Feiticeiro Melhores Proficiências de Armas: Vá com cajados, e então adagas e fundas. Informações Gerais: Vantagens: Desvantagens: Prós: A força do feiticeiro (ao contrário do mago) está em sua versatilidade. Feiticeiros não precisam memorizar feitiços de tempos em tempos, eles simplesmente têm um certo número de vezes que eles podem usar feitiços. Por exemplo, no fim do jogo, você iconseguirá 6 usos por círculo de mágia. Numa batalha, você pode usar todos os 6 usos em Projéteis Mágicos ou Esferas Cromáticas, ou fora da batalha você pode usar 6 Identificar. Não há necessidade de rememorizar feitiços para diferentes tarefas... se você souber o feitiço, você pode usá-lo. Outro beneficio é que você não precisa aprender feitiços de um pergaminho. Quando você sobe de nível, e você pode aprender novos feitiços, você simplesmente escolhe da lista INTEIRA de feitiços daquele nível. Isso significa que muitos feitiços raros (Invocar Hakeashar, etc...) não são tão raros para o feiticeiro. Além do mais, se você repentinamente perder sua Pele de Pedra (por exemplo), você provavelmente pode conseguir outra instantaneamente. E repetir o processo depois. Em comparação com um mago normal, o feiticeiro pode usar mais feitiços por círculo de feitiço / nível do personagem. Por exemplo, logo no começo um feiticeiro pode usar 4 feitiços de 3º nível enquanto um mago normal irá estar limitado a apenas um. Contras: O melhor que um Feiticeiro pode saber (geralmente) são CINCO feitiços por círculo. E se houver 7 feitiços num círculo que você quer? Então você precisa escolher 5 apenas. Isso geralmente leva a uma lista de feitiços muito especializada. Normalmente o feiticeiro se vê incapaz de pegar muitos feitiços bons, e então se foca em alguns poucos grandes feitiços. Então, irá você terminar com nada além de feitiços protetores e contra-protetores, enquanto um mago pode ter 14+ feitiços por círculo para aprender e pode usar feitiços ofensivos e invocações também? Em outras palavras, o feiticeiro não terá FEITIÇOS suficientes no seu livro de feitiços para ser poderoso. Ainda mais, se você pegar um feitiço RUIM, você não terá como se livrar dele! Réplica Pró: Feiticeiros continuam podendo usar feitiços diretamente de pergaminhos. Na maioria das vezes isso irá balancear o fato de que você tem menos feitiços para escolher. Esses feitiços raros que você só precisa usar uma vez ou outra podem ser usados a partir de pergaminhos, ao invés de gastar um feitiço com isso (como Desejo Limitado). O pior que pode acontecer pegando um feitiço RUIM é: Contras: Além disso, não ser capaz de aprender feitiços de pergaminhos tem outro impacto negativo: a perda da experiência aprendendo feitiços. Considere isso de outra maneira: Quase ninguém jogando Baldur's Gate 2 pela primeira vez saberá todos os prós e contras de todos os feitiços. Mesmo se você jogou o jogo antes, provavelmente ainda há muitos feitiços que você nunca usou. Isso piora exponencialmente em níveis mais altos quando você tem pouco tempo para aprender a usar os feitiços bons. No fim do jogo, seu feiticeiro pode escolher meros DOIS feitiços de 8º círculo para usar. DOIS! Há 13 feitiços de 8º nível para escolher. Sem conhecer esses 13 feitiços, como você acha que você vai saber escolher os feitiços que você quer? Eu recomendaria um feitiço, digamos, Abi Dalzim, mas você pode não jogar bem com feitiços de efeito em área (talvez seu grupo fique andando pra cima e pra baixo). Se você ouvir a uma recomendação como essa, você pode escolher um feitiço que embora seja útil, pode não ser útil a VOCÊ. Outro fator que pesa contra o Feiticeiro é o fato de que eles não podem ser multi ou dupla classe. Isso significa que eles sempre vão ter menos PV, FOR e todas as estatísticas boas dos outros. Um Lutador/Mago continua sendo a melhor escolha. Você aprende mais feitiços, e é muito mais ofensivo. Réplica Pró: É verdade que o Feiticeiro não pode ter dupla classe no BG2, mas a magia é tão importante no jogo que você realmente não vai ter nenhuma desvantagem tendo um personagem devotado apenas a ser um usuário de magia. |