O Icewind Dale usa o AD&D e nesse sistema o personagem começa com um certo número de slots de proficiência em armas e sofre penalidades se ele não souber como usar uma arma. Diferentemente do AD&D no entanto, as proficiências em armas são aprendidas para grupo de armas (listados abaixo) ao invés de armas individuais. O número de slots de proficiências iniciais e os ganhos subsequentemente variam de acordo com a classe, assim como a penalidade por não saber utilizar a arma. A classe também determina que armas o personagem pode utilizar (também listadas abaixo). Abaixo, uma tabela detalhando isso: Grupo | Proficiências em armas | Penalidade | Inicial | Subsequente | Guerreiros | 4 | 1 slot/3 níveis | -2 | Magos | 1 | 1 slot/6 níveis | -5 | Clérigos | 2 | 1 slot/4 níveis | -3 | Ladinos | 2 | 1 slot/4 níveis | -3 | Se tornar proficiente em uma arma (usar um ponto de proficiência em seu grupo), nega a penalidade acima. Todas as classes podem ser proficientes em armas (ter um ponto em um determinado grupo de armas), mas rangers, paladinos e especialmente lutadores podem ir além e se tornarem especializados. Rangers, paladinos e lutadores multiclasse podem ter dois pontos de proficiência em um mesmo grupo de armas. E lutadores puros ou dupla classe podem ter até cinco pontos, o que lhes garante bônus ao acerto, dano e número de ataques, conforme a tabela abaixo: Nota: Embora os lutadores comecem com 4 pontos de proficiência e possam colocar até 5 em um grupo de arma só, no 1º nível eles só podem colocar dois pontos em cada grupo de arma. Nível | Nº de slots | Bônus | Para acertar | Dano | Nº de ataques | Proficiente | 1 | 0 | 0 | 1 | Especializado | 2 | +1 | +2 | 3/2 | Maestria | 3 | +3 | +3 | 3/2 | Alta Maestria | 4 | +3 | +5 | 3/2 | Grande Maestria | 5 | +3 | +5 | 2 | Grupos de armas: . Adagas: Adaga e adaga de arremesso. . Alabarda: Alabarda. . Arcos: Arco longo, arco curto e arco longo composto. . Armas de projétil: Dardo e funda. . Bestas: Besta pesada e besta leve. . Cajado: Cajado. . Clava: Clava. . Espadas: Espada larga, espada longa e cimitarra. . Espada curta: Espada curta. . Espadas grandes: Espada bastarda e montante. . Lança: Lança. . Maças: Maça e maça-estrela. . Machados: Machado, machado de duas mãos e machado de arremesso. . Mangual: Mangual. . Martelos: Martelo e martelo de duas mãos. Armas permitidas por classe: . Lutador: Todas. . Ranger: Todas. . Paladino: Todas. . Clérigo: Clava, maça, funda, cajado e martelo. . Druida: Clava, dardo, cimitarra, lança, cajado, funda e adaga de arremesso. . Mago: Adaga, dardo, funda, cajado e adaga de arremesso. . Ladrão: Clava, adaga, dardo, espada longa, arco curto, espada curta e cajado. . Bardo: Todas. |