A "criação" do personagem no Planescape: Torment é diferente. Você não escolhe gênero, classe ou alinhamento. O sistema de habilidades é diferente também... é mais próximo do D&D 3E, embora não seja igual. Você começa com 9 em cada atributo e tem 21 pontos para distribuir entre eles. A cada novo nível, você recebe um ponto para colocar no atributo que quiser.
Atributos
Força: No combate, a força influência tanto sua habilidade para acertar (Thac0) quanto o dano que você pode causar, enquanto fora do combate ela determina o quanto de peso você pode carregar, sua habilidade para forçar portas e baús, etc. Além disso, há algumas opções de diálogo que só podem ser completadas com sucesso com força alta (15+ geralmente). Força é ótimo, mas para um Nameless One, não é crucial. Mais útil para: Lutadores e personagens caóticos e/ou malignos.
Destreza: No combate, a destreza influência sua classe de armadura (AC). Fora do combate, destreza é usada principalmente em habilidades ladinas. Por exemplo, há alguns ladrões nas ruas e se você tiver DEX suficiente (hmmm, 14+) você pode pegá-los no ato (embora você também tenha que ter uma boa sabedoria para aprender com eles). Mais útil para: Lutadores, ladrões e personagens caóticos.
Constituição: Acelera sua taxa de regeneração, dá mais PV por nível e outras coisas menores. Mais (in)útil para: Todos.
Inteligência: Não influência o combate. Fora do combate, a coisa mais importante sobre INT é que como ela afeta os diálogos. Personagens espertos podem resolver situações que para outros personagens resultariam em violência (novamente, uma INT de 15+ é geralmente necessária). No entanto, muitas situações tem um desfecho melhor se forem resolvidas por uma Sabedoria alta ao invés de uma inteligência alta. Inteligência é essencialmente para magos, pois afeta a chance de aprender um feitiço com sucesso e o número de feitiços que podem ser aprendidos por círculo de feitiço. Finalmente, INT aumenta sua habilidade Lore. Mais útil para: Magos.
Sabedoria: O melhor atributo do jogo. Sabedoria dá um grande bônus a experiência, o que faz você subir de nível mais rápido. Mas o melhor efeito é sem dúvida alguma nos diálogos, onde você recebe as MELHORES opções, assim como a maioria das recuperações de memória, e sua "voz interior" irá até mesmo avisar você sobre as opções de diálogo perigosas. Também aumenta sua habilidade Lore. Mais útil para: Todos.
Carisma: Carisma é útil, mas não na escala da sabedoria. Carisma não traz beneficio algum a não ser em diálogos. Ela traz novas opções, mas essas opções geralmente não são melhores que as que a Sabedoria vai trazer a você. Também melhora algumas recompensas. Mais útil para: Personagens caóticos.
Montando um personagem bom
Porque sabedoria é tão importante?
Assim, com uma Sabedoria de 25, se você receber 1.000 de experiência (assumindo que você não tem nenhum companheiro para dividir isso) você irá receber 35% a mais, ou 1.350XP.
Porque a recomendação em por pontos em sabedoria, carisma e inteligência? Força, destreza e constituição são importantes, mas eu não começaria o jogo com eles.
Atributos bônus
Total Máximo Possivel: (Ancient scroll pode dar +2 em todos os stats)
E alguns lugares para PERDER atributos...:
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