Essas regras valem para os seguinte jogos:
Jogadas de Salvamento (Saving Throw) medem a capacidade do personagem de resistir a magia e a veneno. A resistência de um personagem depende da sua raça e classe. Quando um personagem é acometido por magia ou veneno, faz-se a chamada jogada de salvamento, bem-sucedida se o resultado de um lance de d20 for igual ou maior que o valor da resistência do personagem.
Pontos de Vida (Hit Points) ou PV (HP) mede o quão difícil um personagem ou oponente é de ser incapacitado ou morto; valores maiores são melhores. Toda vez que um ataque passa da armadura e das defesas, causa dano que é subtraído dos pontos de vida do alvo. Se os pontos de vida alcançarem 0, o personagem cai, inconsciente. Se alcançar -10 ou menos, o personagem morre.
Experiência em pontos ou XP mede as proezas de um personagem. Personagens ganham XP derrotando monstros, achando tesouros, completando partes da aventura e realizando estratégias inteligentes. Quando um personagem soma experiência o bastante em pontos, ascende de nível. Quando isso ocorre, o personagem está qualificado a melhorar sua ThaC0, aprender um novo feitiço, ou aumentar habilidades psíquicas já conhecidas. Assim, o jogador deverá escolher que feitiços deseja que o seu personagem aprenda. Todo personagem tem um requisito mínimo de experiência para subir de nível. Esse requisito é distribuído pelas classes de personagens multiclasse e vai aumentando de valor à medida em que ele sobe de nível.
+,- : Pelo AD&D há modificadores tanto negativos quanto positivos. Qualquer modificador + melhora um stat, enquanto qualquer modificador - piora um stat. Porque esta distinção é importante? Vários stats são melhorados diminuindo seu número, como Thac0 e AC. Se você achar uma Espada +2, isso melhora seu Thac0 em 2, o que de fato diminui o número do Thac0. Se começou com 20, você ficaria com 18.
Seu personagem pode carregar um certo peso (Emcumberance). Dependendo do quão forte ele/ela é, ele/ela será capaz de carregar mais peso. No AD&D quando você carrega peso perto do seu limite, você se move devagar e se você passar esse limite você não vai conseguir se mover. |