Tutorial 4: Criando o Elenco Objetivo - O propósito desse tutorial é criar uma criatura personalizada para o modelo de Falstadd, Gnashgab e Veran, cada um utilizando um método diferente.
Tutorial - Paletas Padrão e de Customização
Gnashgab 1. Inicie o Toolset e carregue o módulo "Tutorial". 2. Abra a área "Fernesk Mine". 3. Encontre e selecione Gnashgab a partir da lista de criaturas da área atual, no painel de conteúdo do módulo. 4. Selecione o comando "Focus on Object" a partir de Gnashgab do seu menu popup. Isto fará mudar a exibição da área, deixando Gnashgab no centro e cercando-o por uma caixa de contornos. 5. Pressione o botão direito em Gnashgab para ver o seu menu popup, e selecione logo após o comando "Add to Palette". Isto ativará a janela e propriedades da criatura. 6. Um modelo único de Gnashgab será gerado automaticamente, e fica faltando apenas definir para qual paleta o modelo será colocado, neste caso será em "Special | Custom 1" no campo "Palette Category" dentro da aba "Basic" da janela de propriedades da criatura. Nota: Neverwinter Nights requer que cada objeto do jogo possua um nome único para que o modelo se torne único. Isto não é o nome do campo TAG, na verdade é um outro nome separado indicado na aba "Advanced" através do campo "blueprint". É possível preencher este campo manualmente, porém para estes casos deve-se seguir estas restrições: 7. Pressione "OK". Isso criará um novo nome "blueprint" para o goblin Gnashgab, permitindo a ele aparecer outras áreas do módulo, ou mesmo ser criado por necessidade do Dungeon Master.
Falstadd 1. Mude para a paleta padrão de criaturas, caso ainda não esteja selecionada. 2. Selecione "Shop Keeper" da categoria "NPCs | Humans". 3. Selecione o comando "Edit Copy" do seu menu popup. Isto irá abrir a janela de propriedades da criatura. 4. Mude o primeiro nome da criatura para Falstadd, e dê a ele um nome secundário aleatório. 5. Mude o nome de TAG para "ct_Falstadd" (sem as aspas, claro). 6. Mude o valor do campo "Palette Category" da criatura, para a categoria "Special | Custom 2". 7. Pressione "OK". Veja que a categoria da criatura muda imediatamente, para a subpaleta de customização e seleciona o novo nome "blueprint" (a criatura já vem selecionada). 8. Coloque uma instância de Falstadd próximo ao ponto de saída do módulo, na vila de Fern.
Veran 1. Selecione o comando "Creature Wizard" a partir do menu do Toolset. Isso inicia o assistente de criação de criaturas para um novo nome "blueprint". Pressione "Next" para começar. 2. Defina a raça como do tipo "Human" e pressione "Next". 3. Remova a classe "Fighter" pressionando um "x" vermelho, próximo ao nível da criatura. 4. Acrescente a classe "Rogue" e defina o seu nível como 3. Pressione "Next" para continuar. 5. Deixe a definição de sexo para Veran como está, mas selecione para o campo "appearance" o valor "Human, Male 01" e depois escolha um portrait. ATENÇÃO: Todas as criaturas, portas e objetos recipientes requerem um portrait. 6. Pressione "Next", deixe a facção de Veran como "Hostile" e pressione "Next". 7. Escreva "Veran" para o primeiro nome da criatura (first name), na aba "Basic" e pressione "Next". 8. Selecione "Special | Custom 1" para a categoria da criatura. Nota: Todos os vilões devem ir para a categoria "Special | Custom 1". Isso não é obrigatório, mas claro, deixa a paleta de criaturas mais organizada, e facilita para o Dungeon Master a localização rápida dos NPCs. 9. Pressione "Next". 10. Revise a parte que descreve sobre a criação do nome "blueprint" para a criatura (neste caso o primeiro nome da criatura será o nome do seu "blueprint" - posteriormente você poderá alterar o seu primeiro nome através da propriedade da criatura) , e pressione "Next". 11. Finalmente, certifique-se que a opção "Launch Creature Properties" não esteja marcada e pressione "Finish". 12. Coloque uma instância de Veran a alguns metros do ponto de saída do módulo e de Falstadd. Salve o seu módulo, saia do Toolset e verifique o seu jogo. Veran, provavelmente, irá atacar o personagem ou Falstadd imediatamente, dependendo de quem estiver mais perto, porque foi definido que Veran seria hostil devido a configuração da sua facção. DICA: Para apagar um modelo, simplesmente selecione "Delete" a partir do seu menu popup. Modelos que são da paleta padrão não podem ser apagados.
Extra - Regras de D&D compiladas pelo Toolset A aba "Special Abilities" na janela de propriedades da criatura permite configurar habilidades fantásticas que não fazem parte da classe e que podem ser atribuídas para a criatura. 1. Crie um novo nome "blueprint" para um mago de nível 1 através do assistente de criatura. 2. Certifique-se que a opção "Launch Creature Properties" esteja marcada. 3. O assistente de criatura designará automaticamente um número apropriado de magias para a criatura (sem assumir o bônus de inteligência). Tente adicionar 2 ou mais magias do nível 0 (cantrip), ou alguma do nível 1, ou então qualquer outra de um nível maior e pressione "OK". O Toolset exibirá uma advertência indicando que foram designadas para a criatura magias que estão além do seu nível atual, ou que não podem ser utilizadas pelo nível atual da criatura. 4. Pressione "No" para retornar a janela de propriedades da criatura, e remova as magias que não podem ser utilizadas. 5. Mude para a aba "Special Abilities", defina o nome da magia que foi designada no passo 3 e pressione "OK". O Toolset aceitará a mudança e permitirá que janela de propriedades de feche. 6. Apaque este "blueprint". Nota: Habilidades especiais e simples para os itens dentro do inventário de uma criatura, não são refletidos através dos valores na aba "Statistics", na janela de propriedades da criatura. |