AVENGERS OF BALDURAN
  JOGOS DRAGON AGE WALKTHROUGH TORRE DO CÍRCULO

Quando você entrar na torre (na Saída A), você automaticamente se encontrará com o Cavaleiro-Comandante Greagoir. Ele lhe dirá que o Chantre perdeu o controle sobre a torre, e que “abominações e demônios vagam pelos corredores da torre”. Greagoir assumirá que o Círculo está perdido, mas ele te permitirá vasculhar as profundezas da torre para procurar pelo Primeiro Encantador Irving (#37), pois se Irving estiver vivo então talvez seja possível salvar alguma coisa do Círculo. Entretanto, Greagoir te avisará que uma vez que você tenha passado pela porta do Círculo (#2), você não poderá retornar até que a situação tenha sido resolvida. Isso poderá levar algumas horas, e por isso é melhor você se preparar antes de prosseguir.

Dentro da parte principal da torre você encontrará demônios, abominações, magos de sangue – e até alguns sobreviventes (#5), incluindo uma companheira em potencial chamada Wynne, da qual você se lembrará de Ostagar. Se você decidiu que o Círculo fora corrompido e que todos os magos devem morrer, então você terá de matar os sobreviventes. Se você decidiu que os sobreviventes lhe podem ser úteis, então você será forçado a levar Wynne na tua equipe durante todo o restante da missão. Wynne é uma Curandeira Espiritual, e ela é boa em manter os personagens vivos.

Conforme você sobre a torre, você descobrirá que foi um mago chamado Uldred (#37) quem enervou os magos e causou todos os problemas nela. Mas antes que você possa encontrá-lo, você encontrará um demônio da preguiça (#29) que te enviará para um mundo dos sonhos chamado de Desvanecer.

O Desvanecer funcionará como uma longa intermissão em tua viagem pela torre. Você não encontrará nenhum equipamento enquanto estiver lá, mas poderá ganhar 21 pontos de atributo para o teu personagem principal, o que torna a passagem mais do que válida. As regiões do Desvanecer estão cobertas nas páginas próprias. Use os links na barra de navegação à direita para descobrir um pouco mais sobre elas.

Quando você completar o Desvanecer, você retornará ao aposento onde você encontrou o demônio da preguiça pela primeira vez (#29). Tanto o demônio quanto Niall estarão mortos, e quando você pilhar o cadáver de Niall você encontrará a Litania de Adralla, um objeto especial que poderá ser usado para te proteger contra a magia de sangue de Uldred (#37). Pilhar Niall também atualizará o teu códice com informações sobre Objeto sobre Litania de Adralla.

Você finalmente encontrará Uldred na Câmara da Superação (#37). Após jogar um pouco de conversa fora, Uldred decidirá que você se tornaria uma excelente abominação, e a batalha começará. Uldred então se transformará em um grande demônio.

Uldred terá três abominações a sua disposição no início. Você deverá abatê-las o mais rápido possível. Além disso, ele terá quatro oportunidades para converter um dos magos sobreviventes do aposento (incluindo o Encantador Imediato Irving) em outra abominação. Se você usar a Litania de Adralla durante a tentativa, a conversão será interrompida. Se Wynne estiver com você, ela te avisará o momento de usá-la. Caso contrário, você terá de prestar atenção nos magos, e usá-la sempre quando vir anéis brancos emanando de um deles.

Nota: Se todos os magos do Círculo forem convertidos (e morrerem), você não será capaz de salvar o Círculo.

Outra Nota: A litania deverá ser colocada automaticamente na tua barra de atalho para uso rápido. Se por alguma razão ela não estiver lá, você precisará encontrará no teu inventário para usá-la. Além disso, você não precisará mirar a litania para usá-la.

Quando restar apenas Uldred, você terá algumas maneiras de lidar com ele. Se Wynne estiver com você, permaneça enfrentando Uldred com os teus personagens enquanto ela os cura (e bebe poções de lyrium no processo). Se você não tiver personagens com feitiços de cura, então beba poções de cura conforme leva dano e até que Uldred tombe. Se você estiver tendo problemas nessa batalha, use um personagem como isca e faça-o correr pelo aposento enquanto outros personagens atacam Uldred com armas de longo alcance e feitiços. Uldred derrubará Manoplas da Incineração quando morrer.

Nota: Se você teve que matar Wynne antes de entrar na Câmara da Superação (#37), ou se você tentou matar Uldred e descobriu que o teu grupo não era capaz de fazer o serviço, você poderá retornar aos sobreviventes no primeiro andar (#5) e ajustar o grupo como preferir.

Após a batalha contra Uldred, você acabará conversando com o Cavaleiro-Comandante Greagoir (na Saída A). Se o Encantador Imediato Irving estiver vivo, você será capaz de influenciar Greagoir a desmantelar o Círculo e investigar os magos sobreviventes, ou permitir que os magos sejam libertados. Na primeira opção, ou se você matou todos os magos, então todos os templários se unirão a você contra o Flagelo. Na segunda opção, os magos é quem se unirão a você.

Missão Secundária: Ciência da Convocação
Após engatilhar a missão “Ciência da Convocação” (#7a) e clicar na fonte de invocação (#7b), duas coisas acontecerão: vários objetos se tornarão interagíveis nas intersecções da biblioteca (#7a-c), e quatro chamas de invocação aparecerão (#8a-d). Se você estiver jogando Dragon Age no PC, aperte TAB para ver todos os objetos facilmente.

Para descobrir como usar as três primeiras chamas, você precisará ler o teu códice sobre “Ciência da Convocação” (aba de Missões). Você verá uma lista com vários objetos a serem clicados em uma determinada ordem para invocar uma criatura nas chamas de invocação. A quarta chama não estará listada no códice, mas sua sequência é apenas uma combinação de todas as outras sequências (veja abaixo).

Exercício 1: Fonte de convocação (#7b), Tomo de Personagens Espirituais (#7a), primeira chama de invocação (#8a). Completar esta sequência fará um porco espírito aparecer – e imediatamente morrer. Você encontrará uma Granada no cadáver do porco;

Exercício 2: Fonte de convocação (#7b), Raro Chamado de Rodercoms (#7c), Mago Gorvish (#7a), segunda chama de invocação (#8b). Completar esta sequência fará o Louco Tratante aparecer brevemente. Você não será capaz de fazer nada com ele, mas ele futuramente engatilhará uma missão do Chantre;

Exercício 3: Fonte de convocação (#7b), Grande Bestiário de Elvorn (#7c), entalhe na mesa comum (#7a), Spiritorum Etherialis (#7c), Mago Gorvish (#7a), filactério do aprendiz (#7a), terceira chama de invocação (#8c). Completar esta sequência fará uma criatura do Desvanecer aparecer e te atacar. O demônio derrubará Mitenes Carregadas quando morrer;

Exercício 4: Fonte de convocação (#7b), Tomo de Personagens Espirituais (#7a), Raro Chamado de Rodercoms (#7c), Mago Gorvish (#7a), Grande Bestiário de Elvorn (#7c), entalhe na mesa comum (#7a), Spiritorum Etherialis (#7c), Mago Gorvish novamente (#7a), filactério do aprendiz (#7a), quarta chama de invocação (#8d). Completar esta sequência fará com que um mago chamado Arl Presságio apareça brevemente. Se você furtá-lo enquanto ele estiver no local, você atualizará o teu códice com informações sobre Notas sobre Notas do Arl Presságio. Você também poderá receber um objeto aleatório ou dinheiro.

Você receberá 50 pontos de experiência para cada exercício que completar. O quarto exercício deverá ser completado por último, mas os outros três poderão ser feitos em qualquer ordem. Apenas o terceiro exercício é necessário para completar a missão “Ciência da Convocação”.

 

Missão Secundária: Vigia do Alcance
Em seis lugares da torre (#3, #7b, #17 e #22) você encontrará uma nota sobre uma misteriosa entidade no porão da torre. A primeira nota que você pegar engatilhará a missão, e todas as notas atualizarão o teu códicecom informações sobre Missões sobre Vigia do Alcance. Após pegar todas as seis notas, a missão e o códice sofrerão nova atualização, e você será capaz de realizar o ritual que invocará o guardião-vigia.

Para invocar o guardião-vigia, você precisará clicar em quatro estátuas localizadas no Grande Salão na seguinte ordem: estátua segurando uma bacia, estátua com a espada para cima, estátua com a espada para baixo, e finalmente a estátua com o escudo na câmara central (#25). Quando você clicar nas estátuas na ordem correta, a missão será atualizada e o guardião-vigia será solto.

Nasher disse: Note que o jogo não lhe avisará se você clicou na estátua correta, mas irá lhe avisar se você clicar na estátua errada (o personagem levará um choque). Portanto, clique apenas uma vez em cada estátua para não correr o risco de clicá-las duas vezes.

Para enfrentar o guardião-vigia, você precisará voltar aos Aposentos dos Aprendizes e tentar abrir a porta para o porão (#6). Isso fará com que o guardião-vigia, um demônio chamado Shah Wyrd, apareça e te ataque. Se você se uniu aos magos quando encontrou Wynne (#5), então a batalha será muito fácil, pois todos os magos do aposento te ajudarão na batalha. Caso contrário, você terá de suportar os ataques de fogo do demônio até derrubá-lo.

Quando Shah Wyrd morrer, ele derrubará um objeto aleatório, além de uma espada de duas mãos chamada Yusaris e alguns outros objetos na pilha de sujeira. Pegar a espada atualizará o teu códice sobre Objetos sobre Yusaris: A Matadora-de-dragão. Você também receberá 150 pontos de experiência por matar o demônio, e outros 100 pontos por completar a missão.

Nota: Você enfrentará alguns dragões durante o jogo, então por isso mantenha Yusaris sempre a sua disposição.

 

Missão Secundária: Cinco Páginas, Quatro Magos
Durante a sua exploração no Grande Salão, você encontrará cinco páginas rasgadas (#24). Cada página atualizará o teu códice com informações sobre Missões sobre Cinco Páginas, Quatro Magos, e elas também engatilharão a missão “Cinco Páginas, Quatro Magos”.

Se você ler as atualizações no teu códice, você descobrirá que quatro magos da torre foram enganados a comprar uma versão forjada de Deus vi Eternus de um indivíduo chamado Beyha Joam. Para a missão, você terá de encontrar Beyha Joam, o qual certamente está lucrando com tal falcatrua.

Você encontrará Joam em um encontro aleatório no mapamúndi. Ele terá alguns comparsas e um mago ao seu lado, e quando ele descobrir que você sabe de suas falsificações, ele te atacará. Você deverá derrubar o mago que está em cima de um morro o mais rápido possível (pois do contrário ele te dizimará com Bola de Fogo e Raio em Cadeia), e só então focar nos demais. Joam derrubará um Capuz Camafeu, uma moeda de ouro, e mais algumas coisas quando morrer.

1) Intendente: O intendente lhe venderá alguns bons (e caros) objetos, incluindo um Tomo da Técnica Arcana, um Cajado do Lorde Magistral, o cinto Benção de Andruil, e uma Mochila.

2) Porta Barrada: Quando você passar por esta porta, você será trancado dentro da torre, e não será capaz de sair dela até que tenha derrotado o chefe no final dela (#37).

3) Anotações do Aprendiz: Em cada um desses lugares (além de #7b, #17, e #22), você encontrará uma anotação sobre uma misteriosa entidade no porão da torre. Cada anotação atualizará o teu códice sobre Missões sobre Vigia do Alcance, e elas também engatilharão e atualizarão a missão “Vigia do Alcance”. Veja o texto acima para maiores informações sobre a missão.

4) Maleta: Dentro da maleta (#4) você encontrará uma nota que atualizará o teu códice sobre Missões sobre O Local. Você encontrará “o local” (uma gaveta com objetos debaixo da cama de Denri) no aposento anterior (#4a).

5) Sobreviventes: Você encontrará alguns magos sobreviventes aqui, incluindo Wynne, uma companheira em potencial. Se você decidir que o Círculo fora corrompido e que todos os magos deverão morrer, então você terá de matar os sobreviventes. Se você decidir que os sobreviventes lhe poderão ser úteis, então você será forçado a levar Wynne no teu grupo durante todo o restante da missão. Wynne é uma Curandeira Espiritual, e ela é boa em manter os personagens vivos.

Nota: Enquanto você estiver no aposento com os sobreviventes, você será capaz de adicionar e remover companheiros do teu grupo.

6) Porta para o Porão: Você não poderá passar por essa porta, mas ela está envolvida na missão “Vigia do Alcance” (veja acima).

7) Alcovas da Biblioteca: Na primeira alcova da biblioteca (#7a) você encontrará um livro rasgado. Clicar no livro engatilhará a missão “Ciência da Convocação” (veja acima) e atualizará o teu códice com informações sobre a segunda metade do tópico Missões sobre Ciência da Convocação. Você encontrará a outra metade do códice na câmara central (#9).

Na segunda alcova (#7b) você encontrará uma nota de um aprendiz que atualizará o teu códicecom informações sobre Missões sobre Vigia do Alcance (veja acima). Se você engatilhou a missão “Ciência da Convocação”, então é aqui onde você também encontrará a fonte de invocação.

Na terceira alcova (#7c) você será atacado por um demônio da ira menor e quatro abominações. Após a batalha, você encontrará um pedaço de papel dentro de uma pilha de sujeira, e pegá-la atualizará uma parte do códice sobre Notaspara Promessas da Soberba.

8) Chamas de Invocação: As quatro chamas de invocação estão envolvidas na missão “Ciência da Convocação” (veja acima).

9) Câmara Central: Quando você entrar na câmara, você será atacado por um demônio da ira maior e quatro abominações. Eles não derrubarão nada. Você também encontrará um livro rasgado, o qual atualizará o teu códice com informações sobre a primeira metade do tópico Missões sobre Ciência da Convocação. A outra metade poderá ser encontrada na biblioteca (#7a). Finalmente, se você estiver trabalhando na missão “Locais de Poder”, você reconhecerá o centro da câmara como sendo um local de poder místico, e clicá-lo atualizará a missão.

10) Owain: Durante o diálogo com Owain, você receberá informações sobre a Litania de Andralla, um feitiço que poderá protegê-lo contra magia de sangue, e sobre um mago chamado Niall, o qual retirou a litania do armazém da torre. Você encontrará Niall no Desvanecer. Próximo a Owain, em um cadáver queimado, você encontrará um Retrato Manchado com Água.

11) Textos Antigos: Nos textos antigos você encontrará um Pergaminho de Banastor, o qual atualizará o teu códice com informações sobre Missões sobre Os Pergaminhos de Banastor. Você precisará encontrar cinco desses pergaminhos para a missão “Os Pergaminhos de Banastor”.

12) Esconderijo de Bel: Este é o esconderijo referido no códice de Missões sobre Arrependimentos dos Bruxos (adquirido em Lothering). Dentro do esconderijo você encontrará algumas poções.

13) Magos de Sangue: Você encontrará três magos de sangue aqui. Você precisará derrotá-los para prosseguir na torre. Após a batalha, um dos magos implorará pela própria vida, mas a tua piedade não fará qualquer diferença no final. Os teus companheiros não irão nem mesmo comentar sobre o caso. Em uma pilha de livros próxima dos magos você encontrará o livro A Rosa de Orlais, um bom presente para Wynne.

14) Baú Trancado: Dentro do baú você encontrará uma Carta de Amor. Pegá-la atualizará o teu códice de Notas com informações sobre Interrupção de Correspondência. Você precisará de uma dúzia de Cartas de Amor para a missão “Interrupção de Correspondência”.

15) Penteadeira: Dentro da penteadeira você encontrará uma Corrente de Prata, um bom presente para Morrigan.

16) Armário: Você encontrará um mago chamado Godwin se escondendo no armário. Enquanto demônios e abominações estiverem vagando pela torre, Godwin não terá muito a lhe dizer; ele desejará apenas voltar para dentro do armário. Mais tarde, após limpar a torre, e se você se aliou aos magos, Godwin aparecerá do lado de fora do armário e você será capaz de conversar com ele sobre a missão “Metais Preciosos”.

17) Batalha: Quando você se aproximar desse local, você encontrará dois magos de sangue sendo atacados por uma abominação. Se você quiser, você poderá assistir a batalha e então atacar o lado vencedor, mas você ganhará mais pontos de experiência se você desferir os golpes finais em todos os inimigos. Um dos magos de sangue derrubará um Corda do Criacionista quando morrer.

Você também encontrará uma nota de aprendiz aqui. Clicar na nota atualizará o teu códicede Missões sobre Vigia do Alcance (veja acima).

18) Porta Trancada: Você não poderá passar por essa porta.

19) Cadáver do Soldado: No cadáver você encontrará um Amuleto do Chantre e algumas outras coisas. É um bom presente para Leliana.

20) Estátua Tombada: Você encontrará um pequeno filactério de vidro na base da estátua. Se você pegá-lo, você libertará uma antiga aparição que te atacará. Você não será capaz de ferir a aparição com ataques de frio, e ela causará bastante dano em todos os personagens que estiverem perto dela. A dificuldade do encontro dependerá da composição da tua equipe.

Para obter os melhores resultados, você deverá ter pelo menos um personagem em combate corpo a corpo com a aparição e o restante da equipe atacando com armas de longo alcance. Com Wynne e algumas cataplasmas de cura você deverá ser capaz de manter seus lutadores vivos e eventualmente derrubar a aparição. Se tal estratégia não funcionar, você poderá utilizar um personagem como isca, fazendo com que a aparição persiga tal personagem enquanto os restantes a atacam a distância.

Nota: A aparição é imune ao Cajado do Encantador de Wynne, mas não é imune aos Cajados do Acolita ou Cajados Mágicos.

Quando a aparição morrer, ela derrubará alguns objetos aleatórios, além de um pedaço de papel, que atualizará o teu códice de Notas sobre Os Frascos Negros.

21) Escritório do Encantador Imediato Irving: Você encontrará várias coisas no escritório:

Estante de livros: Examinar a estante atualizará o teu códice de Magia e Religião sobre A Fraternidade dos Encantadores;

Diário do Encantador: Ler o diário atualizará o teu códice de Notas sobre Erro de Irving;

Escrivaninha do Encantador Imediato: Dentro da escrivaninha você encontrará uma Pequena Caixa Pintada. Você precisará da caixa para a missão “Amigos de Jenny Vermelha”;

Baú de Irving: Dentro do baú você encontrará um Livro de Magia Negro. Entregar o documento à Morrigan lhe renderá muitos pontos de aprovação com ela, além de engatilhar a missão “Livro de Magia de Flemeth”;

Pedaço de Papel: Ler o papel atualizará o teu códice de Notas sobre Círculos dentro de Círculos.

22) Quarto de Hóspedes: Quando você avançar o suficiente dentro do quarto de hóspedes, você será emboscado por alguns mortos-vivo, incluindo um horror arcano (o qual você deverá derrotar imediatamente). Após a batalha, você encontrará algumas coisas interessantes no aposento:

Textos Antigos: Dentro deles você encontrará outro Pergaminho de Banastor (veja #11);

Nota do Aprendiz: Ler a nota atualizará o teu códice de Missões sobre Vigia do Alcance (veja acima);

Três Estátuas: As estátuas estão envolvidas na missão “Vigia do Alcance” (veja acima).

23) Batalha: Você enfrentará várias abominações e demônios nesse aposento. Após a batalha, você encontrará duas pilhas de sujeira, cada uma contendo um pedaço de papel. Cada papel atualizará o teu códice de Notas sobre Promessas da Soberba.

24) Salas de Estudo: Nas quatro salas de estudo você encontrará cinco páginas rasgadas. Cada página atualizará o teu códice de Missões sobre Cinco Páginas, Quatro Magos. Após pegar todas as cinco páginas, você receberá a missão “Cinco Páginas, Quatro Magos” (veja acima). Em um dos aposentos (#24a) você também encontrará um demônio da luxúria e vários templários enfeitiçados. O demônio derrubará o colar Calafrio quando morrer.

25) Salão Central: Você será atacado por uma abominação, alguns esqueletos e algumas sombras menores quando entrar no aposento. A abominação derrubará uma Pedra Rúnica Branca e algumas outras coisas quando morrer. A pedra é um bom presente para Alistair.

Você também encontrará uma estátua nesse aposento, a qual está envolvida na missão “Vigia do Alcance” (veja acima).

26) Pilha de Entulho: Se você clicar na pilha de entulho você atualizará o teu códicede Notas sobre Estudos Extracurriculares.

27) Quarto: Neste aposento você encontrará um demônio da luxúria e um templário enfeitiçado. Você terá duas opções para proceder: você poderá permitir que eles deixem o local ou atacá-los. Nada acontecerá na primeira opção, mas na segunda você terá de enfrentá-los juntamente com quatro cadáveres animados. Você receberá alguns pontos de experiência e objetos após derrotá-los. O templário, em particular, derrubará uma Armadura Templária e um documento de censura, o qual atualizará o teu códice de Notas sobre Desejo e Necessidade quando ele morrer.

Neste aposento você também encontrará um livro, o qual atualizará o teu códice de Cultura e História sobre O Império Tevinter, e uma escrivaninha, na qual você encontrará um Loira Solar Safra 1 e algumas outras coisas. A bebida é um presente para Oghren.

28) Quarto: Neste aposento você encontrará uma maga de sangue e três templários possuídos. A maga derrubará Trajes do Arconte e algumas outras coisas quando morrer. Você também encontrará uma pilha de livros no chão, a qual atualizará o teu códicede Notas sobre Estudos Extracurriculares.

29) Câmara Central: Você encontrará o demônio da preguiça aqui, o qual te mandará para o Desvanecer.

30) Cadáver Esfolado: Você encontrará O Capuz do Libertário no cadáver.

31) Livro: Ler o livro atualizará o teu códicede Livros e Canções sobre A Lenda de Calenhad: Capítulo 2.

32) Pilha de Livros: Examinar os livros atualizará o teu códice de Notas sobre Estudos Extracurriculares.

33) Corredor: Quando você entrar no corredor, você será atacado por várias abominações. Uma delas derrubará um pedaço de papel que atualizará o teu códicede Notas sobre Promessas da Soberba.

34) Baú Trancado: Você encontrará a Adaga do Bruto e algumas outras coisas no baú.

35) Batalha: Neste aposento você será emboscado por um demônio da ira maior, uma sombra maior, e vários servos menores.

36) Cullen: Próximo à escadaria você encontrará um templário preso em uma prisão mágica. Em um primeiro momento o templário te confundirá com ilusões da magia de sangue, mas assim que ele perceber que você é real, ele exigirá que você mate todos os magos da torre. Se você concordar, Wynne (se ela ainda estiver viva) se voltará contra você, e você terá de matá-la. Você também poderá discordar de Cullen, ou dizer a ele que decidirá depois. Como ele está preso, ele não será capaz de fazer nada contra você.

37) Câmara da Superação: Você lidará com Uldred neste aposento. Você também encontrará o Encantador Imediato Irving aqui.

Saídas:

(A): Saída para as Docas do Lago Calenhad;
(B): Escadaria entre os Aposentos dos Aprendizes e os Aposentos dos Magos Veteranos;
(C): Escadaria entre os Aposentos dos Magos Veteranos e o Grande Salão;
(D): Escadaria entre o Grande Salão e os Aposentos dos Templários.
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