O Baldur's Gate usa o AD&D e nesse sistema o personagem começa com um certo número de slots de proficiência em armas e sofre penalidades se ele não souber como usar uma arma. Diferentemente do AD&D no entanto, as proficiências em armas são aprendidas para grupo de armas (listados abaixo) ao invés de armas individuais. O número de slots de proficiências iniciais e os ganhos subsequentemente variam de acordo com a classe, assim como a penalidade por não saber utilizar a arma. A classe também determina que armas o personagem pode utilizar (também listadas abaixo). Abaixo, uma tabela detalhando isso:
Grupo |
Proficiências em armas |
Penalidade |
Inicial |
Subsequente |
Guerreiros |
4 |
1 slot/3 níveis |
-2 |
Magos |
1 |
1 slot/6 níveis |
-5 |
Clérigos |
2 |
1 slot/4 níveis |
-3 |
Ladinos |
2 |
1 slot/4 níveis |
-3 |
Se tornar proficiente em uma arma (usar um ponto de proficiência em seu grupo), nega a penalidade acima. Todas as classes podem ser proficientes em armas (ter um ponto em um determinado grupo de armas), mas rangers, paladinos e especialmente lutadores podem ir além e se tornarem especializados. Rangers, paladinos e lutadores multiclasse podem ter dois pontos de proficiência em um mesmo grupo de armas. E lutadores puros ou dupla classe podem ter até cinco pontos, o que lhes garante bônus ao acerto, dano e número de ataques, conforme a tabela abaixo:
Nota: Embora os lutadores comecem com 4 pontos de proficiência e possam colocar até 5 em um grupo de arma só, no 1º nível eles só podem colocar dois pontos em cada grupo de arma.
Nível |
Nº de slots |
Bônus |
Para acertar |
Dano |
Nº de ataques |
Proficiente |
1 |
0 |
0 |
1 |
Especializado |
2 |
+1 |
+2 |
3/2 |
Maestria |
3 |
+3 |
+3 |
3/2 |
Alta Maestria |
4 |
+3 |
+4 |
3/2 |
Grande Maestria |
5 |
+3 |
+5 |
2 |
Grupos de armas:
. Machados: Machado de batalha e machado de arremesso.
. Armas Cegas: Clava, maça, cajado e martelo de guerra.
. Arcos: Arco longo, arco curto e arco longo composto.
. Espadas grandes: Espada bastarda, espada longa, cimitarra e montante.
. Armas de projétil: Dardo, besta pesada, besta leve e funda.
. Espadas curtas: Adaga, espada curta e adaga de arremesso.
. Lanças: Alabarda e lanças.
. Armas com espeto: Mangual e maça-estrela.
Armas permitidas por classe:
. Lutador: Todas.
. Ranger: Todas.
. Paladino: Todas.
. Clérigo: Clava, maça, funda, cajado e martelo de guerra.
. Druida: Clava, dardo, cimitarra, lança, cajado, funda e adaga de arremesso.
. Mago: Adaga, dardo, funda, cajado e adaga de arremesso.
. Ladrão: Clava, adaga, dardo, espada longa, arco curto, espada curta e cajado.
. Bardo: Todas. |