AVENGERS OF BALDURAN
  JOGOS BALDUR'S GATE 2 WALKTHROUGH MASMORRA DE IRENICUS

Masmorra de Irenicus
NPC's:
3 (Imoen, Minsc e Jaheira).

O jogo começa com você sendo torturado por um mago (Jon Irenicus, mas você só descobre esse nome depois). Ele diz que você tem muito potencial. Suas experiências são logo interrompidas quando um golem o informa de um ataque. Ele se teleporta. Você pode assistir um ladrão voar em pedacinhos. Divertido. Logo Imoen te resgata. Ela te conta o que sabe, o que não é muito, antes de abrir a jaula e te deixar sair

Minsc - (AR 0602, x 4030 y 2760)
Você vai precisar de alguns companheiros para te ajudar, e é bastante conveniente que dois deles estejam logo ao norte de você. Vá para o nordeste e Minsc vai automaticamente falar com você. Diga a ele que você não acredita muito nos seus talentos para deixá-lo furioso, assim ele quebrará a cela que o prende (1,2,3,1). Minsc se libertará, felizmente ele entende o que você fez. Minsc poderá entrar para seu grupo, se você quiser (eu aceitaria). Por libertar Minsc, você ganha 3000XP.

Jaheira - (AR 0602, x 3900 y 2675)
Pegar a Jaheira requer um pouquinho mais de esforço. Primeiro vá ao norte e fale com Jaheira. (4,2) Concorde em libertá-la. Agora você tem apenas que achar a chave. Vá a esquerda dentro da sala (x 3250 y 2850). Aqui há 3 recipientes: uma mesa com armas, um baú com armaduras e (Armadilha) um quadro com poções. A chave para libertar Jaheira está na mesa. Libertar Jaheira faz você ganhar 3000XP.

 

Explorando a Masmorra
A próxima coisa que você precisa fazer é voltar à sala da chave e equipar todo mundo com os objetos. Use Imoen para tirar a armadilha da figura e pegar:

. Adagas +1;
. 3 poções de cura.

Nota: Se você importou do BG1 com as Pantalonas Douradas, elas estarão aqui.

Fale com o Golem Carcereiro (x 2950 y 2850) e consiga todas as informações que puder. Ele não vai atacar você e você não tem como causar dano a ele ainda. Ele não vai dizer muito a você, só vai te deixar com mais perguntas que antes.

Nota: Se você quiser matar o Golem, pegue um clérigo e use o feitiço Martelo Espiritual nele. Você receberá 5.000XP.

Abra a porta ao norte (x 2865 y 2815). Ande um pouco para o norte e você encontrará teu primeiro inimigo do jogo, um mísero mephit de fumaça (420XP). Não há nada que você possa fazer nesta passagem, por isso volte para a sala de torturas.

Vá pela passagem a sudoeste (x 3315 y 3235). Teu personagem perceberá muitos cadáveres no corredor. Continue. Depois que a passagem se voltar para o norte, haverá uma grande Máquina de Raios. (x 2650 y 3160). O que ela faz é cuspir mephits da eletricidade, que disparam raios contra você (naturalmente). Para desativar a máquina, clique duas vezes em seu painel de controle (uma para ver o que ele faz, a segunda para desligá-lo). Além disso, você PRECISA estar DO LADO da máquina para desligá-la. Você ganha 2000XP por isso. Desligá-la imediatamente significa que você não ganhará experiência por enfrentar os mephits. Não se preocupe em perder alguns pontos de vida, você será curado pelo gênio na próxima sala.

Nota: A maior parte dos objetos "manipuláveis", como a máquina de raios, precisam de dois cliques. O primeiro diz o que o objeto faz, o segundo realmente o usa.

Então simplesmente mate o mephit (420XP) e siga em frente. Entre na sala do cristal a noroeste. Quase imediatamente, Aataqah, um gênio, falará com você. Há várias opções aqui. Se você falar com ele, ele vai querer fazer perguntas. Se você responder que "apertaria o botão", ele invoca um ogro mago (650XP) para você enfrentar e você também ganha 3.500XP. Se você disser que NÃO aperta o botão ele invoca gibberlings. Ou você pode ignorá-lo, e ele te deixará em paz. Vença seus monstros, e ele te dirá para procurar Rielev.

Nota: há três tanques de água nesta sala. Clicar em cada um deles várias vezes te dá apenas uma história interessante para ler.

A passagem ao norte leva a uma sala trancada, por isso nós seguimos para o oeste. (x 1450 y 2660)

 

Procurando Rielev
Nesta passagem a oeste você será atacado por goblins. Goblins são inimigos muito fracos, que só conseguem te ferir com seus arcos. Mate seus arqueiros rapidamente e eles estão acabados.

Esta passagem termina numa trifurcação. Iremos primeiro para nordeste (x 890 y 2200). Dentro desta sala encontramos outro golem, um golem dos esgotos, e um mephit de radiação (420XP). Fale com o golem e personifique seu "mestre". Tente mandá-lo trabalhar (para abrir aquela porta pela qual passamos) e ele te dirá que você precisa de uma PEDRA para ativá-lo. (tecnicamente, você pode apenas "bater a carteira" dele para conseguir a chave, mas com isso você perde experiência). Há quatro recipientes nesta sala: a mesa central, outra mesa e estante à esquerda, e um baú à direita.

. Feitiços: Flecha de Fogo e Dissipar Magia;
. Poção de cura;
. 3 poções de cura extra.
. 5 flechas;
. Martelo de guerra;
. Lança;
. Escudo médio;
. 2 cimitarras;
. Espada Longa +1.

Terminamos aqui, vamos para a sala abaixo e à esquerda (x 600 y 2400). Há vários tanques aqui, mas só depois você vai descobrir para que eles servem. Há um mephit do vapor (420XP) aqui. Logo Imoen dirá alguma coisa sobre este lugar. No final da sala há um mephit do gelo. Há 3 recipientes aqui: um caixote (x 675 y 2705), um barril (x 825 y 3045) e um caixote COM ARMADILHA (x 1033 y 3025):

. 1 Peça de ouro;
. 5 flechas;
. Arco curto;
. 6 balas;
. Cajado +1.

Já terminamos aqui por enquanto, agora para o último corredor x 580 y 2280). Há uma porta aqui (x 520 y 2000), mas só há dois golens de barro menores nela. Eles não vão te atacar... ainda. Se você quiser pode lutar com eles agora, mas eu aconselharia esperar.

Nota sobre Golens de Barro: use armas CEGAS contra estes golens. Armas de corte não têm efeito, mas armas cegas funcionam novamente: clavas, maças, martelos, maças-estrela, etc.

Depois o corredor se divide novamente, um lado levando para uma porta, o outro para goblins. Mate os goblins primeiro e depois abra a porta (x 1010 y 1745). Só há um tanque aqui, vá até ele e Rielev falará com você. Se você concordar em ajudá-lo a se "libertar", ele te dá um Cristal para que você possa falar com as pessoas nos tanques e te dá 4.000XP. Vasculhe a mesa (x 1280 y 1585) para encontrar a Pedra de Ativação do golem dos esgotos. Também há um barril (x 1275 y 1400):

. 2 poções de cura;
. Funda;
. 8 balas;
. Alabarda;
. Martelo de guerra.

Volte para o golem dos esgotos, imite o Mestre novamente e dê a ele a Pedra de Ativação. Você ganha 3.000XP, e ele corre para abrir as portas centrais. Você pode então voltar para a sala dos tanques e usar o cristal em todos os tanques que puder (mas não é necessário).

 

A Biblioteca
Volte para o corredor e vá para a próxima porta (x 1040 y 1085). Abra-a e entre na biblioteca. Aqui há goblins, um mephit de fumaça e um mephit de fogo. A maioria das estantes só tem livros, mas algumas têm tesouros:

. Colar de Agni Mani;
. Feitiços: Drenagem Menor de Larloch e Conhecer Alinhamento;
. 5 poções de cura;
. Poção de cura extra;
. Óleo de velocidade.

Agora temos que escolher para qual direção ir. Vamos primeiro para a passagem sudeste, para os esgotos.

 

O Otyugh
Siga esta passagem até a próxima sala, que são os esgotos desta masmorra. Você encontrará um Otyugh aqui (650XP), que tem a tendência irritante de causar doenças e diminuir a velocidade de tua equipe. Vasculhe seu corpo para encontrar:

. Chave de Vara de Gelo.

Esta é a primeira de várias chaves parecidas. Elas serão usadas no próximo andar desta masmorra. A passagem à esquerda está cheia de goblins e leva para a sala do cristal, e a passagem para o sul leva de volta à sala da tortura. Não queremos ir para esses lugares. Há três baús aqui, todos em volta das escadas para a passagem nordeste. Abra-os (x 2725 y 2735), (x 2735 y 1810), (x 2900 y 1880) (um tem ARMADILHA):

. Feitiços:Vocalizar e Clarividência;
. Cota de talas;
. Óleo de velocidade;
. 7 poções de cura;
. Besta leve;
. 10 setas;
. Elmo de Infravisão.

Abra a porta a nordeste (x 2815 y 1725) e siga essa passagem. Mate os goblins e passe pela porta no final do túnel.

 

Quarto de Irenicus
Há três armadilhas neste quarto, uma no carpete e duas nos recipientes aqui. Há quatro recipientes com objetos: duas estantes, um baú e uma gaveta:

. Feitiços: Esfera Cromática e Mãos Incandescentes;
. Chave de Vara de Raios;
. Estátua de Elemental do Ar;
. Amuleto de Feitiço Adicional;
. Elmo de Balduran*.

* Se você importou o jogo do BG1, em vez do Elmo de Balduran você pode encontrar: Garra de Kazgaroth, Chifre de Kazgaroth e Anel de Proteção de Koveras.

Vá para o leste e depois para o sul para encontrar as dríades. Elas imploram por ajuda, e concorde em auxiliá-las. Mas, por enquanto, nós vamos para o quarto ao sul (x 3500 y 2150). Tome cuidado, há muitas armadilhas aqui. Quando você entra no quarto um alarme disparado e aqueles golens de barro são mandados contra você. Há quatro recipientes aqui: uma gaveta, um baú, uma estante e uma mesa:

. Feitiços: Invocação de Monstro I e Encantamento Terrível;
. Poção de cura extra;
. Braçais CA8;
. Jóia de Punho da Igualadora (a primeira de três partes);
. Chave do Portal (que permite que saiamos deste andar);
. Poção do Ladrão Mestre.

Volte ao quarto de Irenicus. Agora temos tudo que precisamos para sair deste andar. Mas há duas missões para completar (veja Missões abaixo) e algumas outras salas para explorar. Vá a noroeste para a sala do portal. Há muitos goblins para você massacrar sem piedade. Há dois recipientes aqui, um vaso e um barril:

. Feitiços: Armadura e Bola de Fogo;
. 20 Balas.

Quando terminar aqui, entre no portal para ir ao próximo andar. Você pode voltar a este andar quando quiser até sair de vez da masmorra. Talvez você queira primeiro completar alguma das missões abaixo:

 

Missões
Missão: Libertar as Dríades
Esta missão é dividida em duas partes, uma que podemos fazer agora e outra que será feita depois. A primeira parte é pegar as bolotas. Da biblioteca, pegue a passagem a noroeste. Depois ela vira para a direita e para o sul. Isso leva a uma sala com 6 duergares: Ilyich (lutador), 2 lutadores, 2 arqueiros e 1 mago. As bolotas estão no corpo de Ilyich, o resto dos duergares têm tesouros menores. Também há alguns recipientes nesta sala, com um feitiço e algumas poções de cura extra (e outros objetos não-mágicos). Leve as bolotas para as dríades para saber o que fazer com elas. Elas dirão para você levá-las para as Colinas da Lança de Vento e entregá-las para a Rainha delas. Por isto você ganha 9.500XP. A armadura de Ilyich é uma destas:

. Cota dos Mortos +2 (se você não importou o jogo);
. Protetora do Segundo +2;
. Armadura de Placas +1;
. Atratora de Projéteis +2 (AMALDIÇOADA);
. Cota de Malha +3.

Você não pode ir para as Colinas da Lança de Vento no momento, mas poderá quando sair deste lugar. Vá para o Coroa de Cobre nas Favelas e fale com um homem chamado Jierdan lá (aviso: a missão de Jierdan é difícil e irritante, por isso talvez você queira completá-la depois!). Ele tem uma missão para você, e coloca no teu mapa as Colinas. Aí você terá que viajar para o Distrito dos Portões, e de lá para as Colinas. Você encontrará a Rainha na parte sudeste do mapa. Entregue as bolotas para libertar as dríades. Você ganhará 32.500XP e mais 9.750XP.

 

Missão: Libertar o Gênio
Ao norte da sala dos duergares, onde matamos Ilyich e seus colegas, há uma porta. Sua chave é a Estátua de Elemental do Ar que pegamos no quarto de Irenicus. Abra a porta e entre no Plano Elemental do Ar.

Há muitos tipos diferentes de mephits aqui. Cuidado, alguns têm poderes perigosos. Siga o caminho para o norte. Pegue a primeira a esqueda (x 1720 y 1300) e siga o caminho até chegar numa espécie de ventilador gigante. Sob o ventilador há um bom tesouro:

. Feitiço: Conjurar Elemental do Ar.

Volte ao primeiro caminho, e siga para o norte. Enfrente os mephits aqui para chegar a outro caminho a esquerda. No final deste caminho há uma lâmpada. Use-a para falar com o Gênio. Ele te oferece uma troca, você o liberta e ele te devolve um de teus objetos. Tudo que ele precisa é uma Garrafa. Saia deste lugar e vá falar com as dríades novamente. Consiga a Garrafa com elas, e devolva-a para o Gênio. Pelo trabalho, você ganha 15.000XP e o Montante do Caos +2*.

Nota: As dríades não te darão a garrafa até você conseguir as bolotas.

* se você importou do BG1, pode receber um objeto diferente:

. Martelo de guerra +2;
. Machado de bala;
. Alabarda +2;
. Adaga +2;
. Cajado-lança +2;
. Cajado-maça +2;
. Funda +3;
. Espada longa +2;
. A Raiz do Problema;
. Maça-Estrela de Kiel
.

 

Missão: Matar um Cambion
Depois da sala dos duergares e da porta do Plano Elemental do Ar (cuidado com a armadilha no corredor) há uma sala com uma máquina estranha, e um cambion preso numa bolha. Aproxime-se da máquina e manipule-a duas vezes para libertar o demônio. Mate-o (6.000XP) e roube seus tesouros:

. Espada bastarda +1;
. 146po;
. Cota de Malha.

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