Bardos geralmente servem como negociadores, mensageiros, patrulheiros e espiões. Eles adoram acompanhar heróis (e vilões) para testemunhar atos heróicos (ou vilanescos) em primeira mão, já que um bardo que pode contar uma história por experiência própria é renomado entre os seus. Um bardo pode lançar feitiços arcanos sem qualquer preparação prévia, de forma similar a um feiticeiro. Bardos também compartilham algumas perícias especializadas com os ladrões e seu conhecimento sobre objetos é quase inigualável. Uma alta pontuação em carisma permite ao um bardo lançar feitiços de alto nível. . Tabela de progressão da BaB; . Tabela de progressão de magia; . Tabela de progressão de experiência. Dado de vida: 1d6. Alinhamento: Qualquer um que não seja lawful. Perícias: . Pontos iniciais de perícia: (4 + modificador INT) x 4; . Pontos adicionais de perícia: 4 + modificador INT (para cada nível adquirido). Talentos: . Talento com armas: Todas armas simples e uma das seguintes: longbow, longsword, shortbow e shortsword; . Talento com armaduras: Armaduras leves, armaduras médias e escudos. Músicas: . Bardos podem lutar enquanto cantam, mas não utilizar feitiços ou objetos mágicos. . Uma vez por dia, bardos podem utilizar uma música para produzir efeitos mágicos, dependendo de sua perícia Perform: Inspire Courage: . Requer 3+ níveis na perícia de Perform; . Aliados ganham +2 para jogadas de salvamento contra encantamento e medo; . Aliados ganham +1 para o ataque e para o dano. Fascinate: . Requer 3+ nível na perícia Perform; . O alvo deve fazer uma jogada de salvamento de Will ou será atingido pelos efeitos de Fascinate; . Criaturas que forem atingidas por Fascinate sofrerão -4 de penalidade para os teste de Spot e Listen; . Os efeitos duram uma rodada por nível do bardo. Inspire Competence: . Requer 6+ nível na perícia Perform; . Um único aliado ganha +2 para os testes de perícias; . O efeito dura 2 minutos. Suggestion: . Requer 9+ nível na perícia Perform; . O alvo deve estar sob a influência de Fascinate; . O alvo deverá fazer uma jogada de salvamento contra Will (DC = 13 + modificador de Carisma do Bardo) para negar os efeitos; . O bardo poderá fazer uma sugestão para qual feitiço afetará a criatura; . Sugestões não contam para o limite diário da música do Bardo (contudo Fascinate contará). Inspire Greatness: . Requer 12+ nível na perícia Perform; . Afeta um único aliado (mais um aliado adicional para cada 3 níveis acima do 9º nível); . Os alvos ganham +2 para as jogadas de ataque; . Os alvos ganham +1 para jogadas de salvamento contra Fortitude; . Os alvos ganham +2d10 PV (mais 2 x modificador de Constituição). Bardic Knowledge: . Bardos podem fazer um teste de Bardic Knowlodge com bônus (nível do Bardo + modificador de inteligência); . Testes bem sucedidos de Bardic Knowledge revelação informações sobre objetos, pessoas ou lugares notáveis. |