AVENGERS OF BALDURAN
  JOGOS BALDUR'S GATE 2 CLASSES MATEIRO

Mateiro
Nota: C+ ... Se você quer um mateiro, pegue um kit ou multiclasse.
Melhores Raças: Humano, elfo ou meio-elfo. Eu pegaria um elfo se você for pegar um mateiro puro pois eles recebem bônus para espadas e arcos, e também podem atingir bons níveis de DES, o que dá mais bônus para arcos.
Nível Máximo de Experiência: SoA: 17, ToB: 34.

Melhores Proficiências de Armas: Já que você começa com 2 pontos em estilo duas armas, use o resto dos seus pontos na arma que você quer usar nas duas mãos, como cimitarras ou espadas longas. Provavelmente você deveria colocar alguns pontos em arco curto também.

Informações Gerais:
O mateiro é um caçador e um homem da floresta. Ele tem habilidade com armas e conhecimento de trabalho em madeira e perseguição. O mateiro muitas vezes protege e guia viajantes perdidos e pessoas honestas. Um mateiro precisa ser forte e sábio nos caminhos da natureza para viver uma vida inteira.

Vantagens:
. Inimigo Racial (bônus para acertar e dano quando luta com esse inimigo).
. Especialização em Armas (2 pontos em proficiências).
. Furtividade (pode se esconder nas sombras).
. Pode usar Encantar Pessoa/Mamífero.
. Pode usar feitiços de Druida a partir do nível 8.

Desvatagens:
. Precisa ser humano, elfo ou meio-elfo.
. Precisa ter alinhamento bom. Se sua reputação cair abaixo de 10, você perde suas habilidades.

Prós: O Mateiro é um tipo de mistura de um lutador com um druida. Ele recebe ataques extras e tem o bom PACA0 de um lutador, e recebe os feitiços do druida no 8º nível. Sua habilidade em luta pode ser menor que a de um lutador normal, (não pode ir além de 2 pontos em proficiência) no entanto isso é ligeiramente compensado por duas coisas:
1) automaticamente começa com 2 pontos em estilo "Duas Armas", o que significa que você pode gastar seus pontos em outra coisa;
2) proficiências são bem mais fracas no Baldur's Gate 2 do que eram no Baldur's Gate (entre 2 pontos e 5 pontos numa arma, você ganhar +1 para acertar e +2 para dano, só isso).

O mateiro também tem o Inimigo Racial, que é definido por você no começo. Esse bônus dá a você um bônus de +4 para acertar e dano quando você estiver lutando com esse tipo de monstro. Digamos que você pegue vampiros para serem seu inimigo racial. Então, toda vez que você lutar com um vampiro, você recebe um bônus de +4. E para sua informação, o melhor inimigo racial que você pode pegar é mesmo vampiro. Isso é muito parecido (embora melhor) do que os kits de paladino Cavaleiro e Caçador de Mortos-Vivos têm como bônus, exceto que você pode escolher contra qual inimigo você quer ter esse bônus. Se você ESCOLHESSE dragões, você irá receber um bônus melhor que Cavaleiros recebem por dragões.

Uma vez que o mateiro pode usar feitiços de druida no nível 8 (bem perto do nível que você começa o jogo) você provavelmente pode nem precisar ter um druida no grupo, ficando com clérigos. O uso de feitiços pelo mateiro é consideravelmente mais fraco do que um druida normal (ou mesmo um paladino), mas você não irá precisar usar tantos feitiços de druida mesmo.

Contras: O Inimigo Racial é legal, mas já que você não irá usar isso muitas vezes, dificilmente isso será um fator decisivo para escolher essa classe. Tipicamente você usa o Inimigo Racial no monstro que lhe dá MAIS trabalho, dos quais existem poucos. E o que você escolheria? Dragões? Lichs? Vampiros? Desses, vampiros são os que aparecem mais, mas eles dificilmente são aquela grande ameaça. Lichs seriam provavelmente a escolha mais sábia, mas acertar um lich depende mais do seu mago destruir as defesas deles, do que os +4 no PACA0.

E a respeito de uso de feitiços, o mateiro é o mais fraco dos lançadores de feitiços. Ele só pode só pode ter 3 níveis de feitiços druidas, recebendo 3 feitiços por nível. Isso é no FIM do jogo, então na maioria do jogo ele mal terá feitiços para usar. Ele perde TODOS os feitiços bons de druida, como Invocar Elementais do Fogo. Seu mateiro estará aprendendo Curar Ferimentos Leves, enquanto seu clérigo estiver aprendendo Cura e outras feitiços que fazem as habilidades do mateiro obsoletas. Quem precisa curar 4PVs ou mais, quando você pode curar COMPLETAMENTE um alvo? Se você realmente quiser os feitiços de Druida, comece com um humano kensai neutro verdadeiro (com 15 FOR, 17 SAB & CAR) e duplique classe para um druida no nível 9. Nesse ponto, você recebe +3 para acerto e dano, o que é consideravelmente melhor do que o bônus por Inimigo Racial (isso se aplica a TODOS os monstros, não só um tipo). E uma vez que druidas sobem de nível rapidamente, você só precisará de 125.000XP para chegar no nível 10 e reativar as habilidades de kensai. Você terá um lutador melhor E um lançador de feitiços melhor (só lembrando, são necessários 600.000XP para chegar ao 10º nível com um mateiro).

Finalmente, se você realmente quer um Mateiro, vá com Mateiro/Clérigo. Eles são MUITO melhores com feitiços, e você continua com as qualidades do mateiro (veja abaixo).

 

Multiclasses Úteis:
Mateiro/Clérigo: A - Recebe todos os feitiços de clérigo E de druidas, e é um lutador melhor do que qualquer clérigo. Muito mais poderoso magicamente também uma vez que ele é o único personagem que pode usar TODOS os feitiços de clérigos. Prefira martelos para usar o Crom Faeyr no fim do jogo.

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