Perícia | Exige treino? | Atributo | Descrição |
Appraise | Não | INT | Permite melhorar o preço de venda ou de compra de objetos em lojas. O teste é feito na primeira vez que o personagem interaje com o comerciante e depois disso só é feito novamente quando a perícia é melhorada. O uso é automatico em lojas. |
Bluff | Não | CHA | Permite ao personagem fazer o absurdo ou errado parecer plausível. É utilizado em conversas e no talento Feint. |
Concentration | Não | CON | Testes de concentração são feitos sempre que o personagem é atingido enquanto está lançando um feitiço. O DC para evitar o fracasso do lançamento é igual a (10 + dano recebido + círculo do feitiço). O usuário do feitiço recebe uma penalidade de -4 a seu teste se houverem inimigos a menos de 3m dele. O uso é automatico. |
Craft Alchemy | Não | INT | A seção Criação de Objetos trata do Craft em todas suas formas. |
Craft Armor | Não | INT |
Craft Trap | Não | INT |
Craft Weapon | Não | INT |
Diplomacy | Não | CHA | Um teste bem sucedido de Diplomacy faz com que os NPCs revelem informações adicionais e aceitam pagar mais ou receber menos por coisas. É utilizado em conversas. |
Disable Device | Sim | INT | Essa perícia permite ao personagem executar uma série de ações em uma armadilha. A DC do teste depende da armadilha e da ação executada. Inspecionar a armadilha para determinar sua dificuldade modifica a DC em -7. Marcar a armadilha para torná-la visível ao resto do grupo modifica a DC em -5. Desarmar a armadilha não tem efeito sobre a DC. Reaver a armadilha modifica a DC em +10. |
Heal | Não | WIS | Permite ao personagem utilizar um kit de cura para curar ferimentos e remover venenos e doenças. O número de pontos de vida curados é igual a rolagem da perícia (com todos os modificadores). |
Hide | Não | DEX | Permite ao personagem se esconder de seus inimigos. Utilizar armadura ou tocha impede o uso desta habilidade. Para utilizar esta perícia o personagem deve entrar no Stealth Mode. |
Intimidate | Não | CHA | O personagem pode utilizar essa perícia para fazer um brigão recuar ou forçar um prisioneiro a lhe contar o que ele quer saber. É utilizado em conversas. |
Listen | Não | WIS | Esta perícia alerta o personagem a criaturas escondidas que podem estar por perto. Ficar parado dá um bônus de +5 a Listen. O uso é automatico (no modo passivo). |
Lore | Não | INT | Permite ao personagem identificar objetos mágicos desconhecidos. O uso é automático sempre que o personagem examinar um objeto. |
Move Silently | Não | DEX | Permite ao personagem se esquivar silenciosamente. Utilizar armadura impede o uso desta habilidade. Para utilizar esta perícia o personagem deve entrar no Stealth Mode. |
Open Lock | Sim | DEX | Permite ao personagem entrar em salas fechadas e abrir baús trancados. A DC do teste depende da fechadura. |
Parry | Não | DEX | Parry permite ao personagem bloquear ataques e fazer contra ataques espetaculares. A DC do teste é igual a rolagem de ataque do golpe do oponente. Sucesso nesse teste faz com que o golpe não cause dano. Se o personagem obtiver sucesso no teste e a diferença entra a rolagem e o DC for maior do que 10, um contra ataque ocorre. O contra ataque funciona como um ataque bônus. O primeiro contra ataque é feito com a BAB sem penalidade e os subseqüentes com penalidades de -5, -10, -15 e assim por diante. Para utilizar esta perícia o personagem deve entrar no Parry Mode. |
Perform | Sim | CHA | Com Perform o bardo pode usar suas músicas, que produzem efeitos mágicos naqueles ao seu redor (geralmente incluindo ele mesmo, se conveniente). |
Search | Não | INT | Essa perícia é utilizada para detectar armadilhas. Apenas ladrões podem detectar armadilhas com DC maior que 20. |
Set Trap | Sim | DEX | Permite ao personagem armar armadilhas. Quando um kit de armadilha é utilizado, o personagem faz um teste de perícia. A DC do trabalho é determinada pelo poder da armadilha. |
Sleight of Hand | Sim | DEX | Permite ao personagem roubar o conteúdo do bolso do alvo. |
Spellcraft | Sim | INT | Permite identificar feitiços no momento em que eles são utilizados por outros personagens. A DC deste teste é igual a 15 + o círculo do feitiço. O personagem também ganha +1 para todas as jogadas de salvamento contra feitiços a cada 5 níveis nessa perícia. O uso é automatico. |
Spot | Não | WIS | Um teste bem sucedido de Spot revela uma criatura escondida. A DC é determinada pelo Hide da criatura escondida. O uso é automatico (no modo passivo). |
Survival | Não | WIS | Personagens com essa perícia podem entrar no Tracking Mode, no qual humanóides, animais e monstros passam a ser visíveis no minimapa. Quanto maior for o nível dessa perícia, maior o alcance dessa detecção. |
Taunt | Não | CHA | Esta perícia é usada para provocar o inimigo, fazendo-o baixar sua guarda por um momento. Em níveis mais alvos, vários inimigos podem ser afetados. |
Tumble | Sim | DEX | Permite passar por inimigos durante combate sem levar ataques de oportunidade. Toda vez que o personagem for levar um ataque de oportunidade por passar perto de um inimigo, ele automaticamente fará um teste de Tumble contra uma DC de 15. Se for bem sucedido, o ataque é evitado. A cada 10 níveis nessa perícia a AC do personagem também aumenta em um ponto. |
Use Magic Device | Sim | CHA | Permite que o personagem use um objeto mágico como se ele tivesse a classe, raça ou alinhamento necessário. A DC base é determinada pelo valor do objeto e modificada pelo tipo de emulação que o personagem está tentando. Se ele tentar emular uma raça, a DC aumenta em 5; se for um alinhamento, aumenta em 10; se for uma classe a DC não é modificada. O uso é automático. |