Cada personagem ganha um bônus para as jogadas de ataque, jogadas de salvamento, e testes de habilidades baseados na sua experiência. A tabela seguinte exibe todos os baseados na classe e nível:
Base Bônus de Salvamento: Os dois números desta coluna, são aplicados para as jogadas de salvamento. Quando um personagem utilizará o primeiro ou segundo número dependerá da sua classe e que tipo de jogada de salvamento está sendo tentada. Jogadas de salvamento "ruins" usam o primeiro número e as "boas" usam o segundo. Ex: Lutadores usam o segundo número para jogadas de salvamento de Fortitude (sua jogada de salvamento "boa") e o primeiro para as outras duas.
Base Bônus de Ataque: Numa jogada de ataque, são aplicados os bônus apropriados de acordo com a classe. Os números indicados após a barra de separação são ataques adicionais com redução do bônus. Por exemplo, "+12/+7/+2" significa que o personagem tem três ataques por rodada, com a base bônus de ataque de +12, +7 e +2, para primeiro, segundo e o terceiro ataque respectivamente. Para personagens multiclasses, a base bônus de ataque para cada classe é acumulativa.
Classes com BaB alta: Arcane archer, Bárbaro, Blackguard, Divine champion, Duelist, Dwarven defender, Eldritch knight, Frenzied berserker, Invisible blade, Lutador, Neverwinter Nine, Paladino, Ranger, Sacred fist, Swashbuckler, Warpriest e Weapon master.
Classes com BaB média: Assassin, Bardo, Clérigo, Doomguide, Druida, Favored soul, Harper agent, Hellfire warlock, Ladrão, Monge, Red dragon disciple, Shadow Thief of Amn, Shadowdancer, Spirit shaman, Stormlord e Warlock.
Classes com BaB baixa: Arcane Scholar of Candlekeep, Arcane trickster, Feiticeiro, Mago, Pale master e Red Wizard of Thay.