Essas regras valem para os seguinte jogos:
Thac0 significa "To Hit Armor Class 0" (Para Atingir Classe de Armadura 0). De um dado de 20 lados, o número necessário para acertar uma AC de 0. Por exemplo, se o Thac0 é 19, uma jogada de 19 ou maior é necessária para acertar um inimigo com AC 0. Uma jogada de 1 é sempre um erro, e uma jogada de 20 é sempre acerto, chamados respectivamente de Critical Miss (Erro Crítico) e Critical Hit (Acerto Crítico). O Thac0 inicial é 20 que é gradualmente diminuido quando o personagem passa de nível. O Thac0 depende basicamente da Força do Personagem. Dependendo da classe (Lutadores, Clérigos, Magos), o Thac0 irá diminuir em diferentes velocidades. Para um lutador (ou um Ranger ou um Paladrão) o Thac0 cai 1 a cada nível. Um Lutador nível 1 começa com 20 de Thac0, mas no nível 10 ele está no 11 (Ele ganhou 9 níveis, então diminui 9 no Thac0). Quanto menor o Thac0 melhor, e não há limite nisso.
Progressão do Thac0 por Nível e Classe:
Força como modificador de Thac0
Qualquer melhoramento no Thac0 é mostrado com um +3 ou +4, enquanto de fato esses números são quanto o seu Thac0 DIMINUI. Então, um lutador nível 1 tem Thac0 20, mas se ele tem 18/00 de Força (que dá +3 de bônus a Thac0), seu Thac0 vai para 17. A arma usada também tem um efeito na Thac0, por causa da arma e também por causa da Proficiência. Generalizando, o número da Thac0 é mudada pelo número depois do +. Uma Long Sword +1 melhoraria o Thac0 em 1 ponto. Há exceções a isso, muitas armas não tem o + mas melhoram o Thac0 do mesmo jeito, e muitas irão dizer +1 mas irão melhorar seu Thac0 em mais do que 1 ponto. Nesses casos, checar as informações do objeto irá revelar quanto ele modifica no Thac0. Feitiços e objetos (que não são armas) também podem modificar a Thac0, como o feitiço Bless ou uma Manopla (Bracers). Nota: Destreza também diminui o Thac0, mas apenas no uso de armas de longo alcance (arcos, bestas...). Com uma DEX 16 você recebe +1 para acertar, 17 e 18, +2 e 19, +3.
A Classe de Armadura (AC) não é somente determinada pela armadura. É a combinação de armadura e Destreza que determina o quão dificil é para um acerto ser feito. A base da Classe de Armadura é 10. Qualquer coisa abaixo disso é melhor e torna o seu personagem mais dificil de ser acertado. A primeira face da Classe de Armadura é o seu valor de Destreza. Quanto maior a Destreza, menor (e melhor) é sua AC. Isso reflete a capacidade de seu personagem de desviar/defender ataques. Não importa se você está no nível 1 ou 20, sua AC sempre será determinada pelos mesmos dois fatores, DEX e Armadura. Então, um Lutador nível 1 com uma DEX de 18 teria uma AC de 6 (antes de colocar qualquer armadura, AC Base + Modificador DEX = 10 + (-4) = AC). Um lutador de nível 20 que não usa armadura continuaria com a mesma AC e com a mesma DEX. O que nos leva ao volume da AC realmente, a armadura. Nós iremos dividir a armadura em duas categorias: armadura de fato (Como Plate Mail) e objetos de suporte (como Ring of Protection +1). A armadura geralmente mostra o que sua AC vai ser baseado na AC Base. Então Armadura de Couro (Leather Armor) irá mostrar sua AC como sendo 8, o que significa que se você tiver uma AC base de 10, vestir aquela armadura irá diminuir sua AC para 8. Se você NÃO tiver a AC base (e quem tem), ela continuará diminuindo sua AC em 2 pontos. Se nós quisermos determinar a AC de nosso Lutador de DEX 10 vestindo Armadura de Couro nós iriamos precisar pegar a AC da Armadura de Couro + o Bônus de Dextreza para termos um 4 (8 + (-4) = 4). Deste modo você pode pensar que a AC da Armadura está SUBSTITUINDO sua AC Base. Então, ao invés de começar com 10, com a armadura de couro você começaria com 8. Se a armadura é uma +1 ou +2, significa que a armadura tem uma bônus especial extra nela que diminui ainda mais a AC naquele número. Então uma Chain Mail +4 iria ter um AC de 1, ao invés de 5 (A AC de uma Chain Mail normal é 5). Em adição a sua armadura, a AC é também determinada por objetos especiais que estão sendo vestidos pelo personagem. O objeto mais comum é o escudo normal que melhora sua AC em um ponto (então a AC 4 de nosso Lutador DEX 18 usando armadura de couro iria diminuir para 3 com um escudo). Há grande variedade de escudos, mas eles todos fazem o mesmo serviço. Outros objetos seriam Rings of Protection ou Cloaks of Protection. Esses também melhoram a AC de quem está vestindo-os.
Essas duas coisas são o que determinam quando um acerto (que causa dano) é feito. Thac0 é o lado ofensivo da jogada, e AC é o lado defensivo da jogada. Um acerto bem sucedido é decidido quando a jogada aleatória é maior que o [Thac0 do atacante - AC do inimigo]. Se um lutador de Thac0 15 ataca um goblin de AC 0 você precisa de uma jogada de 15 ou maior (O jogo faz essas coisas para você, mas ele segue esses mecanismos). Lembre-se que uma jogada de 20 sempre será acerto. Então, mesmo que a AC do goblin seja -400, se você jogar um 20 você continuará acertando. Se o goblin tem AC 10 então você só precisará jogar um 5 ou melhor (Thac0 - AC do Inimigo = 15 - 10 = 5). |