AVENGERS OF BALDURAN
  JOGOS NEVERWINTER NIGHTS 2 MASK OF THE BETRAYER WALKTHROUGH THE SKEIN

The Skein

O teu objetivo no Skein é simplesmente chegar à escadaria dos fundos (Saída A) e escapar para Coveya Kurg’annis. Há duas maneiras de se fazer isso: você pode reparar e ligar três dispositivos Imaskari (#3), o qual drenará as áreas inundadas do Skein e lhe mostrará a rota até o final, ou você pode destruir um elemental da terra primordial (#7), cujo resultado fará parte do Skein entrar em colapso, dando-lhe uma rota diferente até o final.

Você ganhará recompensas diferentes dependendo de qual rota escolher. Destruir o elemental lhe renderá uma boa quantia de moedas de ouro e alguns pontos de experiência quando você retornar a Fentomy, enquanto que drenar o Skein lhe renderá a mesma quantia de experiência, mas lhe permitirá pilhar diversos cadáveres cheios de equipamentos.

Se você quiser, você poderá completar as duas opções. Para fazer isso, você precisará dividir o teu grupo para que parte dele (contendo o teu personagem principal) repare os dispositivos e pilhe os cadáveres, e a outra parte aguarde no aposento do elemental e então o derrote quando você estiver pronto para ir até Gulk’aush (#12). A porta do aposento do elemental será fechada e trancada quando você ativar os dispositivos, mas se abrirá logo após o elemental ser derrotado, permitindo que você una os grupos novamente. Você também poderá simplesmente carregar teu jogo salvo para unir o teu grupo.

Nota: Já que carregar o jogo fará com que teus companheiros apareçam próximos de você, se você tentar completar ambas opções de saída, você precisará fazer isso sem carregar o teu jogo, caso contrário os grupos separados voltarão a se unir do nada novamente e você não será capaz de completar as tarefas.

Soa como uma boa idéia tentar completar ambas opções, mas ela provavelmente não o é, já que é muito trabalho para uma recompensa não muito maior do que completar apenas uma delas, além do quê, se você completar ambas opções, você não será capaz de resgatar a Sleeper’s (#2). O jogo também interpretará que você falhou na missão de Fentomy (isto acontecerá automaticamente quando você ligar os dispositivos), mas conquanto que você tenha destruído o elemental, Fentomy ficará feliz quando você o reencontrá-lo. Se você não tem certeza de qual opção tomar, então nós recomendamos que você conserte os dispositivos e drene o Skein. Tal rota é mais complicada mas lhe dará uma recompensa melhor.

1) Ponto Inicial (Exilado pela Senhora): Você iniciará aqui quando a Senhora de Coveya Kurg’annis te exilar ao invés de permitir que você enfrente o Coven.

Você encontrará alguns cadáveres no chão do lugar, e quando você olhar para o topo da escadaria você verá o por que daqueles cadáveres estarem ali: cinco malucos estão aguardando mais infelizes cheios de equipamentos. Não importa o que você diga a eles, dois deles sairão dali, mas os outros três te atacarão. Você provavelmente não encontrará nada de útil em seus cadáveres.

2) Aposento da Dorminhoca: Quando você adentrar neste aposento, você primeiro encontrará alguns dos seguidores da dorminhoca. O líder Geiard Riverdweller lhe contará um pouco sobre a Dorminhoca e Gulk’aush (#12), e avisará que você não deve pronunciar o nome de Gulk’aush (se você o fizer repetidas vezes, todos os seguidores te atacarão).

Você também encontrará um gnoll exilado aqui. Ele está carregando um Imaskari Device Lever, o qual você precisará possuir. Se você conversar com ele e dizer o quanto você precisa da alavanca, então ele trocará a alavanca por um machado que um duergar está carregando (#10). Como você provavelmente acabará matando o duergar de qualquer forma, você poderá aceitar a oferta, mas completar o acordo não lhe renderá nenhum ponto de experiência ou outros equipamentos.

Finalmente, você também encontrará a Dorminhoca aqui. A Dorminhoca é a avó de Gabi Avolov, e você provavelmente se lembrará dela em Mulsantir no Ato Dois. Entretanto, quando você tentar conversar com ela, você descobrirá que ela está sonhando, o que te impedirá de tentar qualquer coisa. Se você matá-la, ela desaparecerá e os seguidores te atacarão, o que te impedirá de receber qualquer recompensa. Se você devorar a alma dela (personagens malignos apenas), você ganhará a habilidade Dream Haunting, mas você logo ganhará tal habilidade em outro lugar (veja #12). Se One of Many estiver no teu grupo, ele desejará devorar a alma da Dorminhoca, e se você o permitir, ele ganhará a classe Warlock.

Para resgatar a Dorminhoca, você terá de deixá-la em paz quando encontrá-la pela primeira vez. Mais tarde, após lidar com Gulk’aush e pegar o Hag Eye (#12), você será capaz de adentrar em seu sonho. Isto lhe renderá 500 pontos de experiência, mas quando você entrar nele, não importa o que você diga, a Dorminhoca lhe dirá o quanto o Coven a está atormentando, e ela te pedirá para matá-la.

Matar a Dorminhoca nesta ocasião lhe dará o mesmo resultado para o caso de você tê-la matado anteriormente, mas se você deixá-la em paz novamente e destruir o Coven quando chegar em Coveya Kurg’annis (via Saída A), então você ganhará 500 pontos de experiência por tal ato, mais 1000 pontos de experiência e um Amulet of Wisdom +8 quando visitar a Dorminhoca (Skyla Avolov) na sua casa em Mulsantir.

Nota: Se você destruir o elemental da terra (#7) ao invés de drenar o Skein (veja #3), você não será capaz de retornar até a Dorminhoca após derrotar Gulk’aush.

3) Dispositivos Imaskari: Você encontrará três dispositivos Imaskari no Skein. Eles precisarão ser consertados e ligados. Se você tiver muitos pontos em lore, ou se Safiya estiver no teu grupo, clicar no dispositivo lhe dará as instruções para repará-lo. Caso contrário, você poderá ler esta seção para ver o que será necessário fazer.

Para consertar um dispositivo, você precisará fazer algumas coisas. Primeiramente, você precisará pegar um Empty Imaskari Globe do dispositivo. Depois precisará preencher o globo com o sangue de um cadáver fresco (#4). Logo em seguida precisará lutar contra um elemental do ar (#5). Quando um elemental do ar é destruído, ele derruba algum Glowing Powder no chão, e quando você clica nele, ele automaticamente se mistura com o sangue dentro do globo. Se você fez tudo corretamente, você terá o item Imaskari Globe of Energized Blood.

Para terminar os reparos, você precisará colocar o globo energizado de volta no dispositivo, e então precisará encontrar a alavanca do mesmo. Um dos dispositivos já iniciará com a alavanca em seu devido lugar. Com relação aos outros dois, você precisará encontrar suas alavancas, o que não é complicado (veja #2 e #7 para detalhes). Para ligar o dispositivo, você precisará colocar a alavanca no lugar e usá-la. Ambas ações podem ser realizadas através de diálogos logo após se clicar no dispositivo.

Cada vez que você reparar e ligar um dispositivo, o elemental do ar mais próximo será drenado por ele, o que cessará sua criação no Skein. Se você estiver com Safiya no grupo, clicar no dispositivo após ligá-lo lhe revelará algumas essências brilhantes e prístinas.

Ligar todos os três dispositivos te recompensará com 5000 pontos de experiência. Os dispositivos também drenarão as partes inundadas do Skein, o que lhe dará acesso a todos os cadáveres boiando que estavam fora do teu alcance anteriormente. Você encontrará vários equipamentos em tais cadáveres, incluindo Gloves of the Long Death +5, uma Bag of Holding, um Hammer of the Lost Empire, uma Storm Armor of the Earth’s Children, um Kukri of the Eclipse, um Weather-Resistant Golem Torso e mais algumas coisas.

Finalmente, a parte drenada do Skein criará caminhos para Gulk’aush (#12) e para a saída da masmorra (Saída A), permitindo que você atravesse duas portas trancadas (#6) até a saída da área.

4) Cadáveres Frescos: Você precisará do sangue destes cadáveres para ligar os três dispositivos Imaskari (#3). Cada cadáver só pode ser usado uma vez.

5) Elementais do Ar: Os elementais do ar são recriados e vagam pela área, por isso você sem sempre poderá encontrá-los exatamente onde indicamos no mapa, mas eles aparecerão com freqüência, o que te impedirá de ter maiores problemas. Você não ganhará nenhuma experiência por “matá-los”, e eles não te atacarão se você não atacá-los, e por isso você poderá ignorá-los o máximo possível.

6) Portas Trancadas: Estas portas iniciarão trancadas, e apenas serão abertas se você destruir o elemental da terra (#7). Se você consertar os dispositivos Imaskari (#3), então você precisará utilizar as anteriormente inundadas passagens para contorná-las.

7) Elemental da Terra Primordial: Este é o elemental da terra que Fentomy, em Nightshore, se referiu e te pediu para destruir. Para iniciar a luta, simplesmente use a alavanca que já está no dispositivo próximo ao elemental, ou ataque a alavanca se você tiver outros planos para ela (ela poderá ser usada para ligar um dos dispositivos Imaskari em #3). O elemental não deverá ser muito difícil de se derrotar, e derrubará um Ring of the Untherite Generals quando for destruído.

Entretanto, você poderá querer evitar o elemetal, ou pelo menos voltar apenas mais tarde. Se você destruir o elemental, parte do Skein entrará em colapso, fazendo com que entulhos e pedras bloqueiem o caminho para dois lugares (#8), abrindo, entretanto, as portas anteriormente trancadas (#6). O resultado é que a maior parte do Skein ficará inalcançável para você, mas você será capaz de se dirigir diretamente para a grande batalha com Gulk’aush (#12).

Nota: Destruir o elemental da terra fará as portas dos aposentos dos dispositivos (#3) serem fechadas e trancadas, te impedindo de ligá-los. O entulho (#8) também te impedirá de resgatar a Dorminhoca (#2).

Neste aposento você também encontrará uma cadáver carregando um Staff of Defense e um golem carregando Swift Golem Legs. Você também encontrará um uso para as partes do golem mais para frente neste Ato.

8) Entulho: Se você derrotar o elemental da terra primordial (#7), o Skein entrará em colapso, e entulho cairá nestes dois lugares, bloqueando a tua passagem.

9) Ponto Inicial (Entrada Lateral): Você iniciará aqui se você utilizou a porta de entrada lateral no Nightshore.

10) Duergar Usuário de Machado Maluco: O duergar estará com alguns amigos aqui, mas este é o tipo de batalha que não deverá de causar nenhum problema sério. O duergar derrubará um Duergar Waraxe quando morrer. Este é o machado desejado pelo gnoll próximo a Dorminhoca (#2).

11) Cadáver: Neste cadáver você encontrará uma Charming Sling.

12) Gulk’aush: Quando você se aproximar de Gulk’aush, ela conversará um pouco com você, e então te atacará. Durante a batalha, ela possuirá um dos teus companheiros (ela sempre escolherá Safiya se ela estiver no grupo), e por isso você terá de vencê-la três vezes: ela própria; como um de teus companheiros; e como ela própria novamente. Mas Gulk’aush não é tão poderosa assim, e por isso ela não deverá ser muito difícil.

Uma vez que você tenha feito dano suficiente a ela, ela se renderá, e começará a te contar sobre seus “crimes”. Ela lhe dirá como foi que pegou um amante e teve uma criança (Gann), e como acabou exilada (e pior) por enganar o Coven. Se você estiver com Gann no grupo, os dois se reconhecerão.

Se você permitir a Gulk’aush de explicar para Gann do por que dela tê-lo abandonado, você engatilhará uma seqüência de eventos onde Gann poderá se apaixonar por você (se você estiver jogando com um personagem feminino), e muito provavelmente você ganhará influência com ele. Entretanto, esta escolha permitirá a Gulk’aush fugir pacificamente, e você não será capaz de pegar a Gulk’aush Essence. Se você devorar a alma de Gulk’aush, de certo que o oposto ocorrerá, e você perderá influência com Gann, mas pegará a Gulk’aush Essence.

Nota: Nós jogamos duas vezes, e apenas um de nossos personagens recebeu a opção de devorar a alma de Gulk’aush. Portanto, esta opção de diálogo poderá aparecer apenas para personagens malignos ou devoradores, ou apenas se você estiver com Gann no grupo.

Independentemente da escolha, você receberá um Hag Eye no final do encontro. O Hag Eye te permitirá entrar no sonho de outras pessoas (como o da Dorminhoca em #2).

 

Saídas:
(A): Escadaria para Coveya Kurg’annis. Você não será capaz de retornar ao Skein após utilizar a saída.

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