AVENGERS OF BALDURAN
  JOGOS DRAGON AGE WALKTHROUGH LOTHERING

Após a desastrosa batalha em Ostagar, você acordará em uma cabana. Morrigan irá te saudar, e informará que você e Alistair foram salvos por sua mãe. Ela também dirá que o Teyrn Loghain traiu o rei.

Nota: Você encontrará um baú trancado na cabana, mas não será capaz de abri-lo nesse momento.

Quando você sair da cabana e conversar com a mãe de Morrigan, você descobrirá que seu nome é Flemeth - e que ela provavelmente é a mesma Flemeth que originou muitas das lendas dos Ermos. Flemeth te encorajará a continuar a agir como Guardião Cinzento e a procurar aliados, e ela enviará Morrigan com você para agir como guia.

Você terá apenas um lugar para ir após sair da cabana de Flemeth – o pequeno vilarejo de Lothering, localizado ao norte. Se você não estiver jogando como um Humano Nobre, e se você completou a missão “O Cão Mabari” em Ostagar, você encontrará o cão de guerra mabari que você ajudou a salvar no canil, e será atacado por um grupo de proles das trevas. Após a batalha, o cão ficará disponível como um companheiro.

Nota: Se você se recusar a levar o cão com você, Alistair desaprovará bastante tal ação.

Lothering é um vilarejo opcional, mas nele você encontrará algumas pessoas dispostas a oferecer missões (#6, #9, #10, #11, #13), dois companheiros (#9, #13), e dois comerciantes (#5, #9), e por isso é uma boa ideia explorá-lo e fazer o que for possível enquanto estiver lá.

Quando você deixar Lothering (via Saída W), você automaticamente montará um acampamento que funcionará como base da campanha. A qualquer momento em que você estiver no mapamúndi você poderá escolher o teu acampamento como destinação, e usá-lo para conversar com teus companheiros, comprar, vender ou encantar equipamentos, curar teus ferimentos, ou apenas descansar após um longo dia se aventurando.

Nota: Se você tiver o conteúdo extra para baixar “Fortaleza do Guardião”, na primeira vez que você pisar no acampamento após deixar Lothering você encontrará Levi Dryden aqui, e ele te mostrará o caminho para o Pico do Soldado, onde a fortaleza está localizada.

Nesse ponto da campanha você precisará recrutar alguns aliados para te ajudar contra as proles das trevas, e você terá missões a cumprir com os Valelfosh, os anões de Orzammar, os humanos de Penhasco Vermelho, e os magos do Círculo. Você poderá ir atrás desses aliados na ordem que preferir, mas nós recomendamos que você inicie pelos magos do Círculo.

1) Coletores de Tributo / Templário Morto: Você encontrará um grupo de “coletores de tributo” aqui. Eles exigirão o pagamento de 10 moedas de prata para permitir a tua passagem. Se você conversar um pouco com eles, você descobrirá que Teyrn Loghain está espalhando que os Guardiões Cinzentos mataram o rei, e que ele colocou uma recompensa por suas cabeças.

Há três maneiras de lidar com os coletores. Você poderá pagar o tributo, mas isso acabará lhe custando 30 moedas de prata.  Se você for persuasivo o bastante, você poderá convencer os bandidos a pagar 20 moedas de prata a você. Você também poderá atacar os bandidos, e então acabar com eles ou permitir que eles fujam. Se você escolheu essa última opção, você será capaz de coletar todo o dinheiro que os bandidos roubaram – 1 moeda de ouro e 50 moedas de prata.

Independentemente da forma que você resolver o encontro, você engatilhará a missão “Bandidos na Estrada”. Há duas maneiras de completar a missão. Se você matar ou expulsar os bandidos, quando você reportar tal feito ao Ser Bryant no Chantre (#8), ele te recompensará com 20 moedas de prata. Se você deixar os bandidos em paz, você simplesmente poderá informar sobre a presença deles a Bryant, e ele então enviará alguns templários ao local, o que lhe renderá 150 pontos de Experiência.

Nota: Até onde sabemos, os templários não farão nada com os bandidos, e por isso você poderá informar Ser Bryant sobre a presença deles, ganhar os pontos de experiência, e então retornar e matá-los.

Você também tropeçará em um templário morto aqui. Quando você pilhar o cadáver, você encontrará um Medalhão do Cavaleiro e um Bilhete do Cavaleiro, e pegá-los engatilhará a missão “Um Templário Caído”. Para completar a missão, você precisará informar o que você encontrou a Ser Donall no Chantre (#8). Se você pedir uma recompensa a Ser Donall, você receberá 1 moeda de ouro e 125 pontos de experiência. Se você não pedir por recompensa, então você receberá apenas 100 pontos de experiência.

2) Fazendeiro: O fazendeiro te apresentará Lothering.

3) Família Roubada: Você encontrará uma família de elfos aqui, e eles lhe dirão que foram roubados pelos bandidos na entrada do vilarejo (#1). Se você matou ou expulsou os bandidos, a família se sentirá na obrigação de retornar ao local para procurar por seus pertences. Você também poderá entregar 50 moedas de prata a família ou simplesmente ignorá-los. Aparentemente não há qualquer ramificação desse encontro.

4) Garoto Perdido: Na base da ponte você encontrará um garotinho que se separou de sua mãe. Nada do que você disser fará diferença para ele. Eventualmente você receberá uma missão no painel do chantre (#6) pra procurar por sua mãe.

5) Comerciante: Quando você se aproximar do comerciante, você o encontrará em uma discussão acalorada com um grupo de aldeões, e você descobrirá que ele está tirando vantagem com os problemas recentes na área para cobrar preços exorbitantes. Você então terá opções de como proceder. Você poderá afastar os aldeões para ganhar 1 moeda de ouro do comerciante; você poderá chegar a um acordo entre os aldeões e o comerciante, ou você poderá forçar o comerciante a deixar o vilarejo. Se você estiver com sede de sangue, você também poderá matar o comerciante.

Se você ajudar o comerciante, Morrigan aprovará, mas Alistair não. Se você ajudar os aldeões, Leliana aprovará. Se você furtar o comerciante, você ganhará uma Besta do Império.

6) Painel do Chantre: Você receberá três missões no painel do chantre. Você não será capaz de aceitar as duas outras missões até que tenha completada a primeira. As missões estão descritas abaixo:

“Eliminar os Bandidos”: Para esta missão você terá de derrotar três grupos de bandidos nas fazendas ao norte (#15). Cada grupo estará composto de vários bandidos, e o grupo mais ao norte terá um líder, tornando-o o mais difícil. Quando você derrotar os bandidos e retornar ao Chantre Devons no painel do chantre, você receberá 3 moedas de ouro e 150 pontos de experiência;

“Uma Última Lembrança”: Para esta missão você precisará encontrar o corpo da mãe de um dos garotos perdidos (#4). Quando você encontrá-lo (#18), você será atacado por uma dúzia de lobos. No corpo da mãe você encontrará o Lembrança de Sarha. Quando você entregá-lo ao Cantor Devons no painel do chantre, você receberá 50 moedas de prata e 150 pontos de experiência;

“Quando Ursos Atacam”: Para esta missão você terá de matar um trio de ursos pretos (#19). A batalha não deverá ser difícil, e quando você retornar ao chantre Devons no painel do chantre, você receberá 1 moeda de ouro e 150 pontos de experiência.

Nota: Após completar todas as missões do painel do chantre, o chantre Devons te recompensará com a espada encantada Protetora do Juramento e 250 pontos de experiência.

7) Profeta do Apocalipse: Você encontrará um profeta do apocalipse aqui com uma multidão de olheiros o observando. Se você for compreensível, você poderá convencê-lo a partir. Se você ameaçá-lo, você poderá fazê-lo fugir de lá. Seja qual for o resultado, a multidão lhe perguntará o que fazer. Se você for persuasivo o suficiente, você poderá dar esperança as pessoas. Se você for ganancioso, você poderá exigir dinheiro delas, recebendo 45 moedas de prata por isso.

8) Chantre: Você conhecerá quatro pessoas importantes dentro do chantre:

Ser Bryant: Ele está no comando dos templários em Lothering. Se você disser a ele que é um Guardião Cinzento e que precisa de ajuda, ele lhe dará a chave de um armário do chantre, onde você encontrará quatro Cataplasmas de Cura e talvez um par de Botas Élficas Antigas (dependendo da versão do jogo que você estiver jogando). Você também precisará se reportar a ele para completar a missão “Bandidos na Estrada” (veja #1);

Ser Donall: Ele é um cavaleiro a serviço do Arl Eamon de Penhasco Vermelho. Ele lhe dirá que está procurando pelas Cinzas Sagradas de Andraste, com a esperança de que elas poderão ser usadas para curar a doença do arl. Ser Donall também mencionará que ele está viajando com um cavaleiro chamado Ser Henric, o que te permitirá completar a missão “Um Templário Caído” (veja #1);

Patter Gritch: Ele está envolvido na missão “Raspando o Barril”. Você apenas conseguirá interagir com ele se já tiver engatilhado a missão;

Mãe Venerada: Ela está no comando do chantre. Na primeira vez em que você conversar com ela, ela lhe pedirá por uma doação. Se você entregar a ela algum dinheiro, você será capaz de lhe pedir por uma benção (que até onde sabemos em nada influencia). Além disso, quanto mais dinheiro você dar a ela, mais aprovação com Leliana você conseguirá. A Mãe Venerada também está envolvida na missão “O Prisioneiro Qunari” (veja #13).

Você também poderá atualizar várias entradas no códice enquanto estiver no chantre: O Criador (por ouvir os cantores), O Primeiro Flagelo: Capítulo 1 (do livro próximo a Ser Bryant), As Cinzas Sagradas de Andraste (por conversar com Ser Donall), Aventuras do Raposa Preta (do livro no chão), e O Chantre Imperial (do livro próximo a Mãe Venerada).

9) Refúgio de Dane: Do lado de fora da taverna você encontrará um “refugiado disposto”. Ele te avisará que há alguns soldados dentro da taverna, e que eles já beberam todas. Quando você entrar na taverna, os soldados irão te reconhecer, e decidirão coletar a recompensa que Teyrn Loghain colocou sobre a tua cabeça. Entretanto, uma barda chamada Leliana se prontificará a defendê-lo, e você contará com a ajuda dela na batalha. Após o confronto, Leliana se ofereça para entrar na equipe.

Assim que a poeira abaixar, você poderá falar com três pessoas importantes da taverna:

Barlin: Ele é um comerciante que te venderá uma variedade de coisas, incluindo a adaga Espinho dos Deuses Mortos. Se alguém do teu grupo for habilidoso em preparar venenos (como Leliana), Barlin então lhe dará a missão “Uma Proposta Venenosa”, na qual ele te pedirá para preparar alguns venenos para as armadilhas da fazenda dele. Para completar a missão, você precisará preparar três frascos de Peçonha, o que requererá três amostras de Extrato de Toxina (derrubadas pelas aranhas gigantes em #16) e três Frascos (vendidos por Barlin). Quando você lhe entregar os venenos, ele te recompensará com 75 moedas de prata e 100 pontos de experiência;

Cooperado dos Pedra-Preta: O cooperado pertence aos Irregulares da Pedra-preta, uma companhia mercenária que está passando por dificuldades desde o fim da guerra com Orlais. O cooperado te pedirá para ajudar os Irregulares com uma série de missões. Se você decidir se unir aos Irregulares, você receberá as primeiras missões: “Raspando o Barril” e “Abandono do Dever”, ambas na caixa próxima ao cooperado.

Só de conversar com o cooperado você atualizará o teu códice sobre Missões com a entrada Carta dos Irregulares da Pedra-preta. Se você aceitar a missão “Raspando o Barril”, você também atualizará o teu códice sobre Missões com a entrada Carta de Conscrição dos Pedra-preta;

Danal: Ele é o taverneiro. Ele lhe contará mais de uma dúzia de rumores, incluindo que Arl Eamon está doente, que o rei anão está morto, que lobisomens estão aterrorizando as florestas, e que os mortos estão se levantando.

10) Allison: Se você tiver na equipe um personagem que seja habilidoso em preparar armadilhas, Allison então lhe dará a missão “Armadilhas são a Melhor Amiga de uma Garota”. Allison lhe dirá que ela precisa das armadilhas para proteger sua fazenda da mesma forma que Barlin (#9) fez com a dele, e lhe pedirá para preparar três Armadilhas com Mola. Se você não tiver nenhuma armadilha no inventário, você terá de prepará-las usando Gatilhos de Armadilha (disponíveis com Barlin em #9). Quando você retornar a Allison com elas, ela te recompensará com 50 moedas de prata e 100 pontos de experiência.

Nota: Ao menos na versão 1.01 do jogo você poderá repetir essa transação quantas vezes quiser.

Se você for pego furtando em Lothering, Allison não conversará com você.

11) Senhora Miriam: Se você tiver na equipe um personagem com habilidades em Herbalismo (como Morrigan), então a Senhora Miriam lhe dará a missão “Mais que Apenas Plantas”. Ela te pedirá para criar três Cataplasmas de Cura Menores para os refugiados do vilarejo. Se você já não tiver poções o suficiente, então você precisará criar algumas usando Raiz-do-elfo (que pode ser encontrada por toda Lothering) e Frascos (vendidos por Barlin em #9). Quando você entregar as poções a Miriam, ela te recompensará com 50 moedas de prata e 100 pontos de experiência.

Se você for pego furtando em Lothering, a Senhora Miriam não conversará com você.

12) Chasind: Quando você se aproximar dos Chasind aqui, você presenciará um fazendeiro os acusando de furto. O fazendeiro então sairá de lá, e nada acontecerá nesse encontro, mas você atualizará o teu códice com informações sobre Cultura e História sobre Os Chasind.

13) Sten: Nesta gaiola você encontrará um prisioneiro qunari chamado Sten. Você descobrirá que Sten está sendo acusado de assassinar uma família inteira de fazendeiros – incluindo suas crianças – e que ele fora deixado na gaiola para morrer de fome ou pelas proles das trevas. Sten não dirá que é inocente, mas você ainda poderá decidir se ele poderá ser útil a você, e isso engatilhará a missão “O Prisioneiro Qunari”.

Há duas formas de libertar Sten. Você poderá destrancar a gaiola com um Ladino, ou convencer a Mãe Venerada (#8) a lhe entregar a chave. Nesse último caso, se Leliana estiver com você, a Mãe Venerada acreditará em tuas motivações, e ela prontamente te entregará a chave. Do contrário, a decisão dela dependerá de quanto dinheiro você doou ao chantre quando você a encontrou pela primeira vez. Se você ameaçá-la, Alistair desaprovará tal ação, mas Morrigan aprovará.

Quando Sten for libertado, você receberá 250 pontos de experiência e ele ficará disponível como companheiro.

14) Emboscada dos Refugiados: Cerca de uma dezena de refugiados te emboscará aqui para coletar a recompensa posta sobre a tua cabeça. Eles são bem fracos, e não deverão ser um problema. Os refugiados não derrubarão qualquer objeto quando morrerem.

15) Bandidos: Se você estiver trabalhando na missão do chantre “Eliminar os Bandidos” (#6), nestes três pontos você encontrará um grupo de bandidos. O grupo mais ao norte terá o bandido líder, o qual derrubará uma Espada Larga, um Gorro Grosso Qunari, Luvas de Cota de Malha Pesadas, Botas de Cota de Malha Pesadas, e Cota de Malha Pesada quando morrer.

16) Aranhas Gigantes: Você encontrará um grupo de aranhas gigantes aqui. Cada aranha derrubará um Extrato de Toxina quando morrer.

17) Marco na Árvore: Se você clicar com o teu cão de guerra mabari aqui, ele ganhará um bônus enquanto estiver na área. Você também atualizará o teu códice com informações sobre Criaturas sobre Dominância Mabari.

18) Corpo de Sarha: Você apenas encontrará este corpo aqui se você estiver trabalhando na missão do chantre “Uma Última Lembrança” (#6).

19) Ursos: Você apenas encontrará os ursos aqui se você estiver trabalhando na missão do chantre “Quando Ursos Atacam” (#6). Lutar contra os ursos atualizará o teu códice com informações sobre Criaturas sobre Urso.

20) Prole das Trevas / Anões / Cadáver do Mago de Sangue: Quando você se aproximar da saída da área (W), você será atacado por algumas proles das trevas incluindo um hurlock alfa. Após a batalha, você conhecerá dois anões, Bodahn e Sandal Feddic. Não importa o que você diga, eles acabarão te seguindo quando você sair de Lothering, e você sempre os encontrará no acampamento da tua equipe. Se você exigir uma recompensa de Bodahn por tê-lo salvado das proles das trevas, você será capaz de receber 100-200 moedas de prata.

Você também encontrará o cadáver de um mago de sangue nesse local. Se você pilhar o cadáver, você atualizará o teu códice com informações sobre Missões sobre Arrependimentos dos Bruxos.

Saídas:

(W): Mapamúndi.
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