Estas classes são especializadas no combate armado e com armaduras para dar proteção no campo de batalha. Os lutadores são os únicos que podem possuir força excepcional (Como em 18/93, onde 93 denota uma porcentagem, sendo 18/00 - 100% - o maior bônus). . Pontos de Vida/Nível: d10 (1-10) até o 10º nível, 3 depois disso; . Tabela de progressão de magia (para Rangers); . Tabela de progressão de experiência; . Tabela de proficiência e especialização. Lutador Lutadores são mestres das armas. Esta é a única classe que pode conseguir os níveis mais altos de especialização em arma: Maestria, Alta Maestria e Grande Maestria. O requisito primário para lutadores é a força, que deve ser no mínimo 9. Os lutadores também são os únicos a ganharem ataques adicionais por rodada. A tabela abaixo mostra a progressão deste bônus: Nota: Este bônus acumula com aquele da proficiência em armas. | Nível | Ataques/Rodada | | | 1-6 | 1 | | | 7-12 | 1,5 | | | 13+ | 2 | | Ranger Rangers são mateiros e caçadores habilidosos. Embora sejam capazes de usar qualquer armadura, eles tem que usar studded leather (couro cravejado) ou armadura mais leve quando tentam se mover silenciosamente. No Icewind Dale, esta habilidade é chamada de Furtividade e pode ser usada em qualquer lugar, incluindo cidades. Devido a sua empatia com animais, rangers podem usar charm animal como uma habilidade especial (o número de vezes por dia depende do nível do ranger). Os rangers podem se especializar em algumas armas. No 8º nível, eles recebem a habilidade de lançar alguns feitiços divinos. Esses mateiros também tem um inimigo odiado, que pode ser qualquer inimigo presente no jogo, contra os quais recebem +4 bônus para acertar e sofrem -4 penalidade para reagir devido a seu ódio. Rangers devem ter alinhamento bom e pelo menos 13 em força e destreza e 14 em sabedoria e constituição. Se um ranger cometer atos malignos, ele se torna um guerreiro conhecido com ranger caído e perde todas suas habilidades especiais. Paladino Paladinos são guerreiros sagrados e nobres. Eles podem se especializar em armas especificas. Eles podem detectar o mal e possuem uma aura de proteção contra o mal (o número usos por dia de cada habilidade especial depende do nível do personagem). Sua resistência dá a eles um bônus de +2 para jogadas de salvamento contra veneno e feitiços. Uma vez por dia, paladinos podem colocar suas mãos em um indivíduo e curar 2 pontos de vida por nível do paladino. Eles podem também repelir mortos-vivos como um clérigo dois níveis abaixo de seu nível como paladino. Paladinos são imunes a doenças e podem curar doenças uma vez por dia. Paladinos devem ser humanos de alinhamento leal e bom e ter pelo menos 9 em Constituição, 12 em Força, 13 em Sabedoria e 17 em Carisma. Se um paladino cometer atos malignos, ele perde seu status e se torna um guerreiro conhecido como paladino caído. |