O Baldur's Gate usa o AD&D e nesse sistema o personagem começa com um certo número de slots de proficiência em armas e sofre penalidades se ele não souber como usar uma arma. Diferentemente do Baldur's Gate original, as proficiências em armas são aprendidas para armas individuais ao invés de grupos de armas. O número de slots de proficiências iniciais e os ganhos subsequentemente variam de acordo com a classe, assim como a penalidade por não saber utilizar a arma. A classe também determina que armas o personagem pode utilizar (também listadas abaixo). Abaixo, uma tabela detalhando isso:
Se tornar proficiente em uma arma (usar um ponto de proficiência em seu grupo), nega a penalidade acima. Todas as classes podem ser proficientes em armas (ter um ponto em um determinado grupo de armas), mas rangers, paladinos e especialmente lutadores podem ir além e se tornarem especializados. Rangers, paladinos e lutadores multiclasse podem ter dois pontos de proficiência em um mesmo grupo de armas. E lutadores puros ou dupla classe podem ter até cinco pontos, o que lhes garante bônus ao acerto, dano e número de ataques, conforme a tabela abaixo: Nota: A tabela sofreu alterações em relação ao Baldur's Gate original. Maestria não é mais tão poderosa como antes.
* Alta Maestria melhora a velocidade da arma em 1, Grande Maestria em 3.
Armas permitidas por classe: Nota: Essas restrições acima só se aplicam as classes básicas (sem kits). Kits podem aplicar restrições adicionais a seleção de armas (o kensai por exemplo não pode usar armas de longo alcance apesar de ser um lutador). |