Adaptado do original, de Robin Mayne - BioWare.
Modificando a Pele das Criaturas
Introdução
Passos para Modificar o Modelo de uma Criatura
Baixando Texturas Existem ainda, ferramentas desenvolvidas por integrantes da comunidade, que permitem a você extrair diversas texturas do jogo, sendo que isso é um processo um pouco mais complicado.
Modificando uma Textura Você pode modificar texturas de diversas formas. Pintando sobre os tipos de tatuagens, ou modificando o balanço de cores são duas idéias, sendo que você fica limitado apenas a sua imaginação!
Uma vez que as modificações estiverem prontas, salve a imagem no formato de arquivo Targa (.tag), (selecionando opções, 24 bits/pixel e descomprimido do seu software). Os nomes dos arquivos de texturas são importantes, sendo que você só pode utilizá-los no Toolset, caso usem o mesmo nome da textura que está no jogo. Então a textura "c_troll" que você baixou, deve ter o nome de arquivo "c_troll", para que seja reconhecido como uma textura de jogo do modelo Troll.
Convertendo Texturas A BioWare criou uma ferramenta de compressão para completar esse processo, no qual nós utilizamos internamente. Nós estamos agora, oferecendo-a livremente como um utilitário para Windows, mas sem suporte.
Instruções para Utilizar a Ferramenta DDS Compression 2. Após descomprimir a ferramenta, você encontrará dois arquivos na pasta "dds" (processtextures.exe e runme.bat) incluindo dois diretórios com os nomes "in" e "out". 3. Coloque .tga que deseja comprimir dentro da pasta "in". 4. Dê um duplo clique no arquivo "runme.bat" na pasta "dds". Isto converterá a textura do formato .tga para o formato comprimido .dds, no qual é requerido pelo jogo. Você encontrará a textura convertida dentro da pasta "out". Ela terá o mesmo nome do arquivo original, acrescido da extensão "dds". A textura inicial "c_troll.tga", se chama agora "c_troll.dss".
Notas a Respeito da Ferramenta DDC Compression Se você não puder executar a ferramenta DDS Compression, eu sugiro procurar um amigo que possa converter as texturas para você, por que isso é um pequeno passo de todo o processo para criar as sua próprias texturas!
Criando um Hak Pak 1. O Editor Hak Pak é o programa "nwhak.exe" localizado dentro do diretório "utils", do local de instalação do jogo Neverwinter Nights (a localização padrão é "C:\NeverwinterNights\NWN\utils). Dê um duplo clique em "nwhak.exe" para iniciar o editor. 2. Acrescente o novo arquivo de textura .dds ao Editor Hak Pak, selecionando o menu "Resource" e logo após o comando "Add". Localize o arquivo .dds de textura. Selecione-o e clique em "OK". 3. Você verá o arquivo de textura listado como um recurso do Hak Pak. Acrescente um título e uma descrição ao seu Hak Pak, e salve-o na sua pasta "hak", no local onde você instalou Neverwinter Nights (a localização padrão é "C:\NeverwinterNights\NWN\utils).
Utilizando um Hak Pak Nota: Isto é como o um Hak Pak é acrescentado a um módulo. Lembre-se que, caso utilize um Hak Pak no seu módulo, os jogadores deverão ter no diretório deles, o mesmo arquivo Hak Pak que o seu, para que consigam jogar o seu módulo. Então tenha certeza de disponibilizar o arquivo Hak Pak, junto com o seu módulo quando oferecê-lo para outras pessoas. 2. Agora que o Hak Pak contém a nova textura, criaturas que utilizam esta textura irão agora usá-la como suas peles. No meu exemplo, todos os Trolls que utilizei no meu módulo estão roxos.
E Agora? |