AVENGERS OF BALDURAN
  JOGOS ICEWIND DALE 2 CLASSES CLÉRIGO

Os feitiços de clérigo são divididos em esferas que restringem as escolhas disponíveis a clérigos e druidas. Quando um clérigo ganha um novo círculo de feitiço, ele automaticamente pode usar qualquer um dos feitiços disponiveis àquele círculo, diferentemente do mago, que precisa aprender os feitiços antes. Além disso, ter Sabedoria (Wisdom) alta dá feitiços extras a essas classes. Quando um personagem pega um nível de clérigo, ele terá que escolher um deus que será seu deus por todos os seus níveis de clérigo.

. Pontos de Vida/Nível: d8 (1-8);
. Tabela de progressão da BaB;
. Tabela de progressão de magia;
. Tabela de progressão de experiência.

Vantagens:
. Proficiência com todas as armas simples, armaduras e escudos;
. Habilidade de lançar poderosos feitiços defensivos e de cura;
. Habilidade de Repelir Mortos-Vivos (Turn Undead). Se seu deus for bom ou neutro, os mortos-vivos são repelidos (ou mortos) e se o deus for maligno, os mortos-vivos passam ao controle do clérigo. Essa habilidade depende do nível do clérigo e seu carisma;
. Lançamento expontâneo: Clérigos podem converter seus feitiços para feitiços de cura (se bom ou neutro) ou de infligir (se maligno) do mesmo nível do feitiço sacrificado quando o jogador clicar segurando o shift no feitiço no momento do lançamento.

Desvantagens:
. Clérigos não tem acesso a maioria dos feitiços ofensivos mais poderosos;
. Clérigos são mais fracos em combate do que guerreiros, rangers, paladinos, bárbaros e monges.

 

 

Deuses
Quando um personagem pega um nível de clérigo, ele tm que escolher um deus da seguinte lista: Ilmater, Lathander, Selune, Helm, Oghma, Tempus, Bane, Mask e Talos. E este será sempre seu deus.

A seleção de um deus é restringida pelo alinhamento. Cada deus lhe dá duas vantagens especiais e acesso a feitiços de domínio. Feitiços de domínio são um grupo especial de feitiços. A cada círculo de feitiço divino que o personagem tem acesso, ele ou ela pode lançar um feitiço de domínio por dia, de uma lista de duas por círculo. Abaixo, tudo isso dividido por deuses:

 

Painbearer of Ilmater
Ilmater, também conhecido como o Deus que Chora, é o deus do sofrimento e perseverança. Ensinados que suportar o sofrimento de outros é o maior ato de sacrificio, estes clérigos de Ilmater podem ser encontrados em qualquer lugar onde os fracos sejam oprimidos. Eles também são conhecidos por sua caridade, humildade e fé inabalavel mesmo durante as circunstâncias mais difíceis.

Alinhamentos permitidos: Lawful Good, Neutral Good e Lawful Neutral.

Vantagens:
. Pain Touch 1x/dia (Arma de toque que causa uma penalidade de -2 a STR e DEX por 10 rodadas);
. Ilmater's Endurance 1x/dia (Aumenta a CON em 6 por um número de rodadas igual ao nível do clérigo).

Feitiços de domínio:
. 1º: Minor Elemental Barrier, Protection From Evil;
. 2º: Aid, Remove Fatigue;
. 3º: Magic Circle Against Evil, Cure Serious Wounds;
. 4º: Holy Smite, Emotion: Hope;
. 5º: Feeblemind, Holy Power;
. 6º: Stoneskin, Harm;
. 7º: Holy Word, Impervious Sanctity of Mind;
. 8º: Symbol of Pain, Holy Aura;
. 9º: Horrid Wilting, Summon Monster IX.

 

Morninglord of Lathander
Lathander, o Senhor das Manhãs é o deus do amanhecer e renovação. Seus clérigos, que compartilham o mesmo título, podem ser encontrados por todo o mundo ajudando comunidades a crescer e a se reconstruir após traumas. Eles também são conhecidos por sua bondade e otimismo.

Alinhamentos permitidos: Lawful Good, Neutral Good, Chaotic Good e True Neutral.

Vantagens:
. Talento Improved Turning (sem custo);
. Lathander's Renewal 1x/dia (Cura 2x o nível do clérigo em pontos de vida).

Feitiços de domínio:
. 1º: Sunscorch, Faerie Fire;
. 2º: Restoration, Bull's Strength;
. 3º: Agannazar's Scorcher, Negative Energy Protection;
. 4º: Shield of Lathander, Holy Smite;
. 5º: Flame Strike, Raise Dead;
. 6º: Heal, Fire Storm;
. 7º: Greater Restoration, Sunbeam;
. 8º: Aura of Vitality, Resurrection;
. 9º: Meteor Swarm, Mass Heal.

 

Silverstar of Selune
Selune é frequentemente chamada de Senhora da Lua por sua conexão com a lua prateada que orbita Faêrun. Ela é a deusa da lua e dos viajantes. Seus clérigos, chamados Estrelas Prateadas, viajam para longe para ajudar os oprimidos e explorar lugares desconhecidos. Eles também são conhecidos por sua tolerância e por seu ódio ao fanatismo.

Alinhamentos permitidos: Neutral Good, Chaotic Good e Chatoic Neutral.

Vantagens:
. Selune's Freedom 1x/dia (Liberdade de movimento que dura 1 rodada/nível);
. Moon Shield 1x/dia (dá um bônus de +3 a resistência a magia que dura 1 rodada/nivel).

Feitiços de domínio:
. 1º: Faerie Fire, Sanctuary;
. 2º: Moon Motes, Alicorn Lance;
. 3º: Moonblade, Protection From Fire;
. 4º: Emotion: Rage, Ghost Armor;
. 5º: Wall of Moonlight, Undead Ward;
. 6º: Antimagic Shell, Divine Shell;
. 7º: Planar Binding: Air Elemental, Planar Binding: Water Elemental;
. 8º: Planar Ally: Fire Elemental, Planar Ally: Earth Elemental;
. 9º: Prismatic Spray, Elemental Legion.

 

Watcher of Helm
Também conhecido como Ele Dos Olhos Que Nunca Dormem, Helm é o deus dos guardiões. Seus servidores, os Vigias, estão sempre a postos contra invasores, ladrões e trapaceiros de todos os tipos. Eles também são conhecidos por sua conduta severa, lealdade e ética.

Alinhamentos permitidos: Lawful Good, Lawful Neutral, True Neutral e Lawful Evil.

Vantagens:
. Helm's Shield 1x/dia (dá um bônus de +2 para jogadas de salvamento por um número de rodadas igual ao nível);
. Helm's Watch 1x/dia (dá um bônus de +2 para armadura assim como +2 para armadura vs. projéteis por um número de rodadas igual ao nível).

Feitiços de domínio:
. 1º: Protection From Evil, Armor of Faith;
. 2º: Spell Shield, Hold Person;
. 3º: Exaltation, Glyph of Warding;
. 4º: Death Ward, Defensive Harmony;
. 5º: Greater Command, Dismissal;
. 6º: Circle of Blades, Globe of Invulnerability;
. 7º: Spiritual Wrath, Impervious Sanctity of Mind;
. 8º: Iron Body, Seven Eyes;
. 9º: Aegis, Banishment.

 

Lorekeeper Oghma
Oghma, o Senhor do Conhecimento, é o padroeiro dos bardos e o deus do conhecimento. Os clérigos de Oghma se interessam em recuperar segredos perdidos, preservando conhecimento e propagando informação livremente. Eles são conhecidos por sua honestidade e por sua natureza inquisitiva.

Alinhamentos permitidos: Neutral Good, Lawful Neutral, True Neutral, Chaotic Neutral e Neutral Evil.

Vantagens:
. Oghma's Knowledge (+1 para as perícias Alchemy e Knowledge Arcana);
. Identify 1x/dia.

Feitiços de domínio:
. 1º: Identify, Eagle's Splendor;
. 2º: Charm Person, See Invisible;
. 3º: Find Traps, Dispel Magic;
. 4º: Malison, Shout;
. 5º: Power Word: Silence, Greater Command;
. 6º: Power Word: Stun, Symbol of Fear;
. 7º: Great Shout, Symbol of Hopelessness;
. 8º: Power Word: Kill, Symbol of Death;
. 9º: Executioner's Eyes, Wail of the Banshee.

 

Dreadmaster of Bane
Também conhecido como a Mão Negra, Bane é o deus da contenda, ódio e tirania. Seus clérigos podem ser encontrados em qualquer lugar onde os fortes e cruéis exploram os fracos. Eles são conhecidos por sua atitude manipulativa e maliciosa.

Alinhamentos permitidos: Lawful Neutral, Lawful Evil e Neutral Evil.

Vantagens:
. Tyrant's Dictum (todos os salvamentos vs. seus feitiços baseados em Will tem DC +1);
. +1 para Bluff, Diplomacy e Intimidate.

Feitiços de domínio:
. 1º: Command, Bane;
. 2º: Silence, Horror;
. 3º: Dire Charm, Rigid Thinking;
. 4º: Cloak of Fear, Emotion: Despair;
. 5º: Greater Command, Dominate Person;
. 6º: Power Word: Silence, Feeblemind;
. 7º: Suffocate, Gate;
. 8º: Flaying, Power Word: Blind;
. 9º: Mass Dominate, Summon Monster IX.

 

Battleguard of Tempus
O Senhor das Batalhas, Tempus, é adorado por guerreiros por toda Faêrun. Como a guerra ocorre em praticamente todas as partes civilizadas do mundo, o mesmo acontece com clérigos de Tempus. Estes clérigos lutam bravamente e inspiram seus camaradas a atos de valor. Eles são conhecidos por sua bravura e natureza teimosa.

Alinhamentos permitidos: Chaotic Good, True Neutral, Chaotic Neutral e Chaotic Evil.

Vantagens:
. Recebem automaticamente os talentos Martial Weapon: Axe e Weapon Focus: Axe;
. Tempus' Strength 1x/dia (aumenta a Força em 6 por um número de rodadas igual ao nível).

Feitiços de domínio:
. 1º: Magic Stone, Bless;
. 2º: Draw Upon Holy Might, Chant;
. 3º: Prayer, Animate Dead;
. 4º: Blood Rage, Recitation;
. 5º: Champion's Strength, Chaotic Commands;
. 6º: Circle of Blades, Spiritual Wrath;
. 7º: Power Word: Blind, Summon Monster VII;
. 8º: Power Word: Stun, Summon Monster VIII;
. 9º: Power Word: Kill, Summon Monster IX.

 

Demarch of Mask
O Senhor das Sombras, Mask, é o deus dos ladrões e sombras. Seus servidores muitas vezes ajudam pequenos grupos de ladrões em seus esforços. Muitos podem ser encontrados como conselheiros em guildas de ladrões. Eles são conhecidos por sua natureza enganadora e avareza.

Alinhamentos permitidos: True Neutral, Lawful Evil, Neutral Evil e Chaotic Evil.

Vantagens:
. Talento Blind-Fight (sem custo);
. +1para Hide, Move Silently, and Pick Pockets.

Feitiços de domínio:
. 1º: Minor Mirror Image, Sleep;
. 2º: Blindness, Blur;
. 3º: Mirror Image, Invisibility Sphere;
. 4º: Emotion: Despair, Improved Invisibility;
. 5º: Shadow Conjuration, Unholy Blight;
. 6º: Greater Shadow Conjuration, Phantom Blade;
. 7º: Shades, Soul Eater;
. 8º: Mass Invisibility, Blasphemy;
. 9º: Black Blade of Disaster, Executioner's Eyes.

 

Stormlord of Talos
Talos o Destruidor é o deus das tempestades e destruição. A perdição de muitos rangers e druidas, Talos causa seu mal através de seus clerígos, os Senhores da Tempestade. Estes clérigos aterrorizam comunidades agricolas por toda a Faêrun com ameaças de destruição iminente se eles não apaziguarem o Destruidor. Eles são conhecidos por seu terrorismo abusivo e por sua natureza imprudente.

Alinhamentos permitidos: Chaotic Neutral, Neutral Evil e Chaotic Evil.

Vantagens:
. 5/. resisência a eletricidade;
. Destructive Blow 1x/dia (recebe um bônus de +2 para acertar e dano por um número de rodadas igual ao nível).

Feitiços de domínio:
. 1º: Shocking Grasp, Doom;
. 2º: Death Armor, Gedlee's Electric Loop;
. 3º: Storm Shell, Lightning Bolt;
. 4º: Protection From Electricity, Static Charge;
. 5º: Slay Living, Ball Lightning;
. 6º: Whirlwind, Chain Lightning;
. 7º: Tremor, Destruction;
. 8º: Fire Storm, Acid Storm;
. 9º: Wail of the Banshee, Horrid Wilting.

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