AVENGERS OF BALDURAN
  JOGOS BALDUR'S GATE 2 WALKTHROUGH TORRE DE'ARNISE

Torre De'Arnise

Libertando a Fortaleza De'Arnise
Se você está aqui, então a única coisa a fazer é tentar limpar a Fortaleza De'Arnise. Isso pode ser feito você sendo um lutador/bárbaro/monge ou não, embora só esses poderão ter posse dela como fortaleza. Para chegar aqui, você deve ter falado com a Nalia. Se você não a aceitou no grupo, ou se ela saiu, você pode achá-la no pequeno forte no canto inferior esquerdo do mapa (x 770 y 3225).

Nalia diz a você que você irá lutar contra trolls e yuan-Ti (embora ela não conheça esses pelo nome). Isso significa que você vai querer armas baseadas em fogo/ácido. Fale com o Capitão Arat e na hora de se despedir, ele dará algumas flechas de fogo para você (veja a missão abaixo para conseguir flechas infinitas dele). Quando você terminar por aqui, é hora de entrar na Torre De'Arnise.

Deixe o forte, e vá nordeste um pouco até você achar a passagem secreta (x 1300 y 2750). Como é uma passagem secreta, ter um ladrão com Procurar Armadilhas pode ajudar a achar isso. Abra e entre.

 

A passagem secreta
Não há nada na primeira sala. Nalia simplesmente relembra você de seus objetivos aqui, achar Daleson e abrir a ponte levadiça. Destrave e abra a única porta. Essa sala tem dois recipientes com tesouros:

. Feitiço: Incinerador de Agannazar (Mago, para matar trolls);
. Poções;
. Balas;
. Besta Leve da Velocidade;
. Besta pesada;
. Flechas +2;
. Setas +2.

Abra a próxima porta. Isso leva a outra entrada secreta (x 600 y 1400), que leva para dentro da Torre De'Arnise (nós estávamos na passagem secreta antes disso). Abra a porta secreta.

 

Daleson
Há um troll nessa sala e ele mata um servo aqui. Você não tem nenhuma chance de salvá-lo. Mate o troll (tendo certeza de acertar ele com fogo ou ácido depois que ele cair). Procure na mesa (x 850 y 1265):

. Feitiço: Proteção contra Armas Normais (Mago);
. Balas +2.

Há uma porta secreta no muro noroeste (x 700 y 1230), abra-a para achar Daleson. Esse rapaz passa todo tipo de informação sobre o que você está enfrentando, quem você precisa salvar, a relíquia do forte (o Mangual das Épocas) e aonde você precisa ir (na "prisão").

 

A forja secreta e o Mangual das Épocas
Vá na sala que o Daleson estava. Há dois recipientes aqui com armas comuns, mas você vai querer pegar as flechas mágicas aqui (e possivelmente o arco mágico).

Há outra passagem secreta no muro noroeste (x 410 y 933). No fim da passagem há outra passagem secreta que leva à forja secreta do Mangual das Épocas. Há 3 partes do mangual. Quando você encontrar alguma, leve-a para a forja para juntar com o resto. Mas ele funciona com só uma parte também.

Procure o muro nordeste para achar outra passagem secreta (x 630 y 380). Logo a frente haverá outra. Procure na estatua de um leão (x 950 y 175) para achar:

. Cabeça de Mangual (frio, 1 de 3);
. Anel de Controle da Terra;
. 810po.

 

Explorando o primeiro andar
Volte para a sala do Daleson e abra a porta (normal). Diretamente na frente há um grande salão, mas isso não é importante. Vá sul e leste. Há um baú aqui (x 1430 y 1370) (com armadilha):

. Adaga +2;
. 450po.

A sala em (x 1325 y 520) tem bastantes tesouros comuns. O único tesouro que compensa é o achado na cama perto do banheiro, onde há dois feitiços (Proteção contra Armas Normais e Fender). Entretanto, se você for no banheiro, você vai achar uma safira estelar no vaso (x 1765 y 500).

O próximo salão ao sul (x 1835 y 885) tem mais tesouros simples e um fogão. Se você tivesse algo para cozinhar. Hmmm... parece que o Daleson disse algo sobre alimentar alguns monstros grandes. Agora, o que alimenta eles...

 

Fazendo bife de cachorro
Isso está certo. Vá para fora (x 1950 y 1140). Mate o Otyugh (5.000XP). Então vá atrás dos 4 cachorros e mate-os. Pegue seus "bifes de cachorro". Volte para dentro e use o fogão para fazer um ensopado (o personagem principal precisa de todos os 4 bifes para fazer). Por isso você ganha 11.500XP.

 

Abrindo a ponte levadiça
Vá para fora novamente. Então ache as escadas (x 2175 y 1640) e suba até você chegar nos muros da fortaleza. Ignore a porta por um momento. Haverá um troll de gelo no muro. Mate-o e continue andando. Você vai chegar a um dispositivo para abrir a ponte em (x 2833 y 1840). Clique uma vez para abrir. Por isso, você ganha 29.750XP.

Volte (continue ignorando a porta). Aqui você vai ver um grupo de humanos lutando contra trolls gigantes e yuan-ti maiores. Entre na batalha se você quiser (boa experiência). Então entre de novo na fortaleza. A batalha continua aqui dentro, mas quando os trolls forem mortos, os guardas vão embora.

 

Explorando o segundo andar
Abra a porta em (x 2000 y 1050) para chegar as escadas. Outro servo morre aqui. Suba as escadas.

Nalia informa sobre o que tem que ser feito aqui. Ela recomenda achar o quarto da sua tia e achar a passagem secreta que leva à prisão. Nessa sala há dois recipientes com tesouros, embora a unica coisa boa seja um feitiço Desvio de Feitiço.

Abra a porta a sudeste (x 2100 y 1000) e entre na passagem. O quarto ao lado tem alguns tesouros simples. Abra a porta sudoeste (x 2075 y 1425) para entrar na biblioteca. Aqui você vai achar um mini-troll, um grande troll que se divide em dois quando morto e um mago yuan-ti. Mate o mago primeiro. As escadas levam para o telhado (que é onde aquela porta que ignoramos antes leva, não há nada lá que mereça a visita). Procure os 3 armários por:

. Chave da Torre;
. Feitiços: Conjurar Elemental da Terra Menor e Desvio de Feitiço Menor (Mago);
. Setas +1 .

Já que a porta oeste não pode ser aberta, sobra a porta sul (x 1730 y 1650). A primeira sala ao longo desse corredor tem um recipiente com tesouros comuns. Continue em frente até a segunda porta para achar a senhora da fortaleza. Ela não fica muito impressionada com você. Eventualmente ela vai embora. Lembre desse quarto, nós voltaremos a ele.

Continue até o fim do corredor e abra a porta (x 375 y 1035). Continue através dessa sala até o proximo corredor. Mate o troll de gelo. Esse corredor eventualmente leva até a biblioteca novamente. Ignore a porta norte por um momento e abra a porta sul (x 1550 y 630). Procure na lareira por (com armadilha):

. Vara de Gelo.

Há uma porta secreta no muro sudeste (x 1480 y 830). Continue nesse corredor todo o caminho até o que parece um caminho sem saída. Não é. Abra essa porta secreta e entre na pequena sala. Há dois baús aqui com predominância de tesouros comuns (embora o feitiço Ataque de Feitiço seja bom). Tire a armadilha da próxima porta e entre.

Dentro dessa sala, está o ex-guarda Glaicas. Mate-o.

. Glaicas: 9.500XP;
. Cabeça de Mangual (ácido, 2 de 3);
. Armadura de placas completa;
. Poções;
. Ouro.

Não há absolutamente nada nessa sala, então volte.

 

Os golems
Volte para o quarto de Delcia e procure por armadilhas até encontrar a passagem secreta (x 833 y 1033). Isso leva a uma sala muito pequena sem nada dentro. Há duas passagens secretas aqui, uma para o oeste e outra para o norte. Abra a oeste e entre.

Dependendo do nível que você estiver, você enfrentará golens diferentes. Se você for de nível alto, então você lutará conta um difícil golem de adamantita. Senão, enfrentará um golem de ferro. No final dessa sala há 3 estátuas com bons objetos mágicos. No entanto, quando você pegar esses objetos, você IRÁ ser atacado por vários golens. Então, naturalmente a melhor estratégia aqui é matar os golens ANTES de pegar os tesouros.

Se você não tiver nenhuma arma +2 ou melhor, você deve pegar os tesouros antes, assim você terá armas que podem atingi-los.

Nota: lembre-se que golens de barro precisam ser atingidos por armas cegas (como martelo e mangual). O Mangual das Épocas funciona bem. Golens de pedra precisam de armas de perfuração. E a única arma que eu tinha que afetava o golem de ferro era a Lilarcor, um montante.

Há um outro modo de pegar os tesouros sem luta. Eu coloquei a Aerie para usar o feitiço Santuário em si mesma antes de pegar as armas (todos os outros personagens estavam em outra sala). Como roubar não conta como uma ação ofensiva, o feitiço impede que os golems tomem conhecimento dela. Eles continuam sendo ativados no entanto, deixando a possibilidade de lutar com eles se você quiser (eles apenas não correm atrás da Aerie).

Além disso, você pode pegar a parte do Mangual sem ser atacado pelos golens. Você pode até olhar em cada estátua para ver o que há lá dentro sem ser atacado, mas só se você não pegar nada.

Quando os golems forem destruídos, você pode procurar nas 3 estátuas por:

. Cabeça de Mangual (fogo, 3 de 3);
. Machado +3: Saqueador do Gelo;
. Arco Longo da Corte Élfica +3;
. Martelo +1, +4 vs. Gigantes.

Então você pode abrir a outra porta secreta e descer para a prisão. Mas eu terminaria o Mangual das Épocas primeiro.

Nota: Essa parte não pode ser feita depois de matar o líder dos trolls, pois depois disso todos os golens somem assim como os objetos (e a parte do mangual também).

 

Terminando o Mangual das Épocas
Volte para a forja secreta e use-a com todas as 3 "cabeças" para criar o Mangual das Épocas completo. Ah, por isso você recebe 22.350XP.

Nota: Se você esperar para terminar o Mangual DEPOIS que tomar controle da Fortaleza (se você for um Lutador) então você não recebe nenhuma experiência por terminá-lo.

 

A prisão
Suba novamente, e abra a outra passagem secreta que desce para a prisão. Há 3 recipientes aqui, a maioria deles com tesouros simples. A caixa com armadilha em (x 875 y 265) tem um:

. Amuleto de Escudo.

Abra a porta e entre na próxima sala. Há um novo tipo de troll aqui, chamado troll rspectral. No próximo salão, há vários monstros de úmbria. Para prevenir que seu grupo inteiro seja confundido e morto, mande apenas uma pessoa dentro e coloque proteção contra confusão nela (Ordens Caóticas ou tenha a Lilarcor equipada). Então traga os monstros de úmbria para o salão anterior, onde você pode matá-los. Há 4 recipientes aqui, a maioria com tesouros comuns, mas também há:

. Couro Orc +3 (-1 Carisma);
. Balas +2 e balas +1.

Agora você deve estar pensando o que fazer com aquela comida de cachorro. Eu sei que você está. Entre na passagem sudoeste (aquela que ja está aberta) e abra a segunda porta da cela (x 850 y 1280). Há um túnel aqui que pode ser procurado como um recipiente. Há vários ossos de cachorro. Coloque a comida aqui para ganhar 18.750XP.

Nota: Se você não quer lutar contra os monstros de úmbria, tudo o que você tem a fazer é mandar alguém invisível passar por eles e pôr a comida de cachorro em seu lugar. Os monstros de úmbria vão correr para lá para comer. Mas você pode por a comida lá mesmo que você já tenha matado eles.

Através da porta nodeste (x 2000 y 770) há o chefe da área, TorGal. TorGal parece ter sido contratado para matar a familia Arnise. Mas quem faria uma coisa dessas? Antes que você possa descobrir você tem que lutar. Você luta contra TorGal e seus trolls gigantes. Nuvens Assassinas funcionam bem aqui.

. TorGal: 15.000XP.
. Tesouros comuns.

Então procure no pedestal debaixo da estatua:

.. Feitiço: Imbecilidade (Mago);
. 2.126po;
. Pedras & colares.

Deixe a Torre e Nalia vai dar sua recompensa: 10.650po e 45.000XP. Tudo a partir daqui é parte das missões da fortaleza do lutador (que está explicado na seção Fortalezas da página), então se você não é um lutador, você não fica com ela. De fato, se você não é um lutador, Nalia não pode ficar aqui e a torre é dominada pela familia Roenall.

 

Missões:
Missão: Funeral do pai da Nalia
Essa missão só ocorre DEPOIS de você limpar a Torre De'Arnise e SOMENTE se Nalia estiver no seu grupo. Uma semana precisa passar depois da recompensa por limpar a Torre. Então, se você estiver na cidade, um mensageiro vai chegar e dizer a você para ir ao cemitério para o funeral do pai da Nalia. Se você não for, a Nalia irá sem você.

Uma vez no cemitério você encontrará um mensageiro que mostrará o local do funeral. Suba. Lá Nalia encontrará Isaea Roenall, seu antigo noivo. Falar com ele revela o tipo de pessoa que ele é, e porque Nalia não quer casar com ele. Ele termina a conversa com uma ameaça e vai embora.

Nalia fala um pouco sobre ele e você pode ir embora.

 

Missão: O retorno do noivo e o seqüestro de Nalia
Barg: Docas (AR 0300, x 2380 y 2500).
Mansão Roenall: Governo (AR 1000, x 2810 y 140).

24 horas após o funeral, Isaea aparece e exige que Nalia honre suas obrigações. Então ele a prende usando a autoridade de um oficial de Amn. Ela é presa e ele ri de você. Alguém vai sugerir que você tente achar provas sobre os atos de Isaea e apresentá-las a seus superiores.

Então Khellor Ahmson aparece com um plano para pegar Nalia de volta de Isaea. Ele diz a você para falar com um homem chamado Barg nas docas, para procurar a casa de Isaea no Distrito do Governo (que ele vai destrancar) e apresentar qualquer prova para Corgeig Mão-de-machado, o superior de Isaea.

Vá nas Docas e ache Barg (ele está perto do Recompensa do Mar). Fale com ele e faça ele revelar informações de Isaea. Ele menciona um Oficial Dirth, que está no Recompensa do Mar. Entre na taverna e fale com ele. Isso acaba em violência.

. Dirth: 3.200XP.
. Armadura de placas completa;
. Feitiço: Simulacro (Mago);
. Documentos.

Nós temos provas, mas não o suficiente. Vá para o Distrito do Governo e vá ao topo do mapa. O prédio aqui é a casa dos Roenall. Abra e entre. Dentro do quarto, procure para achar o livro financeiro de Isaea. Deixe a casa.

Entre no Prédio do Conselho e fale com Corgeig Mão-de-Machado. Apresente todas as provas (especialmente o livro financeiro) e ele vai chamar Isaea. Corgeig investiga Isaea, que liberta Nalia para se juntar com você. Isaea promete que isso não acabou (mas parece que acabou sim :P)

 

Outros: Flechas de fogo infinitas
Capitão Arat: Torre De'Arnise (AR 1300, x 675 y 3320).

Isso só pode ser feito ANTES do forte ser liberado. Fale com o Capitão Arat e quando você dizer adeus ele lhe dá várias flechas de fogo. Então fale com ele novamente (3,3) e receba mais flechas. Você pode repetir isso o quanto quiser. Quando o forte for liberado, Arat vai embora para sempre.

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