O Icewind Dale 2 suporta, além das raças "puras", várias sub-raças como os drow e svirfneblin. Cada sub-raça tem suas vantagens e desvantagens, e algumas tem penalidades na experiência conquistada, mas suas vantagens compensam essas penalidades.
Humanos Humanos: Os humanos são a raça predominante em Faerûn e governam a maioria dos impérios e reinos importantes nos Reinos Esquecidos. Humanos podem escolher qualquer classe. Vantagens: Classe favorecida:
Aasimar: Aasimar carregam o sangue de um celestial, a prole da união entre um mortal e uma divindade. Aasimar geralmente são de alinhamento bom e lutam contra o mal no mundo. Eles tipicamente tem pele clara, olhos dourados e frequentemente uma marca de nascença na forma do simbolo sagrado da divindade. Aasimar são abençoados com discernimento e magnetismo pessoal e são tipicamente paladinos. Vantagens: Desvantagens: Classe favorecida:
Tiefling: A contrapartida infernal aos aasimar, tieflings são humanos com um traço diabólico em seu sangue. Embora sua aparência seja em sua maior parte humana, eles geralmente tem sinais que entregam seus anscestrais. Tieflings normalmente tem pele parda e cabelo escuro ou avermelhado. Embora muitos tenham chifres pequenos, olhos de gato ou outras características bizarras, a maioria dos tieflings tenta esconder suas anormalidades dos humanos. Vantagens: Desvantagens: Classe favorecida:
Anões Anões (anões do escudo ou shield dwarves): Anões são humanóides pequenos e troncudos, com bochechas coradas e olhos e cabelos escuros. Embora há exceções, eles tendem a ser um povo rude e taciturno. Anões tem uma resistência natural a magia e veneno e possuem darkvision, o que possibilita a eles verem objetos quentes no escuros. Vantagens: Desvantagens: Classe favorecida:
Anões do ouro (gold dwarves): Em um tempo em que a raça anã está um declinio triste, os anões do ouro dos Reinos receberam um presente divino de Moradin, o Forjador de Almas. O pai dos deuses anões concedeu a Benção do Trovão ao seu povo, resultando em um crescimento lento da população de anões dourados. Embora seus efeitos não deverão ser sentidos por decadas, anões dourados já estão começando a se restabelecer nos Reinos como astutos comerciantes e orgulhosos, se não um pouco arrogantes, guerreiros. Vantagens: Desvantagens: Classe favorecida:
Anões cinzentos (gray dwarves): Também conhecidos como duergar, os anões cinzentos dos Reinos Esquecidos vivem em lugares ainda mais profundos que seus primos anões do escudo e anões do ouro. Os duergar tem pouco em comum com outros anões e utilizam escravidão em suas monstruosas cidades subterrâneas. Muitas vezes motivados por ganância e desejo de poder, anões cinzentos são conhecidos pelos Reinos como guerreiros eficientes. Duergar quase sempre tem cabelo e pele cinza. Vantagens: Desvantagens: Classe favorecida:
Elfos Elfos (elfos da lua ou moon elves): Elfos tendem a serem menores e mais finos que os humanos, com características delicadas. Elfos geralmente são considerados indiferentes e frívolos. Elfos tem resistência natural a feitiços de controle da mente e sono, possuem darkvision e tem grande perícia no uso de arcos e espadas longas. Elfos ganham um bônus na Destreza, mas uma penalidade na Constituição. Vantagens: Desvantagens: Classe Favorecida:
Drow (elfos negros ou dark elves): Elfos negros, também conhecidos como drow, são os primos subterrâneos dos altos elfos. Sua pele escura e cabelo pálido é uma maldição por sua aliança com a deusa das aranhas, Lolth. Sociedades drows são geralmente controladas por cruéis clérigas de Lolth e suas casas nobres. Elfos negros são conhecidos também por sua arrogância, crueldade e inclinação para guerras civis. Eles são também mais inteligentes e ágeis que os elfos normais, mas eles sofrem penalidades sob a luz do dia. Vantagens: Desvantagens: Classe Favorecida:
Elfos selvagens (wild elves): Os elfos selvagens são raramente visto por outros, pois vivem no coração de densas florestas e tem uma incrível habilidade para se manterem escondidos. Também chamados de elfos verdes, sua pele tende a ser marrom escuro e seu cabelo vai do preto ao castanho claro, clareando para um branco prateado com a idade. Vantagens: Desvantagens: Classe Favorecida:
Halflings Halflings (halflings pés-ligeiros ou lightfoot halflings): Halflings são pequenos, geralmente gorduchos, muito parecidos com pequenos humanos. Suas faces são redondas e largas, e freqüentemente bem coradas. Seu cabelo é tipicamente encaracolado, e a parte de cima de seus pés é coberta de pêlos. Halfling são muito resistentes a venenos e feitiços, tem naturalmente grande perícia com fundas e uma habilidade limitada em ver no escuro. Eles recebem um bônus a Destreza, mas uma penalidade a Força. Vantagens: Desvantagens: Classe Favorecida:
Halflings coração-forte (strongheart halflings): Enquanto os halflings pés-ligeiros dão valor a experiência da viagem e ao conhecimento de novas terras e pessoas, os coração-forte são uma raça mais organizada, ordeira e industrial. Eles constroem para durar e defendem implacavelmente suas cidades de ameaças contra as quais seus primos pés-ligeiros iriam simplesmente fugir. Vantagens: Desvantagens: Classe Favorecida:
Halflings fantasma (Ghostwise halflings): São os ferozes, reclusivos primos dos halflings pés-ligeiros e coração-forte. Eles são achados geralmente nas florestas do sul do Reino vivendo em pequenas comunidades. Halflings fantasma são raramente vistos em grandes cidades, mas ocasionalmente são colocados para explorar o mundo por motivos que somente eles conhecem. Quem visita os assentamentos dos ghostwise geralmente reportam que os halflings tem uma afinidade tão grande que seus companheiros podem se comunicar sem fala. Halflings fantasma são geralmente mais ágeis que sua espécie costuma ser e ganham a habilidade de colocar armadilhas uma vez por dia. Vantagens: Desvantagens: Classe Favorecida:
Gnomos Gnomos (gnomos da rocha ou rock gnomes): Parentes dos anões, gnomes são menores que seus distintos primos (gnomos, como eles orgulhosamente dizem, são menos gorduchos que os anões). A maioria tem pele castanho escura ou marrom, cabelos brancos e grandes narizes. Gnomos tem resistência natural a magia e podem ver no escuro com darkvision. Eles ganham um bônus para a Inteligência, mas uma penalidade a Sabedoria. Vantagens: Desvantagens: Classe Favorecida:
Svirfneblin (gnomos das profundezas ou deep gnomes): Também conhecidos como svirfneblin, os gnomos das profundezas dos Reinos são uma raça reclusiva e misteriosa. Encontrados nas cavernas mais profundas de Underdark, os svirfneblin vivem em constante medo de escravidão ou destruição pelas mãos dos elfos negros, illithids e duergar. Svirfneblin são lendários devido a sua habilidade de tratar pedra e gemas preciosas. Eles tem pele cinzenta e cabelos brancos ou cinzentos. Eles são mais ágeis que seus primos da superficie e recebem habilidades para se ocultar. Por outro lado, eles tem pouca habilidade para tratar com estranhos. Vantagens: Desvantagens: Classe Favorecida:
Meio-elfos Vantagens: Classe favorecida:
Meio-orcs Vantagens: Desvantagens: Classe Favorecida: |