AVENGERS OF BALDURAN
  JOGOS BALDUR'S GATE 2 WALKTHROUGH UST NATHA

Ust Natha

Quando você entra na cidade você assiste uma pequena cena entre um Drow e seu escravo. Ele mata o escravo, e é morto por sua mãe. Isso apenas reforça que os drow são maus. Realmente maus. NÃO se revele como um "não-drow" ou a cidade inteira fica hostil a você. Pior que isso, eles irão trancar você lá dentro.

 

Estabelecendo-se na cidade
Nós estamos aqui por uma coisa, e uma coisa apenas: pegar os ovos da dragoa prateada e levá-los para Adalon. Para fazer isso, temos que nos manter atentos e procurar informações. Nós também precisamos se aliar com alguma família. Quando estivermos aliados as missões se tornam disponíveis (você não pode "libertar os humanos" até você estar aliado). Vá até a Sociedade dos Lutadores (x 3535 y 1650). Aqui você irá encontrar com Solaufein. Ele pergunta o seu nome, diga a ele que isso não interessa e ele irá ficar impressionado e gosta mais de você por isso. Ele diz que você estará trabalhando para as matronas, e para encontrar com uma de suas criadas na plataforma perto da entrada. Desse ponto, você tem 3 dias para ir na plataforma e encontrar com a criada. No seu caminho de volta a entrada, você irá ver um encontro entre vários esfoladores de mentes (embaixadores, inclusive) e drows. Isso não é particularmente importante, mas é interessante. Vá para a plataforma (x 1550 y 3300). Fale com o Solaufein de novo. Ele diz que alguns "devoradores" pegaram uma clériga de refém. Ele pergunta se você sabe o que eles são:

Int 15+: Você pode dizer "Illithid" e Solaufein gosta mais de você.
Int 9 to 14: Você pode dizer "Esfoladores de Mentes" e nada acontece.
Int 8 or less: Você pode dizer "Otyugh" e Solaufein gosta menos de você.
"Eu não sei": nada acontece.

Você tem que resgatar essa drow dos illithids antes que eles a levem para sua cidade. Você tem 3 dias.

 

Resgatando Phaere dos illithids
Agora, saia da cidade, e vá para o sul. Eu encontrei um grupo de aventureiros, que naturalmente acharam que eu era mau (x 3300 y 2225). Um desses aventureiros tem:

. Sopro do Dragão, Alabarda +4.

Continue sul, e então cruze a ponte para achar Solaufein (x 4715 y 3100). Ele pergunta se você tem alguma missão. Depois disso ele pergunta se você está pronto para a batalha. Use todos os seus feitiços de proteção (Proteção contra o Mal é muito útil) e esteja pronto para lutar contra vários esfoladores de mentes. Você tem que lutar contra 3 esfoladores de mentes assim como 2 monstros de úmbria. Eu mataria os esfoladores primeiro, um de cada vez, e então os monstros de úmbria. Depois da batalha, Phaere (que você resgatou) lhe "agradece" (20.000XP). Nada que você disser a Phaere importa. Os 2 voltam para a cidade. Você tem 3 dias para voltar e falar com Solaufein denovo.

 

Trabalhando para a Casa Despana
Entre na taverna e ache Phaere e Solaufein. Phaere automaticamente fala com você e pergunta se você não quer se unir a sua casa. Resposta a isso com uma afirmativa (diga "sim")... você pode também intimidar e dizer que você prefere ter ela como recompensa (se você sabe o que eu estou dizendo), mas isso tem várias consequências negativas se você está tendo um romance com alguém. Ela quer que você encontre ela na mesma plataforma de antes... mas não agora. Agora ela quer que você se "divirta" na taverna (veja as missões abaixo). Quando ela sai da Taverna você tem 3 dias para ir para a plataforma.

Vá para a plataforma e fale com Phaere. Ela diz a você que há um observador na cidade roubando adamantita. Ela quer que você vá até lá e mate ele. Solaufein e ela irão até lá também. Você irá encontrar Phaere novamente na parte sudeste da cidade (x 4200 y 3340). Fale com ela e entre na batalha. Mate o observador (14.000XP) e Solaufein parece alegre com as coisas. Phaere menciona que o corpo será coletado para... outros usos (20.000XO). Phaere diz a você para encontrá-la em 3 dias.

 

Drow vs. svirfneblin
Phaere quer que você e Solaufein ataquem uma patrulha de gnomos das profundezas para mantê-los com medo dos Drows. Solaufein naturalmente odeia ser mandado para essas missões idiotas, especialmente porque os gnomos são muito fracos. Você irá encontrar Solaufein a oeste de Ust Natha, perto da aldeia svirfneblin (x 890 y 2225). Fale com Solaufein. Se Solaufein gosta de você, você pode convencê-lo a deixar você terminar isso sozinho. Nesse ponto ele volta para a cidade (é claro, se você ficou enchendo o saco dele, ele não sai). A patrulha dos gnomos chega, fale a eles que você foi mandado para matá-los, mas que você não o fará. Então pegue um capacete deles como um sinal que a missão foi terminada. Volte para a taverna.

 

Phaere
Phaere está satisfeita que você trouxe para ela o capacete, e diz para você encontrá-la nos seus aposentos na Sociedade das Lutadoras dentro de UMA HORA (todos recebem 28.000XP). Vá até a Sociedade das Lutadoras (x 2500 y 2050), entre e fale com Phaere. Ela quer Solaufein morto. Por quê? Quem sabe? Ela quer que você entre na sua casa na Sociedade dos Lutadores, mate-o, e pegue a Capa Piwafwi dele como prova da sua morte. Concorde com ela. Você agora tem 3 dias para pegar Solaufein (x 3500 y 1575). Fale com Solaufein e diga a ele que você foi mandado para matá-lo, mas você não quer fazer isso. Então peça para ele lhe dar sua Capa Piwafwi como prova que ele está "morto". Solaufein fala pouco, e gosta mais de você. Você pode procurar na sua casa, mas não há nada bom aqui.

* Alternativa Maligna: (por Cyrille Artho) *
Quando você mata Solaufein, ele obviamente não pode lhe seus ovos de dragoa falsos, que você normalmente usaria para enganar Phaere. No entanto, nem tudo está perdido. Quando você der os ovos reais para Phaere, há 3 possíveis caminhos:

1) Você interrompe o ritual (má idéia). A Matronaa Ardulace então usa uma feitiço que revela sua verdadeira identidade, e você é caçado pela cidade. É bem difícil recuperar os ovos e matar todos os drows.

2) Deixe o ritual se completar.
a) Você não deixa Phaere dar os ovos para o demônio (boa idéia). O demônio então ataca todo mundo. Ele não tem muitos pontos de vida mas você precisa de uma arma +5 para acertá-lo -- o que você não deve ter no momento (a não ser que tenha um paladino com a Vingadora Sagrada). Um Clérigo com 4 Setas da Glória (10d6 de dano contra Demônios) faz o trabalho, uma vez que essa feitiço ignora resistência a magia (que é 95% ou 100% para o Lorde Demônio). Matando o Lorde Demônio, você recebe 26.000XP. Reze para o Lamento do Banshee inicial do demônio não matar ninguém; se isso matar, *corra* e não tente reequipar tudo perfeitamente -- apenas pegue as coisas e vá embora *rapidamente*! Se ninguém for morto, você na verdade tem tempo até para vender as pedras de Phaere para os drows antes que todos eles fiquem hostis a você e tentem matar você. Proteção contra o Mal não vai impedir o Lorde Demônio de usar o seu primeiro feitiço de ataque, mas ele não vai atacar você imediatamente. Eu consegui sair da cidade antes de os drows ficarem hostis -- provavelmente demora um pouco para a cidade ser fechada.

b) Você deixa Phaere dar os ovos para o Lorde Demônio (má idéia). Ele (sendo um cara legal) revela sua verdadeira identidade. Imediatamente todos os drows ficam hostis e atacam seu grupo. Novamente, esse não é o melhor caminho (e você terá que lhidar com uma dragoa prateada furiosa também).

Nota: Se você recuperou os ovos, não fale com Adalon -- senão você nunca conseguirá seu sangue (porque ela irá se teleportar). Em vez disso, ataque ela imediatamente. Isso lhe dá menos experiencia. e nada de besta +3, apenas um pouco de ouro e um pergaminho que possibilita você proceder para o Capitulo 6 :-(

Nota Pessoal: Eu achei uma pena que grupos maus não pudessem deixar o ritual drow proceder como planejado: um duelo entre o dragão prateado e o Lorde Demônio seria muito bom. E também a história não é muito lógica já que o ataque drow continua acontecendo, apesar da perda de seus líderes (e alguns poderosos guerreiros devido aos duelos na taverna e assassinatos misteriosos) e de não ter o demônio ao seu lado. Não surpreende que eles percam.

* Fim da Alternativa Maligna *

Reporte a morte de Solaufein para Phaere (todos recebem 30.000XP). Se você for homem, então ela quer falar com você sozinho... para uma pequena "diversão". Se você se negar, ela soa o alarme e a cidade inteira fica hostil. É claro, você pode convencê-la de que você *realmente não pode*, ou seja, você é impotente. Para falar essas coisas você precisa ter INT 17 ou CHA 13 (em alguns casos, CHA 17). Depois disso (se você obedeceu, conseguiu convencê-la do contrário, ou não recebeu a oferta porque você era uma mulher) ela quer que você encontre a Matronaa Ardulace Despana, que está atualmente no templo. Você tem 3 dias para ir até lá (tudo demora 3 dias, por algum motivo). Ah, se você dormiu com a Phaere, então qualquer um que esteja tendo um romance com você fica nervoso com você.

 

Matronaa Ardulace
Vá até o templo de Lolth (x 4200 y 2350). Entre e ande para frente até você achar Phaere, que irá automaticamente falar com você e irá apresentá-lo para a Matronaa. A Matronaa quer que você prove ser competente a ela, e para fazer isso, você precisa trazer o sangue de uma das "raças nobres", que são os observadores, esfoladores de mentes ou kuo-toa. Ah, e não pode ser qualquer um deles, tem que ser um especial. Então dependendo do que você quiser fazer:

Observadores, vá até a proxima seção "Cidade dos Observadores".
Esfoladores de mentes, vá até a seção "O Covil Illithid".
Ou os mais fáceis kuo-toas em "Saindo da Escuridão Subterrânea".

Se você não trazer um desses objetos no tempo certo (3 dias), então Phaere irá atrás de você (em qualquer lugar que você estiver) e dizer que seu disfarce falhou, e acaba em uma batalha (e pior ainda, mantém você fora de Ust Natha). Então não perca tempo. Volte quando você tiver um desses objetos e ela irá pegá-los e recompensar você com 22.000XP para cada personagem. Phaere então diz a você para encontrá-la em seu quarto, dentro de uma hora (ela vive na Sociedade das Lutadoras, se você esqueceu)

 

Os ovos de dragoa
Phaere então fala para você seu plano para derrubar a Matronaa Ardulace e ser ela mesma a cabeça da casa. Ela quer sua ajuda nisso, então concorde em ajudá-la a se livrar da matrona. A Casa Despana irá usar o sangue que você coletou junto com os ovos da Dragoa Prateada para chamar um demônio. O que Phaere quer que você faça é trocar os ovos por ovos falsos, então Ardulace será destruída quando o demônio for chamado. Ela então pode usar os ovos reais para ganhar controle sob o demônio. Ela lhe dá uma chave e um ovo marcado como "De Phaere". Deixe a casa.

Volte ao templo onde os ovos estão sendo mantidos. Se você fez tudo certo com Solaufein, ele irá aparecer perto da entrada com uma outra proposta para você. Ele quer que você dê outros ovos falsos para Phaere. Desse jeito, as duas, Matrona e Phaere irão ser mortas pelo demônio. Concorde com seu plano e entre no templo. Uma vez no tempo, pegue a passagem imediatamente a sua direita, que leva a sala do ovo (x 2067 y 780). Mate os dois guardas e entre. Há 5 golens aqui, apenas esperando você pegar os ovos para sair atrás de você. Mate os Golens. Pegue os Ovos Reais e SUBSTITUA ELES com os OVOS DE PHAERE (não esqueça de fazer isso!).

Volte para Phaere. Dê a ela os ovos de Solaufein (20.000XP) e ela parece extremamente satisfeita. Bem, isso não vai durar muito. Ouça o diabrete quando ele aparece, e então volte para o templo. Phaere está logo na primeira passagem e então o ritual começa. O demônio mata as 2 drows, uma por uma, e então vai embora se você ficar quieto. Não se esqueça de procurar nos 2 corpos por:

. Anel de Desvio de Feitiço;
. Armadura da Górgona +4;
. Muitas pedras;
. 4.500po.

Alternativa Maligna: (por Daniel Pang)
Na cidade Drow, se você der para o Lorde Demônio os ovos reais depois de Phaere e Ardulacce estiverem mortas, você pode pedir a ele algumas coisas. Pedir um poderoso objeto mágico a ele lhe dá uma Alabarda +4: Névoa Negra, e pedindo a ele um caminho seguro para fora da Escuridão Subterrânea irá lhe dar justamente isso. Pedir por qualquer outra coisa no entanto, fará com que ele ataque você. Agora, RAPIDAMENTE, deixe o Templo e vá EMBORA da cidade o mais rápido que você puder. Se você demorar, você ficará preso na cidade para sempre (Na verdade, nesse caso, você simplesmente tem que matar todo mundo na cidade, então você pode ir embora).

Retorne para Adalon e dê a ela seus ovos verdadeiros. Ela lhe dá um objeto:

. Besta de Necaradan +3;
. 78.500XP (para cada personagem).

Então você é teleportado para a saída da Escuridão Subterrânea. O portão para fora é logo a esquerda, mas você pode explorar o local se você ainda não o fez (veja "Saindo da Escuridão Subterrânea" para maiores detalhes).

 

Missões:
Missão: O tanque do duergar, o Aboleth
Duergar: Ust Natha (AR 2200, x 1050 y 3150).
Qilue: Ust Natha (AR 2200, x 2725 y 1890).

Logo depois de libertar Phaere dos esfoladores de mentes, um duergar perto da entrada irá falar para você falar com seu "mestre", que está em um tanque grande logo atrás dele. Fale com o Aboleth, a criatura no tanque, e ele quer fazer uma troca. Você pega o cérebro de Qilue para ele e ele não revela que você não é drow. Parece bom. Você pode achar a casa de Qilue é logo à direita da Sociedade das Lutadoras. Entre.

Alternativa: Quando falar com Aboleth pela primeira vez, você pode recusar a fazer a sua missão. Então ele pergunta porque, simplesmente diga a ele que se ele revelar você, então você irá revelar a traição dele também. Por isso você recebe 12.000XP. Uma vez lá dentro, mate tudo que se move. Além de Qilue, há 5 servas (a maioria magos) para serem mortos. Você pode achar a maioria deles na direita. Procure em Qilue por: (4.000XP)

. Lâmina de Osso +4;
. Cérebro de Qilue.

Não há mais nada aqui, então retorne para o Aboleth, que lhe dá 10.000XP e promete que não vai falar a ninguem quem você é.

 

Missão: Liberte os humanos
Vendedor de Escravos: Ust Natha (AR 2200, x 1111 y 1808).

Logo ao norte há a área dos escravos, onde humanos são vendidos como escravos. Se você esteve no segundo andar da taverna, provavelmente você sabe que os escravos não têm muita expectativa de vida na cultura drow. Depois de você ter falado com a Matrona Ardulace, fale com o negociador de escravos e compre os escravos. Nós queremos eles armados, então pague a ele o preço total de 2.000po. Ele irá abaixar o preço para 1.500po se você pedir. Os escravos serão teleportados para perto de você. Diga a eles que eles estão livres, e que eles devem ir para a superfície. Por isso você recebe +1 de Reputação e 7.500XP.

 

Missão: Derrote os cultistas
Taso Kala: Ust Natha (AR 2200, x 2480 y 2100).
Culto: Ust Natha (AR 2200, x 4200 y 3340).

Depois de aceitar a Missão de Matrona Ardulace, você irá achar Taso Kala na frente da porta de Phaere. Ela automaticamente fala com você e ORDENA que você ache e destrua o culto a Ghaunadaur. Aceite isso (se você não quiser que seu disfarce seja descoberto). Você irá achar os "cultistas" onde o observador estava antes, na parte sudeste da cidade. Você tem um dia para terminar essa Missão. A batalha consiste em drow, otyughs e limos de todas as cores. Destrua eles. Nenhum dele tem tesouro significante. Volte para a clériga e reporte seus feitos. Seja submisso e ela irá embora (você não estava esperando uma recompensa, estava?).

 

Missão: O djinn trancado
Dola Fadoon: Ust Natha (AR 2200, x 1930 y 3180).

Logo a direita da entrada há um djinn sendo torturado por diversão. Ele implora para alguém matá-lo. Eu não faria isso até você tiver falado com a Matrona Ardulace. Mate o djinn. Então a torturadora irá exigir uma compensação. Ela quer 4.000po como compensação e se você não tiver isso, você tem um dia para conseguir. Se você tiver falado com a Matrona Ardulace, então você pode abaixar isso para 2.000po. É melhor fazer essa missão logo antes de você deixar a Escuridão Subterrânea para sempre. Desse jeito você pode matar Dola Fadoon, dizer a ela que você não tem dinheiro, e deixar a Escuridão Subterrânea antes que algo de mal aconteça a você. Por isso você recebe míseros 5.000XP.

 

Missão: Deirex, o lich e Jarlaxle, o mercenário
Visaj: Ust Natha (AR 2200, x 3000 y 2275).
Torre de Deirex: Ust Natha (AR 2200, x 3700 y 2850).
Casa Jae'llat: Ust Natha (AR 2200, x 3260 y 1460).

Logo depois de encontrar com a Matrona Ardulace pela primeira vez, Visaj aparece no seu caminho logo ao norte da Torre de Deirex. Ele se aproxima e quer vender uma corda. Não uma simples corda, mas uma corda mágica que defende contra lichs. Útil, sem dúvida, para entrar na Torre de Deirex e roubar os objetos dele. Há uma pequena chance do famoso mercenário Jarlaxle vir atrás disso, mas qual é a probabilidade de isso ocorrer? Compre a corda por 1.000po (Se você não tiver tudo isso, ele irá vender por 750PO. Se seu carisma for 15+, você pode fazer ele vender por 500 OU você pode simplesmente ameaçar ele e pegar a corda dele).

Agora vá para a Torre do Deirex e entre. Deirex está logo na entrada, e embora a corda não faça o que era para fazer, você logo será teleportado para a Dimensão de Bolso de Jarlaxle®. Aqui não há o que fazer para mudar o caminho das coisas. Ele diz a você que ele quer várias pedras do Deirex, porque seus homens estão presos dentro delas. Ele lhe dá um dia para terminar isso antes de teleportar você de novo para a Torre de Deirex. Lute com Deirex. Ele é um lich normal e luta como um (Parar o Tempo, Abi Dalzim, etc...). Nesse ponto um lich não deve ser um desafio muito grande para você (22.000XP). Lembre-se de procurar no seu corpo para achar o Dente do Lich e a Pedra de Proteção Jae'llat.

Então procure no local por tesouros: (4 recipientes, nem todos nessa sala, e alguns com armadilha)

. Feitiços: Pó Brilhante, Olho do Mago, Surdez, Contágio, Remover Magia, Desejo Limitado, Meteoros Miúdos de Melf e Assustar;
. Armadura da Víbora +5;
. Pedras de Jarlaxle.

Pegue as pedras e você será instantaneamente teleportado de volta para a dimensão particular do Jarlaxle. Ele pega as pedras e agradece você pelos seus esforços. Agora você pode aceitar seu obrigado (2.500po e 10.000XP) ou pode atacar e matar ele e seu mago (14.000XP e 12.000XP). Eles não tem nenhum objeto bom para você. Em qualquer um dos casos, você será teleportado de volta para a torre. Vá para a próxima porta (x 3475 y 2730), e entre. Procure no lago por:

. Ouro;
. Pedras preciosas;
. Feitiços: Cacodemônio e Raio Rubi de Reversão;
. Lança +3;
. Vara de Gelo & Vara de Projéteis Mágicos;
. Montante +2;
. Besta da Aflição +4;
. Espada Curta +2;
. Anel da Loucura (Amaldiçoado).

Isso é todo o tesouro do lich (a outra porta lá fora leva para o mesmo lugar). Deixe a torre, suba e ande a direita para chegar a Casa Jae'llat (que está marcado no seu mapa). A pedra de proteção irá deixar você entrar (x 3260 y 1460). Isso é, é claro, uma grande batalha contra muitos drow guerreiros e clérigos. Isso não seria uma casa drow sem esses elementos. Cada Guarda Jae'llat vale 6.000XP. Essa é a primeira batalha, há outra quando você vai a direita. Essa batalha tem Hindra Jae'llat nela (14.000Xp) assim como Istar Jae'llat (16.000XP). Então procure no lugar por:

. 2.500po;
. E MUITAS pedras (algo perto de 50).

A outra porta lá fora também leva para dentro dessa casa.

 

Outros: A garota fugindo
Perto do Sociedade das Lutadoras você você irá ver uma garota humana correndo pela sua vida. Um pouco depois, um grupo de guerreiros drows perguntam por que caminho ela foi. Você pode dizer a verdade ou mentir, mas não há conseqüência nenhuma.

 

Outros: Os duelos na taverna
Taverna: Ust Natha (AR 2200, x 1835 y 2550).
Sondal: Tavern (AR 2202, x 580 y 1133).

No andar principal da taverna, a esquerda perto das escadas, você irá achar Sondal, o Mestre de Duelos. Concorde em ver o primeiro duelo. Um drow derrota facilmente outros quatro, vem para fora e pergunta a sua opnião sobre o assunto. Fale a ele que ele não deveria lutar contra crianças e ele desafia você para um duelo. Aceite.

Nota: Se você perder qualquer duelo, você irá ser barrado permanentemente de duelar. Todos os duelo aqui são Um-a-Um (diferentemente dos duelos contra monstros).

Quando Lasaonar está perto de ser derrotado (30.000XP) ele para a luta e lhe dá sua espada.

. Lâmina Cauterizadora +3.

Depois da batalha, Chalinthra desafia você para um duelo (ela estava envolvida com Lasaonar, e acha um insulto você derrotar ele). Quando você estiver pronto, fale com Sondal novamente e começe o duelo. Chalinthra é uma clériga até que boa. No entanto, ela morre do mesmo jeito (12.000XP). A próxima batalha é contra um mago, e requer um mago do seu grupo para duelar. Então mande um mago e deixe a batalha começar! (6.000XP). A próxima batalha também é entre magos, mas essa é um pouco mais difícil (8.000XP). Depois dessa, há uma batalha de magos final (11.000XP). Eu venci elas chamando um Nishruu e usando a Capa do Espelho.

 

Outros: As lutas contra monstros na taverna
Taverna: Ust Natha (AR 2200, x 1835 y 2550).
Szordrin: Taverna (AR 2202, x 1450 y 840).

No andar principal da taverna, há um homem parado a direita, Szordrin. Fale com ele se você quiser duelar contra alguns animais. Ele tem vários combates, que precisam ser feitos nessa ordem: (retorne a ele depois da batalha para receber uma recompensa e outra batalha)

Monstro de Úmbria: 4.000XP, 250po (de Szordrin).
Nabassu: 16.000XP, 500po (de Szordrin).
Príncipe Sahuagin : 2.000XP, 750po (de Szordrin).
Observador: 14.000XP, 1.000po (de Szordrin).

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