir uma lista de todas as instâncias que estão para ser atualizadas, aguarde alguns instantes, e finalmente pressione "OK". 5. Pressione "OK" para fechar a janela de propriedades da criatura. 6. Procure o Veran no painel de exibição ou na lista de conteúdo do módulo. Edite as suas propriedades para verificar que a facção está correta pressione "OK". Salve o módulo, saia do Toolset e carregue o módulo a partir do jogo para ver as modificações. Veran deverá estar muito mais calmo agora.
Facção dos Mineiros 1. Inicie o Toolset e carregue o módulo "Tutorial". 2. Selecione o comando "Faction Editor" a partir do menu "Tools". 3. Acrescente a facção, Mineiros - sendo "Commoner" a facção pai. DICA: Se o gráfico estiver um pouco desordenado, desmarque as facções "Mechant" e "Defender" da lista. 4. Selecione a facção "Hostile". Defina o valor para a facção dos Mineiros em 15, clicando na barra e arrastando. 5. Selecione a facção dos Mineiros. Dfina o valor para a facção "Hostile" para 15, clicando na barra e arrastando. Nota: As classificações entre as facções não são recíprocas. Isto acontece por que os membros da facção A consideram os membros da facção B aliados, porém os membros da facção B, não precisam considerar os membros da facção A como aliados. 6. Pressione "OK" para fechar o editor de facção e aceite as modificações.
Mineiros 1. Selecione o comando "Creature Wizard" a partir do menu "Wizards" 2. Crie um humano de nível 1, com a facção "Commoner", selecione um portrait para ele e defina a sua aparência para "Beggar". 3. Na aba de facções do assistente de criatura, selecione "Mineiros" e pressione "Next". 4. Mude o primeiro nome para Mineiro, deixe o segundo em branco e pressione "Next". 5. Determine que o modelo da criatura, deverá ficar na categoria "Special | Custom 2" e termine com o assistente. 6. Abra a janela de propriedades da criatura do modelo, selecionando "Edit" a partir do seu menu popup. Altere o campo TAG para "ct_Miner" e pressione "OK".
Encontro do Grupo de Mineiros 1. Selecione o comando "Encounter Wizard" a partir do menu "Wizards". 2. Especifique a categoria "Special | Custom 2" e pressione "Next". 3. Selecione o modelo do Mineiro a partir da paleta customizada de criaturas, acrescente-o a lista de criaturas apertando o botão "->" e depois pressione "Next". 4. Dê o nome para o novo encontro de "Grupo de Mineiros", verifique que a opção "Launch Properties Dialog" esteja desmarcada e pressione "Finish". 5. Abra a área "Mina de Fenesk" e coloque uma instância de encontro do "Grupo de Mineiros" próximo ao segundo encontro de goblins. 6. Coloque o ponto de criação do encontro próximo ao "Mineshaft". Salve o módulo e verifique-o através do jogo.
Extras O script padrão determinado para as criaturas, utiliza os pontos de passagem e avisos para controlar o seu movimento. Verifique os comentários em cada um, para ver como devem ser utilizados. Nota: Nenhuma nota de mapa, aviso ou ponto de passagem utilizado pelo Toolset, aparecerá no momento em que o jogo estiver rodando. |