AVENGERS OF BALDURAN
  JOGOS BALDUR'S GATE 2 THRONE OF BHAAL WALKTHROUGH SARADUSH

Saradush

Melissan
Você aparece no meio de uma... discussão. As autoridades acreditam que você seja inimigo e te atacam na mesma hora. Acabe com eles rápido. Quando todos eles estiverem mortos, Melissan fala com você. Ela te explica a situação da cidade: Saradush está sendo atacada por Yaga Shura (outro Filho de Bhaal) impedindo qualquer um de sair, e a cidade é governada por Gromnir (Filho de Bhaal também) que está louco, e provavelmente vai deixar todos morrerem. Depois disso você pode perguntar a ela sobre mais coisas. Pergunte tudo o que puder.

Nota: Como a cidade está sob ataque, não fique em qualquer lugar por muito tempo... fogo tende a cair do céu (as catapultas fora da cidade podem te acertar).

Há vários outros Filhos de Bhaal mais fracos na cidade. A não ser que eles sejam mencionados, eles não são importantes. Também há vários tesouros em recipientes na cidade. A prostituta no centro da cidade não tem nada com a missão das cortesãs vampiras que você vai encontrar mais pra frente. De fato, ela simplesmente te deseja boa sorte ao enfrentar Gromnir. Há umas notas sobre romances aqui: se você concorda em ir com a prostituta, isso acaba com o romance com a Aerie, no entanto, Viconia se diverte, convencida que isso vai fazer você perceber como ela é bem melhor. Depois de matar Gromnir, fale de novo com a prostituta e todo mundo ganha 1.000XP.

 

A Taverna
Entre na taverna (x 1050 y 1550). A primeira coisa que você vai perceber é que há alguns soldados perturbando a garçonete. Confronte-os. Você pode tanto dar uma propina (500po) ou lutar com eles. Quando acabar com eles (1.400XP, várias armas, armaduras +2 e +3) fale com a garçonete para saber que Gromnir tem uma passagem secreta nos esgotos, como sempre...

Nota: Você também vai encontrar Viekang aqui... ele é o cara que "explodiu" em uma taverna lá em Encontrocomercial. Se você falar com ele você vai saber que ele simplesmente se teleporta pra longe sempre que ele se sente em perigo. Ele também tem uma missão, veja abaixo.

Você também pode encontrar Volo no quarto dos fundos. Depois disso fale com Pygram Aleson. Pergunte a ele sobre uma entrada secreta para o castelo, e ele vai te falar, se pagá-lo (1.000po). Claro, se você tiver 14 de Carisma ou mais você pode conseguir de graça. Ele te fala que há uma passagem pela prisão abandonada (que agora está povoada por mortos-vivos). Ele te dá uma referência para mais informação: o Templo de Waukeen.

Há 3 recipientes nessa taverna: (x 420 y 530), (x 750 y 220), (x 420 y 900) para achar:

. 2 Poções de Cura Extra;
. 2 Poções de Cura Superior;
. Óleo de Velocidade;
. Outros tesouros...

 

Chaves
Vá para o Templo de Waukeen (x 1280 y 1900) e fale com Farielle (ela não vai te ajudar facilmente se você for mau). Pergunte-a sobre a chave para o castelo que Pyrgram falou e ela fala sobre isso. Ela te dá a chave para a prisão, e te alerta sobre os mortos-vivos por lá. Todos ganham 1000XP. Na fonte atrás dela (x 370 y 350) tem:

. Opala Marinha.

Nas 2 estantes ao lado há outros tesouros. Você também pode comprar Água Benta Élfica se você não tiver nenhuma com você... Agora que você tem a chave para a prisão, pegue a chave para os esgotos. Saia do templo, e então entre no quartel (x 630 y 1800). Quando você entrar, você será abordado. Seja hostil se quiser, não há jeito de escapar da luta. Destrua todos! Procure no quarto por tesouros (quase todos são aleatórios) e a chave para os esgotos (x 375 y 290). Agora que você tem 2 chaves diferentes, há 2 caminhos diferentes, cada um terminando mo mesmo lugar, Gromnir. Eles meramente se diferem nos métodos para você entrar. Depois de terminar as missões abaixo, entre em um dos dois: esgotos (qualquer entrada no chão) ou prisão (x 1350 y 2250).

 

Missões:
Missão: Execução Iminente de Mateo
QG da Milícia: Saradush (AR 5000, x 1740 y 810).
Mansão da Condessa: Saradush (AR 5000, x 1370 y 1370).
Casa de Kiser: Saradush (AR 5000, x 2080 y 1820).
Errard: Saradush (AR 5000, x 2370 y 700).

Entre no Quartel da Milícia (x 1740 y 810) e olhe o... ahn, o "processo" acontecer. Um homem chamado Mateo está sendo preso baseado em poucas provas. Suspeito... Fale com o capitão e faça ele concordar para você poder falar com Mateo e fazer investigações sobre o caso, mas ele não sabe muita coisa. A estante na parede tem algumas poções... Vá adiante na prisão. Faça o carcereiro abrir o portão, então continue e fale com Mateo, que está na cela mais próxima. Pergunte a ele como Kiser está envolvido no problema e ele pensa sobre isso. Ele diz que se Kiser está no meio disso, então a Condessa vai ter problemas. Você precisa falar com ela em seguida.

Procure também na parede da outra cela para ganhar mais poções, e saia da casa. Você vai encontrar a casa da Condessa logo abaixo da escadaria, para a esquerda (perto da prostituta), entre. Fale com a Condessa e diga que você conversou com Mateo. Ela na mesma hora diz que Kiser está por trás de tudo isso. Kiser seqüestrou seu filho e a única maneira de conseguir ele de volta é acusando Mateo. Ela também diz que Kiser nunca vai devolver seu filho. Ela quer que você visite Kiser para, de algum jeito, conseguir o filho dela de volta. Parece sensato.

Nota: Os báus na casa dela ativam um alarme se você tocá-los.

Saia dali, e vá para a casa de Kiser. Dentro, atormente-o sobre o que você sabe. Pergunte a ele sobre Mateo. Agora, se você tiver 15 CAR, ou falou com a Condessa, ou é de alinhamento mau ou neutro com má reputação você pode fazer ele divulgar mais informação. Ele diz que de fato ele está com o filho da Condessa, mas ele não vai deixá-lo ir a não ser que você mate Errard, que ele diz ser o vilão da história.

Nota: Você pode roubar de Kiser uma Estatueta de Shakti (Ken Adams).

Kiser também tem um bocado de tesouros dentro da casa, muitos deles têm fortes armadilhas (aleatórios). Eu não acho que você pode desarmá-las também.

Método Mau: Seguindo o caminho mau, ele pede a você para matar ou a Condessa ou Errard. Se você matar a Condessa, ele te dará 10.000po. Se você matar Errard você ganha 2.000po. Em ambos os caminhos você ganha 5.000XP pra cada pessoa da equipe.

. Errard: 20.000XP;
. Cajado do Clérigo +3;
. Traje do Arquimago Bom.

Evitando Errard: No porão da casa de Kiser, há 3 botões que podem ser achados com procurar armadilhas (dois na sala principal e um no quarto atrás da porta). Quando você aperta todos os três, ele abre uma porta secreta onde você encontra Ardic, e Kiser aparece e te ataca como ele normalmente faria depois de você falar com Errard (Dave Loveland).

Interessante. Saia da casa. Você vai encontrar Errard no topo da cidade, em cima do muro. Fale com ele. Se você está seguindo o metodo bom, diga que Kiser mandou matá-lo. Ele fica um pouco chocado com isso, então conte para ele os detalhes do caso. Errard vai procurar o filho da Condessa pra você através de magia, e te fala que ele está dentro da casa de Kiser. Volte a casa, e desça para o porão. Kiser ameaça matar você E o refém por revelar suas intenções. Mate-o.

. Lutador (2): 6.500XP (objetos mágicos variados);
. Kiser: 6.500XP;
. Estatueta de Shakti;
. Chave da Prisão Secreta;
. Lutador: 8.000XP;
. Ladrão: 10.000XP;
. Mago: 10.000XP;
. Outros tesouros...

Encontre Ardic e fale com ele para ganhar 7.000XP pela missão. Há também 3 recipientes com poções e tesouros (indeterminados), procure na cabine em (x 650 y 350):

. Minério Caído das Estrelas (ingrediente para a Estrela da Tempestade);
. Lágrimas do Rei.

Volte para a Condessa para a sua recompensa: 2.000po, 5.000XP para todo o seu grupo.

 

Missão: Pai Morto de Tazit
Tazit: Saradush (AR 5000, x 2425 y 1550).

Logo à direita abaixo de onde você começa, um homem vai ser abatido por chamas vindas do céu. Fale com seu filho, Tazit, que está um tanto desesperado pelo incidente. Ofereça um clérigo para ajudar (ou se você for um, faça você mesmo). Faça o seu clérigo falar com o garoto, e se ofereça para tentar a magia. Quando ele ressucita todos na equipe ganham 1000Xp e reputação +1.

Outra alternativa seria você usar a Vara de Ressurreição.

 

Missão: Salve os Elfos
Elfos: Saradush (AR 5000, x 1240 y 1180).

Logo acima da taverna, alguns elfos estão tendo problemas com as autoridades locais (familiar, não?). Ameace o guarda falando a ele que você é um Filho de Bhaal, então fale com os elfos. Eles acreditam que em pouco tempo, os guardas farão outra ameaça. Se pelo menos alguém pudesse oferecer refúgio a eles...

Vá para baixo para o Templo de Waukeen e fale com Farielle. Ela vai ajudar os elfos. Volte para eles para dar as boas notícias. Você também ganha uma recompensa: Reputação +1, 3.000XP para todos os membros da equipe.

 

Missão: Detenha os Anões
Anões: Saradush (AR 5000, x 1010 y 2180).

Logo abaixo do Templo de Waukeen alguns anões estão ficando com raiva das autoridades locais. Fale para evitar violência: 1000Xp cada. Você pode ficar do lado dos anões nessa luta, mas você não vai ganhar muito pelo tempo perdido.

 

Missão: Ajude Viekang
Taverna: Saradush (AR 5000, x 1050 y 1550).

Na primeira vez que você fala com Viekang, o Filho de Bhaal que "explodiu" em Encontrocomercial, você descobre que, quando ele sente medo ele se descontrola e é teleportado para longe. Então ele poderia simplesmente sair de uma cidade cercada? O problema é que Melissan curou ele de seu medo. Então se você tiver INT 18 ou mais, fale com ele de novo e sugira que talvez o feitiço Horror poderia fazer ele sentir medo de novo. Ele acha que isso pode funcionar.

Nota: O personagem principal precisa ter INT 18. Então, se você não for inteligente o bastante, há sempre poções para isso. ;)

Depois, faça alguém lançar Horror nele e ele será curado. Por isso, todos da equipe ganham 2.000XP.

 

Missão: Livro de Feitiços Perdido de Lazarus
Arquivos Arcanos: Saradush (AR 5000, x 710 y 1280).
Hectan: Taverna de Saradush (AR 5003, x 1070 y 530).
Squip: Saradush (AR 5000, x 990 y 1140).

Nos Arquivos Arcanos, você vai descobrir que seu dono, Lazarus, teve seu livro de feitiços roubado. Por causa disso ele não pode te vender nada. Concorde em ajudá-lo. Ele suspeita que Hectan esteja envolvido, mas ele não pode provar. Pergunte por outras pistas para descobrir que foram encontradas pequenas pegadas enlameadas. E Hectan não é um homem pequeno. Você vai encontrar Hectan na taverna, nos fundos. Fale com ele e ele nega qualquer envolvimento. De fato, ele tem várias testemunhas que dizem que ele estava na taverna.

Método Mau: Se você tiver uma reputação baixa (8 ou menos), simplesmente o ameace que ele confessa toda a história.

Vá para fora da taverna, para cima, e fale com Squip. Pergunte a ele sobre o livro, ele quer 1.000po para falar qualquer coisa sobre isso. Você pode ser legal e dar o dinheiro pra ele (heh), mas ele vai falar isso de graça se você pedir novamente. Ele diz que, de fato, roubou o livro, e então imediatamente o entregou para Hectan. Volte a taverna. Dessa vez Hectan admite que foi ele, mas diz que somente pegou o livro porque acredita que Lazarus tem um feitiço de teleporte. Ele quer que você pegue-o de Lazarus. Muito bem... Vá para Lazarus e pegue o pergaminho. Porém, o pergaminho é inútil pois Yaga tem feitiços poderosos impedindo qualquer um de se teleportar pra fora da cidade. Leve o pergaminho pra Hectan e ele vai trocá-lo pelo livro.

Nota: Se você falar para ele tentar usar o pergaminho agora mesmo, você perde 1 de reputação.

Retorne com o livro e dê ele para Lazarus. Isso não apenas re-abre a loja, mas também todos da sua equipe ganham 5.000XP.

 

Missão: Vampiros de Peltje
Peltje: Taverna de Saradush (AR 5003, x 980 y 815).

Dentro da taverna você encontrará um cara chamado Peltje que acredita que não é louco. Parece que ele acredita também que todas as "cortesãs" viraram vampiras e têm um covil onde eles sugam o sangue de mortais inocentes, como ele. De noite, entre na taverna, e vá para o canto acima a esquerda (onde os elfos e anões ficam discutindo) para encontrar as cortesãs sombrias. Convenientemente, há um de cada sexo. Ao invés de fazer os serviços normais, eles te levam para o covil dos vampiros e tentam te matar.

 

Outros
Outros: Matando gigantes de fogo (por CY Lee)
Durante a batalha de Saradush, vá para o norte da cidade, onde Errard está (o mago na missão de Mateo). Você vai perceber que a milícia está atirando flechas em um "Gigante Invisível". O gigante de fogo está atrás da torre e NÃO pode ser selecionado como alvo. Porém, equipe seu grupo com armas de longo alcance e bote eles com roteiros agressivos e eles vão começar a atirar no Gigante de Fogo (XP: 8000, outro aparece logo após um morrer) e a melhor parte disso é que o gigante de fogo não vai atacar a sua equipe e essa parte da cidade não recebe ataques de catapultas (provavelmente pra evitar que Errard morra). Deixe eles lá para conseguir experiência ilimitada.

Média: 8000XP (por morte) a cada 20s, equivale a 1.5 milhões de XP/hora.

Notas: Armas de munição ilimitada (como Dente de Fogo, Ponta-celeste, Arco de Gesen, Funda de Everard, etc.) são úteis. Não se esqueça de checar seus personagens ocasionalmente quando eles ficarem cansados (depois de dois dias atirando em gigantes) e também ao aumentar níveis (para evitar perda de excesso de experiência).

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