AVENGERS OF BALDURAN
  JOGOS BALDUR'S GATE 2 CLASSES LUTADOR

Lutador
Nota: B ... Continua sendo uma classe boa, mas fica melhor com algum kit ou multiclasse.
Melhores Raças: Humano (para classe dupla depois), meio-orc (por 19 FOR, CON), anão (por 19 CON) elfo (por +1 com espadas/arcos).
Nível Máximo de Experiência: SoA: 19, ToB: 40.

Melhores Proficiências de Armas: Espadas longas ou katanas. Então chegue até 5 pontos. Daí provavelmente você vai querer pegar estilo duas armas. Se não, vá para espada e escudo para defesa contra projéteis.

Informações Gerais:
O lutador é um campeão, homem de armas, soldado e brigão. Ele vive ou morre por seu conhecimento em armas e táticas. Lutadores podem ser achados na frente de qualquer batalha, lutando frente a frente com monstros e vilões. Um bom lutador precisa ser forte e saudável se desejar sobreviver.

Vantagens:
. Pode usar qualquer arma ou armadura.
. Pode se tornar Grande Mestre em qualquer arma.

Desvantagens:
. Nenhuma.

Prós: Mesmo com todos os kits por aí, o lutador puro continua sendo uma escolha excelente tanto para novatos quanto veterenos. Recebe mais PVs do que a maioria das classes, sobe de nível mais rápido que mateiros ou paladinos, a ÚNICA classe que pode chegar em Grande Maestria (mesmo que isso não seja poderoso como já foi). Pode também usar qualquer armadura ou equipar qualquer arma.

Contras: Grande Maestria significa muito menos no Baldur's Gate 2 do que no Icewind Dale ou no Baldur's Gate. E uma vez que Grande Maestria é o principal motivo para pegar um lutador, o lutador é significamente mais fraco sem isso. Como a Grande Maestria foi rebaixada? Aqui está a velha tabela de proficiência do Baldur's Gate:

Pontos Gastos Bônus para Acertar Bônus de Dano Ataques
1 (Proficiência) 0 0 1
2 (Especialização) +1 +2 3/2
3 (Maestria) +3 +3 3/2
4 (Alta Maestria) +3 +4 3/2
5 (Grande Maestria) +3 +5 2

Aqui está como as coisas ficaram no Baldur's Gate 2:

Pontos Gastos Bônus para Acertar Bônus de Dano Ataques
1 (Proficiência) 0 0 1
2 (Especialização) +1 +2 3/2
3 (Maestria) +2 +2 3/2
4 (Alta Maestria)* +2 +3 3/2
5 (Grande Maestria)* +2 +4 3/2


*Melhora a velocidade da arma em 1, Grande Maestria em 3.

Entre "Especialização" e "Grande Maestria" costumava haver +2 para acertar e +3 para dano, sem mencionar o 1/2 ataque extra. Agora há apenas +1 para acertar, +2 para dano e uma pequena velocidade extra. Então você gasta os 3 pontos, e recebe muito pouco. O resultado disso é que o lutador puro é menos útil do que costumava ser. Isso quase força você a ir para algum dos kits de lutador, ou mesmo o bárbaro, ao invés de ir para o lutador normal. Pelo menos os kits têm bônus extras que cobrem as perdas (Você pode imaginar a melhor pessoa do mundo em alguma coisa ser derrotada por alguém que tem uma habilidade mínima? É assim que isso parece para mim). É melhor ir para algum kit ou multiclasse. O jogo quase parece ter sido feito para desencorajar um lutador puro.

 

Multiclasses Úteis

Lutador/Clérigo Estes são discutidos em outras seções de classes
Lutador/Ladrão
Lutador/Druida
Lutador/Mago

Kensai/Mago: Uma vez que nem o kensai e nem magos podem usar armadura esse é um casamento natural (Lutadores/Magos PODEM usar armaduras, mas não usar feitiços ao mesmo tempo). Deste jeito você recebe todos os bônus do kensai (+1 para acertar e para dano a cada 3 níveis) e pode usar feitiços. APENAS disponivel para classe dupla sendo humano com mínimo de 15 FOR e 17 INT.

Kensai/Ladrão: Ladrões funcionam melhor sem armadura mesmo. Além disso, o kensai recebe bônus para acertar e dano, e tem o poder "kai". Assim o seu golpe por trás pode ser fantástico. APENAS disponível para classe dupla sendo humano com mínimo de 15 FOR e 17 DEX.

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