Rangers são caçadores habilidosos que fazem das florestas o seu lar. Sua perícia marcial é quase igual ao do lutador, mas falta a eles a mesma dedicação à arte da luta. Em vez disso, o ranger concentra suas perícias e seu treinamento em um inimigo específico - um tipo de criatura com a qual ele guarda uma rixa vingativa e caça acima de todas as outras. Rangers geralmente aceitam o papel de protetores, ajudando aqueles que vivem ou viajam pelas florestas. Suas perícias o permitem mover-se silenciosamente e manter-se junto às sombras, especialmente em ambientes naturais, e eles também tem conhecimentos especiais sobre certos tipos de criaturas. Finalmente, um ranger experiente tem uma ligação com a natureza tão forte que ele pode extrair poder dela para lançar feitiços divinos, de forma similar a um druida, e assim como este, ele geralmente tem animais como companhia. A sabedoria de ranger deve ser alta, pois ela determina o círculo máximo de magia a que ele tem acesso. . Tabela de progressão da BaB; . Tabela de progressão de magia; . Tabela de progressão de experiência. Dado de vida: 1d10. Alinhamento: Qualquer um. Perícias: . Pontos iniciais de perícia: (4 + modificador INT) x 4; . Pontos adicionais de perícia: 4 + modificador INT (para cada nível adquirido). Talentos: . Talento com armas: Todas armas simples e armas marciais; . Talento com armaduras: Armadura média, armadura leve e escudos. Talentos bônus: . Ambidextery (1º nível); . Aperfeiçoamento para combate de duas armas (9º nível). Feitiços: . Começando no 4º nível, rangers com 10+ de Sabedoria podem utilizar feitiços; . O nível de execução (que determina a potência dos feitiços) dos feitiços é a metade do nível do ranger. Companhia animal: . A partir do 6º nível, rangers podem invocar um animal mágico, pequeno e inteligente; . Rangers podem escolher qual tipo de animal desejam invocar; . A medida que o ranger aumenta de nível, os seus companheiros também aumentam suas talentos; . Se o animal morrer, será feito uma jogada de salvamento contra Fortitude (DC 15) ou ele perderá (200 x nível) de experiência. Se for realizado uma jogada de salvamento com sucesso, a perda de experiência será menor (100 x nível). Inimigo racial: . Um inimigo racial no primeiro nível a cada cinco níveis depois disso (5º, 10º, etc.); . +1 para Listen e Spot; . +1 de dano contra inimigos raciais. Esse bônus aumenta em +1 a cada cinco níveis. |